Boitempo nas eleições_2018

A Boitempo inicia a cobertura das eleições 2018 com uma série de ações que buscam contribuir com a reflexão coletiva durante o período, entre as quais a publicação de textos inédito no Blog da Boitempo e um serviço gratuito de indicações de leituras e vídeos pelo WhatsApp, com curadoria da equipe editorial.

Uma das ações bombásticas da temporada é fruto da parceria entre a Boitempo e o AntiCast: a publicação de áudio inédito a partir das entrevistas concedidas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em fevereiro de 2018, que deu origem ao best-seller A verdade vencerá. São três horas de reflexões, bastidores, projetos e histórias nunca antes reveladas por Lula.

Em setembro, a editora lança livros fundamentais que qualificam o debate público sobre os principais dilemas que o país enfrenta: Tempo comprado: a crise adiada do capitalismo democrático, de Wolfgang Streeck; Crise e golpe, de Alysson Leandro Mascaro; , coletânea organizada por Jessé Souza e Rafael Valim, e o livro de intervenção O ódio como política, organizado por Esther Solano, novo título da coleção Tinta Vermelha.

Além dos debates de lançamento, também estamos preparando eventos com intuito de aprofundar a discussão sobre os principais temas do período eleitoral. No dia 29 de setembro, a Boitempo realiza, em parceria com o AntiCast e o Ponto G, e apoio da Fundação Friedrich Ebert e Tapera Taperá, o encontro Podcasts em debate: mídia, transformação social e poder democrático. Serão 10 podcasts contemplados com a participação de podcasters de todo o país. Em breve, novos eventos serão anunciados!

E, SIM, VAI TER PROMOÇÃO! Criamos um combo especial e duas listas com sugestões de livros no site da Boitempo para ninguém ficar mal acompanhado nessas eleições. Fiquem espertos, os primeiros 40 (quarenta) combos virão com exemplares de A verdade vencerá autografados por Lula!

* * *

Artigos

Nas próximas semanas, o Blog da Boitempo publicará textos inéditos sobre o período eleitoral com a qualidade crítica dos autores, colaboradores e parceiros da editora. Acompanhe, comente e participe!

Dois caminhos para a ditadura, por Luis Felipe Miguel

Eleições 2018: a armadilha do voto útil e os desafios da esquerda, por Mauro Iasi

O dilema dos 10%, por Christian Dunker

Deixar queimar, deixar morrer, por Christian Dunker

Um país fraturado, por Mauro Iasi

Nós sabemos fazer um país, por Mauro Iasi

A psicologia das massas do fascismo ontem e hoje, por Mauro Iasi

Telecatch eleitoral, JN e Bolsonaro: o fascismo sem peias, por Rosane Borges

Para além da democracia direta, por Luis Felipe Miguel

Eleições: que bicho vai dar?, por Mouzar Benedito

Algumas curiosidades sobre eleições, por Mouzar Benedito

A paz tem que ser conquistada na porrada?, por Mouzar Benedito

Intelectuais da mídia: a força-tarefa do sistema, por Dênis de Moraes

As eleições e as comparações perigosas, por Flávio Aguiar

Ecos de um discurso: investigando porquês de tanto ódio, por Renata de Oliveira CardosoFelipe Brito.

Bolsonaro e os atuais rumos do fascismo, por Ubirajara Caputo

Capitalismo ou democracia, por Wolfgang Streeck

 

O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil
por Esther Solano (org.)

“Um panorama amplo e diversificado da consolidação das direitas pós-ditadura militar no Brasil. Uma reunião de textos fundamentais para a compreensão da radicalização da política brasileira diante do colapso da Nova República a partir das manifestações de 2013.” – Vladimir Pinheiro Safatle

“Direitas”, “novas direitas”, “onda conservadora”, “fascismo”, “reacionarismo”, “neoconservadorismo” são algumas expressões que tentam conceituar e dar sentido a um fenômeno que é indiscutível protagonista nos cenários nacional e internacional de hoje, após seguidas vitórias dessas forças dentro do processo democrático. Trump, Brexit e a popularidade de Bolsonaro integram as complexas dinâmicas das direitas que a coletânea busca aprofundar a partir de ensaios escritos por grandes pensadores da atualidade. Tendo como foco central o avanço dos movimentos de direita, os textos analisam sob as mais diversas perspectivas o surgimento e a manutenção do regime de ódio dentro do campo político.

Autores: Luis Felipe Miguel • Silvio Almeida • Carapanã • Flávio Henrique Calheiros Casimiro • Camila Rocha • Rosana Pinheiro-Machado • Lucia Mury Scalco • Ferréz Escritor • Edson Teles • Rubens Casara • Pedro Rossi • Esther Dweck • Márcio Moretto Ribeiro • Henrique Vieira • Lucas Bulgarelli • Stephanie Ribeiro • Fernando Penna• Laerte Coutinho • Luiz Gê • Maringoni Gilberto

O ódio como política chega às livrarias durante o período eleitoral, num momento crítico da conjuntura nacional e mundial em que o campo progressista assiste perplexo à reorganização e ao fortalecimento político das direitas. Quem garantir seu exemplar durante o período de pré-venda tem 20% de desconto!

TV Boitempo

Mensagem de Boaventura de Sousa Santos aos eleitores brasileiros. Em vídeo feito especialmente para a TV Boitempo, o sociólogo português analisa os desafios das esquerdas no Brasil diante da conjuntura eleitoral de 2018.

Por que a eleição está tão confusa?

O cientista político Luis Felipe Miguel analisa a conturbada conjuntura eleitoral de 2018 à luz da pergunta: “Por que a eleição está tão confusa?”.

O que ler nas eleições de 2018?


Lula no Anticast

O AntiCast acaba de publicar com exclusividade o áudio nunca ouvido publicamente da entrevista que Lula concedeu a Ivana Jinkings, Gilberto Maringoni, Juca Kfouri e Maria Inês Nassif para a produção do livro A verdade vencerá, lançado em março de 2018 pela Boitempo.

São cerca de 3 horas de material inédito do ex-presidente Lula da Silva, preso em abril de 2018 e que atualmente luta pelo seu direito de participar das eleições presidenciais.

Ouça o episódio no Spotyfy, SoundCloud, no site do programa, em seu aplicativo de podcast ou no player abaixo.

PROMOÇÃO “BOITEMPO NAS ELEIÇÕES 2018”

A Boitempo preparou um combo especial com os livros A verdade vencerá, Resgatar o Brasil, coletânea organizada por Jessé Souza e Rafael Valim, Gênero e desigualdades: os limites da democracia no Brasil, de Flávia Biroli, A difícil democracia, de Boaventura de Sousa Santos e As contradições do lulismo, organizado por André Singer e Isabel Loureiro.

Os 40 primeiros levam o exemplar de A verdade vencerá autografado por Lula, o próprio!

CONFIRA O COMBO!

Além disso, duas lista de leituras sugeridas para as eleições 2018 estão com 20% de desconto no site da editora até 28 de outubro, data do segundo turno: BOITEMPO NAS ELEIÇÕES 2018 PARA FALAR DE POLÍTICA COM CRIANÇAS

Boitempo nas eleições 2018

O ódio como política, organizado por Esther Solano

A verdade vencerá: o povo sabe por que me condenam, de Luiz Inácio Lula da Silva

De que lado você está?, de Guilherme Boulos

Resgatar o Brasil, de Jessé Souza e Rafael Valim (coords.)

Esquerdas do mundo, uni-vos!, de Boaventura de Sousa Santos

A difícil democracia: reinventar as esquerdas, de Boaventura de Sousa Santos

Brasil: uma biografia não-autorizada, de Chico de Oliveira

O ódio à democracia, de Jacques Rancière

As contradições do lulismo, de André Singer e Isabel Loureiro (orgs.)

A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal, de Christian Laval e Pierre Dardot

Por que gritamos Golpe? – Para entender o impeachment e a crise política no Brasil, organizado por Ivana Jinkings Kim Doria e Murilo Cleto

Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI, de Christian Laval e Pierre Dardot

A nova segregação: racismo e encarceramento em massa, de Michelle Alexander

Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação, com textos de Maria Rita Kehl, Jean Wyllys, Tales Ab’Sáber, Eduardo Suplicy, Luiz Eduardo Soares, Movimento Independente Mães de Maio, dentre outros

Fluxos em cadeia: as prisões em São Paulo na virada dos tempos, de Rafael Godoi

O que resta da ditadura: a exceção brasileira, organizado por Vladimir Safatle e Edson Teles

Ditadura: o que resta da transição, organizado por Milton Pinheiro

A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global, de Ruy Braga

Crise e golpe, de Alysson Leandro Mascaro

Tempo comprado: a crise adiada do capitalismo democrático, de Wolfgang Streeck

Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil, de Flávia Biroli

Feminismo e política: uma introdução, de Flávia Biroli e Luis Felipe Miguel

Margem esquerda #31 – dossiê “A crise brasileira: determinações e perspectivas” [em breve]

Para falar de política com crianças

A democracia pode ser assim, de Equipo Plantel e Maria Pina

A ditadura é assim, de Equipo Plantel e Mikel Casal

As mulheres e os homens, de Equipo Plantel e Luci Gutiérrez

O que são classes sociais?, de Equipo Plantel e Joan Negrescolor

Mundo cruel, de Wonder Ponder

O rio dos jacarés, de Gustavo Roldán

“O Capital” para crianças, de Joan Riera e Liliana Fortuny

O deus dinheiro, de Karl Marx e Maguma

Vem de Zap com a Boitempo!

Para os sedentos por conteúdo, a editora lança um serviço gratuito pelo WhatsApp com indicações diárias de vídeos e leituras especiais selecionados pela equipe da Boitempo. Só curadoria de primeira que você não encontra nos outros canais da editora!

Para receber, basta salvar o número da Boitempo (+55 11 99223-8282) em sua agenda de contatos do celular e enviar um alô com seu nome completo. As mensagens serão enviadas diariamente até o dia 28 de outubro, data do segundo turno.

%d blogueiros gostam disto: