Jorge Grespan estreia nova série sobre Marx na TV Boitempo!

Ao longo de seis aulas, o professor vai percorrer alguns dos principais temais e conceitos envolvidos em sua nova obra, "Marx e a crítica do modo de representação capitalista". Quem quiser acompanhar a série junto com o livro tem 30% de desconto na obra até o final do mês!

A TV Boitempo acaba de inaugurar uma nova série de vídeos sobre Marx! Ministrada por Jorge Grespan, amplamente considerado um dos maiores estudiosos da obra marxiana no Brasil, a série gira em torno de seu novo livro Marx e a crítica do modo de representação capitalista.

Inscreva-se aqui e acompanhe gratuitamente!

Ao longo de seis vídeos, o professor vai percorrer alguns dos principais temas e conceitos envolvidos na obra, oferecendo algumas chaves de leitura para enfrentar seu livro e, entender melhor o que está em jogo na crítica da economia política de Marx. As duas primeiras aulas já estão no ar…

Acompanhe a série junto com o livro!

Criamos um cupom especial pra quem quiser acompanhar este curso da TV Boitempo junto com a leitura do livro do Grespan. Para habilitar seu desconto, basta digitar #GRESPANTV na hora de concluir seu pedido no site da Boitempo. As primeiras cinquenta pessoas a utilizarem o cupom este mês terão 30% de desconto no livro!

🎫 Cupom #GRESPANTV

🎁 Receba um livreto da Silvia Federici! Além disso, quem fizer pedidos no site da Boitempo durante este mês de agosto recebe, gratuitamente, um livreto exclusivo da feminista marxista Silvia Federici sobre sororidade e resistência ao patriarcado na aurora do capitalismo – um gostinho do livro mais recente dela cuja publicação preparamos para breve: Mulheres e caça às bruxas. Aproveite!

* * *

Programa da série

Com seis aulas ao todo, os dois primeiros vídeos já estão no ar!

1. Introdução: A atualidade da crítica de Marx

No primeiro, Grespan introduz o sentido geral do livro, apresenta algumas das questões envolvidas da pesquisa e explica porque uma leitura inusitada e até filológica dos manuscritos do Capital pode ter uma atualidade tremenda.


2. Gênese e estrutura do Capital de Marx: para além do Livro I

No segundo vídeo, Grespan apresenta a gênese e estrutura do projeto de crítica da economia política de Marx, discutindo a lógica da articulação entre os três livros de O capital, conforme Marx os concebeu. Ele insiste na importância de se levar em conta a totalidade dos três livros de Marx, para além do Livro I apenas, e fala sobre o histórico e as particularidades dos manuscritos e das edições das obras, comentando a importância das edições da MEGA em sua pesquisa.


3. Fetichismo e modo de representação capitalista

Esta terceira aula tem como tema o fetichismo enquanto elemento organizador dos três livros do Capital. Grespan retraça as diversas facetas do fetichismo apresentadas por Marx em sua obra de crítica da economia política, do fetiche da mercadoria, passando pelo fetiche do dinheiro até chegar no fetiche do capital, e conclui apresentando o conceito de “modo de representação capitalista”, que dá título ao seu estudo.


Próximas aulas

O quarto vídeo sai na semana que vem e retraça o caminho do fetiche à trindade entre os livros I e III do Capital, apresentando o conceito fundamental de “equalização”. No quinto vídeo, Grespan explica por que Böhm Bawerk não “refutou Marx” e aproveita para desenvolver sua tese de que o conceito de “mercadoria” apresentado por Marx logo no primeiro capítulo do Livro I d’O capital é na verdade redefinido pelo próprio Marx ao final do Livro III. Por fim, em uma espécie de sexto vídeo-bônus, ele explica de uma vez por todas no que consiste o tão falado Livro IV do Capital.

Inscreva-se na TV Boitempo para receber os vídeos em primeira mão!

O livro

Fruto de sua tese de livre-docência defendida no Departamento de História da Universidade de São Paulo, Marx e a crítica ao modo de representação capitalista realiza um mergulho erudito no conceito de “modo de representação” em Marx e fornece uma interpretação original e instigante de sua crítica à sociedade capitalista. De escrita cristalina e didática, sem prejuízo algum da complexidade do material que trata, a obra é leitura obrigatória para quem quiser aprofundar o entendimento sobre o que se tem produzido de mais avançado sobre a crítica marxiana da economia política.

“Trabalhos como este de Grespan, que buscam entender a forma atual do capitalismo por ângulos não convencionais e a partir daí pensar os caminhos para mudá-lo, são o que há de mais urgente na presente (mas não suficientemente apresentada) fase do andamento do capital.” – Gabriel Cohn

TV Boitempo [clique aqui para se inscrever]

A TV Boitempo é atualmente o maior canal de vídeos do mercado editorial brasileiro. Com uma programação semanal, disponibilizamos aqui séries exclusivas com nossos autores e colaboradores, além de vídeos de debates, palestras e cursos promovidos pela editora. Além desta nova série de Patricia Hill Collins, há em nosso acervo dezenas de cursos completos disponíveis e centenas de vídeos ao todo. Alguns destaques são os cursos “Feminismo e democracia“, conduzido pela cientista política Flávia Biroli; “Entendendo o precariado“, conduzido pelo sociólogo do trabalho Ruy Braga, “O privilégio da servidão“, conduzido pelo sociólogo Ricardo Antunes; além das série “Léxico Marx“, em que alguns dos maiores estudiosos da obra marxiana destrincham conceitos-chave do vocabulário marxiano, e da coluna mensal “Café Bolchevique“, com Mauro Iasi. Clique aqui para se inscrever no canal e receber nossas novidades audiovisuais em primeira mão!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: