Já está no ar a Rádio Boitempo!

No episódio de estreia da temporada, recebemos Nubia Moreira e Thiago Amparo para uma conserva sobre o livro "Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica", lançamento da socióloga estadunidense Patricia Hill Collins.

Já está no ar a Rádio Boitempo, o podcast da editora Boitempo!

Após uma breve experiência em 2019, com a disponibilização do Curso Livre Marx-Engels: a criação destruidora, estamos voltando com um novo nome e formato em uma temporada com um tema quentíssimo neste ano eleitoral: a democracia. 

Teremos um encontro marcado todas as quintas-feiras com um quadro diferente a cada semana. Na primeira semana do mês teremos o Conversas camaradas, com convidados e convidadas se unindo à equipe da editora para debater um de nossos últimos lançamentos. Já na segunda semana é a vez do Léxico Marx, quadro em que conceitos chave do instrumental marxiano serão apresentados por alguns dos maiores estudiosos da obra do nosso barbudo predileto. Na terceira semana, o quadro Megafone terá autoras, amigas e parceiras da editora lendo trechos preferidos de livros centrais para a sua biblioteca. E na última quinta-feira do mês, apresentaremos o Acervo Boitempo, que vai resgatar os debates e as aulas mais procuradas pelo nosso público na TV Boitempo, sempre conectados ao tema da temporada. 

No episódio de estreia da temporada, que foi hoje ao ar, recebemos Nubia Moreira e Thiago Amparo no quadro Conversas Camaradas para um debate sobre o livro Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica, lançamento da socióloga estadunidense Patricia Hill Collins. Qual o lugar do livro na obra da autora? Como a interseccionalidade pode ser uma ferramenta de transformação da ordem social? Qual a relação entre interseccionalidade e justiça social? Essas e outras questões foram debatidas pelos nossos convidados juntamente com Lígia Colares, da equipe de comunicação da editora Boitempo.

Você pode conferir o episódio no seu agregador de podcasts preferido:

Anchor
Apple Podcast
Spotify
Google Podcasts
Podcast App
Deezer
Orelo
Castbox 


Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica, de Patricia Hill Collins

Após a consolidação da interseccionalidade como campo de investigação, é necessário que o conceito se torne uma teoria social crítica capaz de abordar problemas sociais contemporâneos e apontar as mudanças necessárias para solucioná-los. Em Bem mais que ideias, a socióloga Patricia Hill Collins apresenta um conjunto de ferramentas analíticas para impulsionar essa mudança.

Dividida em quatro partes, a obra busca fornecer ferramentas conceituais para a construção teórica da interseccionalidade, o que inclui um vocabulário básico para trazer uma gama de agentes sociais para a mesa da construção teórica e a noção do que são interseccionalidade e teoria social crítica. Em seguida, o livro diz como o poder epistêmico afeta os limites e a possibilidade da resistência intelectual. A ação social é então mostrada como aspecto importante da teorização da interseccionalidade. Por último, é abordada a relacionalidade como tema central dentro da interseccionalidade e seu compromisso com a justiça social. Algo que, na visão da autora, precisa ser construído.

O livro de Patricia Hill Collins tem tradução de Bruna Barros e Jess Oliveira, texto de orelha de Elaini Cristina Gonzaga da Silva e capa de Flavia Bomfim.

Saiba mais:
Quem é Patricia Hill Collins?
O otimismo transformador de Patricia Hill Collins, por Elaini Cristina Gonzaga da Silva
Um guia teórico, metodológico e político para o feminismo negro, por Nubia Regina Moreira
A urgência do pensamento feminista negro para a democracia, por Juliana Borges
A perspectiva do feminismo negro sobre violências históricas e simbólicas, por Djamila Ribeiro

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: