Boitempo libera curso completo sobre financeirização e luta de classes!

Curso em seis aulas sobre o papel da dívida pública na esterilização das democracias e na intensificação dos processos de expropriação social, com a presença de grandes especialistas da área.

Qual o papel da financeirização na luta de classes? Entre os dias 14 e 25 de fevereiro, a Rede Jubileu Sul Brasil e a Boitempo organizaram o curso Luta de classes e financeirização: o papel da dívida.

O objetivo do curso foi discutir o papel da dívida pública na esterilização das democracias e na intensificação dos processos de expropriação social, com a presença de grandes especialistas da área. O curso abordou temas como financeirização da vida; relação entre dívida pública e políticas rentistas, fiscalistas e austeridade; subsunção financeira e do trabalho; novas formas de organização da classe trabalhadora em um contexto de uberização; e concentração de capitais; dentre outros.

O curso contou com 12 professores de todo o país, incluindo nomes como Ricardo Antunes, Virgínia Fontes, Eleutério Prado e Marcelo Badaró em 6 aulas, divididas em dois módulos. Confira a seguir todas as aulas ou acesse aqui a playlist completa do curso na TV Boitempo.

* * *

Luta de classes e financeirização: o papel da dívida

Aula #1 | Hipotecando o futuro e a questão do presente no contexto da financeirização da vida

Com Camila Moreno e Eduardo Sá Barreto, mediação de Luís Fernando Novoa.


Aula #2 | O papel da dívida pública na engrenagem das políticas rentistas, fiscalistas e austeridade

Com Rosa Marques e Juan Pablo Painceira, mediação de Helder Gomes.


Aula #3 | Genealogia da financeirização e o papel da dívida

Com Sandra Quintela e Paulo Nakatani, mediação de Talita Guimarães.


Aula #4 | Subsunção financeira e Trabalho

Com Eleutério Prado e Helder Gomes, mediação de André Lima.


Aula #5 | A classe trabalhadora e novas formas de organização em um contexto de uberização

Com Ricardo Antunes e Marcelo Badaró, mediação de Magnólia Said.


Aula #6 | Centralização e concentração de capitais: a atuação da burguesia e formas contemporâneas de extração de mais-valor

Com Virgínia Fontes e João Roberto Lopes Pinto, mediação de Dirlene Marques.


Inscreva-se na TV Boitempo para receber os vídeos em primeira mão!

A TV Boitempo é atualmente o maior canal de vídeos do mercado editorial brasileiro. Com uma programação semanal, disponibilizamos séries exclusivas com nossos autores e colaboradores, além de vídeos de debates, palestras, cursos e lançamentos promovidos pela editora. Além desse curso, há em nosso acervo dezenas de outros cursos completos disponíveis e centenas de vídeos ao todo. Alguns destaques são os cursos “Feminismo e democracia“, conduzido pela cientista política Flávia Biroli; “Introdução ao pensamento de Angela Davis“, conduzido por Raquel Barreto, Angela Figueiredo e Conceição Evaristo; curso “Democracia: história, formas e possibilidades“, com Marilena Chauí, Antonio Carlos Mazzeo, Virgínia Fontes e Luis Felipe Miguel; além das série “Léxico Marx“, em que alguns dos maiores estudiosos da obra marxiana destrincham conceitos-chave do vocabulário marxiano, e das colunas mensais “Café Bolchevique“, com Mauro Iasi e “Conversas Impertinentes“, com Virgínia Fontes. Clique aqui para se inscrever no canal e receber nossas novidades audiovisuais em primeira mão!

1 Trackback / Pingback

  1. “Luta de classes e financeirização: o papel da dívida”: curso online e gratuito – DMT – Democracia e Mundo do Trabalho em Debate

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: