TV Boitempo lança nova série de vídeos com Silvia Federici!

Ao longo de três vídeos, a filósofa ítalo-estadunidense discute marxismo, ecologia e feminismo pós-pandemia a partir de seu novo livro "O patriarcado do salário".

Já estão disponíveis na TV Boitempo todos os vídeos da série com Silvia Federici sobre seu novo livro O patriarcado do salário: notas sobre Marx, gênero e feminismo (v.1). Além de partilhar suas análises sobre o capitalismo, a ecologia, o feminismo e a constituição dos comuns, temas centrais de seu livro, a filósofa italiana também comenta sobre a crise da covid-19 que vivemos e as utopias possíveis em um futuro não tão distante.

Clique aqui para salvar a playlist completa, ou confira os vídeos um a um aqui neste post. Não se esqueça de se inscrever na TV Boitempo para receber nossos vídeos em primeira mão. Toda segunda, quarta e sexta tem conteúdo novo no canal!

O patriarcado do salário, da filósofa italiana Silvia Federici, traz ao leitor uma série de artigos que abordam a relação entre marxismo e feminismo do ponto de vista da reprodução social. Retomando diversas discussões presentes nas obras de Karl Marx e Friedrich Engels, a autora aponta como a exploração de trabalhos como o doméstico e o de cuidados, exercido pelas mulheres sem remuneração, teve e tem papel central na consolidação e na sustentação do sistema capitalista. Revisitando a crítica feminista ao marxismo e trazendo para o debate perspectivas contemporâneas sobre gênero, ecologia, política dos comuns, tecnologia e inovação, Federici reafirma a importância da linguagem, dos conceitos e do caráter emancipador do marxismo. Ao mesmo tempo, esclarece por que é preciso ir além de Marx e repensar práticas, perspectivas e ativismo a fim de superar a lógica social baseada na propriedade privada e desenvolver novas práticas de cooperação social.

O livro de Silvia Federici tem tradução de Heci Regina Candiani, texto de orelha Bruna Della Torre, capa de Ronaldo Alves sobre obra de Vânia Mignoni e apoio da Fundação Rosa Luxemburgo.

* * *

Marx e a ecologia: uma perspectiva feminista

Como compreender a ecologia a partir de uma perspectiva marxista? O cuidado com o meio ambiente pode ser entendido a partir do conceito de reprodução social? Silvia Federici responde a estas e outras questões apontando a importância de Marx para uma perspectiva anticapitalista, mas também os limites de seu pensamento em relação à ecologia. Para a autora essa busca por repensar Marx tem uma relação muito próxima com sua atuação no movimento feminista, que lida com pautas sociais tradicionalmente excluídas tanto por Marx quanto pelo próprio marxismo.


Utopias pós-covid

É possível nutrir esperanças de mudança coletiva depois de sermos isolados pela covid-19? Como não sucumbir ao pessimismo e de onde tirar exemplos para nossas lutas? Silvia Federici comenta sobre as possibilidades abertas pelo momento em que vivemos, destacando o poder das demonstrações antirracistas nos EUA e das movimentações na América Latina.


Crise da covid-19: uma leitura marxista feminista

Como uma pandemia global acentuou uma crise já existente? De que maneira as mulheres foram ainda mais afetadas com as consequências do coronavírus? Qual futuro é possível vislumbrar e do qual devemos nos distanciar? Silvia Federici responde a estas e outras questões enfatizando que o momento em que vivemos desnuda os interesses da classe capitalista e do Estado e que isso deve ser utilizado para a destruição de nossa maior epidemia: o capitalismo.


Inscreva-se na TV Boitempo para receber os vídeos em primeira mão!

Não deixe de se inscrever no nosso canal para receber nossos conteúdos em primeira mão. Com vídeos novos todas as segundas, quartas e sextas, a TV Boitempo reúne cursos exclusivos, gravações de debates, palestras e aulas promovidos pela editora, além de reflexões inéditas de nossos autores sobre temas diversos. Com coordenação de Artur Renzo e assistência de Heleni Andrade, a TV Boitempo já ultrapassou o marco dos 275 mil inscritos, consolidando-se como o maior canal de YouTube de todo o mercado editorial brasileiro.


TV Boitempo [clique aqui para se inscrever]

A TV Boitempo é atualmente o maior canal de vídeos do mercado editorial brasileiro. Com uma programação semanal, disponibilizamos aqui séries exclusivas com nossos autores e colaboradores, além de vídeos de debates, palestras e cursos promovidos pela editora. Além desse ciclo de debates, há em nosso acervo dezenas de cursos completos disponíveis e centenas de vídeos ao todo. Alguns destaques são os cursos “Feminismo e democracia“, conduzido pela cientista política Flávia Biroli; “Introdução ao pensamento de Angela Davis“, conduzido por Raquel Barreto, Angela Figueiredo e Conceição Evaristo; curso “Democracia: história, formas e possibilidades“, com Marilena Chauí, Antonio Carlos Mazzeo, Virgínia Fontes e Luis Felipe Miguel; além das série “Léxico Marx“, em que alguns dos maiores estudiosos da obra marxiana destrincham conceitos-chave do vocabulário marxiano, e das colunas mensais “Café Bolchevique“, com Mauro Iasi e “Conversas Impertinentes“, com Virgínia Fontes. Clique aqui para se inscrever no canal e receber nossas novidades audiovisuais em primeira mão!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: