O melhor da TV Boitempo em 2019

Montamos uma retrospectiva com os 10 melhores vídeos de nosso canal de YouTube este ano.

Com mais de 8 milhões de visualizações, a TV Boitempo ultrapassou em 2019 o marco de 150 mil inscritos, consolidando-se como o maior canal de editora brasileira no YouTube! Aproveitamos a ocasião para agradecer todas as pessoas que acompanham e contribuem com esse espaço que busca estender, para além das nossas publicações, a reflexão e o debate suscitado pelos nossos livros e autores.

<< Inscreva-se no canal clicando aqui >>

Neste post, destacamos os 10 conteúdos mais marcantes que o canal trouxe ao longo de 2019. Publicamos mais de cem vídeos diferentes, dentre os quais quatro cursos online ministrados por grandes autores nacionais e internacionais e, além de drops e colunas com reflexões aprofundadas sobre temas da atualidade política e cultural.

Qual vídeo acha que faltou ser incluído aqui? E que tipo de conteúdo gostaria de ver publicado na TV Boitempo em 2020? Não deixe de registre sua sugestão ao final deste post!


1. A eleição de Bolsonaro e a nova direita populista
Por Slavoj Žižek

O ano começou com uma avaliação exclusiva feita pelo filósofo esloveno Slavoj Žižek para a Boitempo, no calor da hora da eleição de Bolsonaro, sobre as origens e os sentidos do acontecimento numa conjuntura global marcada pela ascensão do chamado “populismo de extrema-direta”. O vídeo é só um gostinho da entrevista completa, transcrita e traduzida integralmente no Blog da Boitempo aqui.

2. O poder das milícias no Brasil: do Rio de Janeiro a Brasília
Por Luiz Eduardo Soares

Não é difícil imaginar por que o vídeo mais visto do ano no canal foi a aula de encerramento do “ABC da segurança pública” de Luiz Eduardo Soares na TV Botiempo. O tema, afinal, acerta em cheio um dos nervos centrais do governo atual. A série de vídeos gira em torno do livro Desmilitarizar: segurança pública e direitos humanos, e se divide em três longas vídeo-aulas ministradas pelo antropólogo e especialista em segurança pública.

3. A crise na Venezuela
Por Boaventura de Sousa Santos

Ainda no primeiro semestre, publicamos um vídeo de intervenção gravado no calor da hora pelo nosso colunista internacional Boaventura de Sousa Santos. Quais são as implicações geopolíticas da atual crise política e econômica venezuelana? Por que os EUA consideram Maduro uma ameaça à segurança nacional? Até onde Trump pode ir? Quem é Juan Guaidó? Nicolás Maduro é um ditador? O que está por trás do discurso da “ajuda humanitária”? Qual é o papel da chamada comunidade internacional neste impasse? Qual é a dimensão econômica e social da crise venezuelana? Quais são as possíveis saídas para o impasse? Quais são os paralelos entre o que se passa na Venezuela com o que ocorre no Brasil? Em 15 minutos, o sociólogo português responde a estas e a outras questões urgentes na TV Boitempo. O vídeo tem como base a obra Esquerdas, do mundo uni-vos!, que em 2019 ganhou uma nova edição totalmente revista e ampliada!

4. O novo proletariado na Era Digital 
Por Ricardo Antunes

Um dos conteúdos mais vistos do ano foi o webcurso do sociólogo do trabalho Ricardo Antunes sobre sua obra mais recente, O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. Ao longo de seis aulas precisas e didáticas, o coordenador da coleção “Mundo do Trabalho” da Boitempo faz um raio-x da obra e termina com uma análise contundente sobre como a sociologia do trabalho ajuda a compreender a eleição de Bolsonaro.

5. Patricia Hill Collins explica Pensamento feminista negro
Por Patricia Hill Collins

Produzimos uma série completa conduzida por ninguém menos que a socióloga estadunidense Patricia Hill Collins! Ao longo de seis vídeos, ela percorre alguns dos principais conceitos e temas de seu clássico incontornável, Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento, que acaba de ganhar sua primeira edição em língua portuguesa pela Boitempo. Foi difícil escolher um episódio para destacar. Alguns membros de nossa equipe preferem a avaliação afiada que ela faz sobre a ascensão de Trump, nos EUA, e Bolsonaro, no Brasil; outros ficaram apaixonados pela sua reflexão sobre o papel da literatura, da arte e da poesia das mulheres negras na epistemologia do livro. Mas, no final, optamos pelo vídeo de encerramento sobre pertencer sem pertencer e o conceito da “outsider interna”.

6. Nazismo, fascismo e comunismo
Por Domenico Losurdo

Um ano depois da morte do filósofo Domenico Losurdo, editamos e legendamos um depoimento inédito gravado com ele durante sua última visita à sede da editora. Em tempos de Ernesto Araujo, revisionismo histórico e “doisladismo” correndo solto, nada como uma voadora do marxista italiano reagindo à provocação sobre a frequente equiparação entre nazismo, fascismo e comunismo, enquanto manifestações equivalentes de “totalitarismo”. O depoimento tem como base a obra Guerra e revolução: o mundo um século após Outubro de 1917.

7. Não fiquem sozinhos! Depressão e resistência no bolsonaristão
Por Mauro Iasi

É claro que não poderia faltar nesta retrospectiva o quadro mais querido da TV Boitempo. Destacamos aqui o episódio mais comovente e poderoso do ano, sobre depressão, solidariedade e resistência em tempos difíceis. No Café Bolchevique, Mauro Iasi discute conceitos-chave da tradição marxista a partir de reflexões sobre acontecimentos da conjuntura política e social recente no Brasil e no mundo. O encontro matinal com nosso comunista de carteirinha ocorre todo mês no canal e segue em 2020! Confira aqui uma reunião de todos os episódios do ano.

8. A liberdade é uma luta constante | Ibirapuera
Por Angela Davis

2019 foi o ano que Angela Davis veio a São Paulo e ao Rio para lançar a edição brasileira de sua autobiografia. Na capital paulista, além de apresentar a conferência de encerramento do Seminário Internacional “Democracia em colapso?”, a filósofa e militante falou para uma platéia de 15 mil pessoas no gramado do auditório do Ibirapuera, ao ar livre. O registro desse evento histórico você encontra na TV Boitempo, com tradução consecutiva para o português, por Raquel Luciana de Souza, e tradução simultânea em Libras. A atividade teve comentários de Raquel Barreto, autora do prefácio à edição brasileira e Bianca Santana e mediação de Christiane Gomes (Fundação Rosa Luxemburgo).

9. A atualidade de Karl Marx
Por Jorge Grespan

O professor Jorge Grespan é seguramente um dos maiores estudiosos da obra de Marx no Brasil. Em 2019 ele lançou Marx e a crítica do modo de representação capitalista, seu primeiro de muitos livros na Boitempo. Para marcar a ocasião, produzimos uma série de cinco vídeos em que o autor percorre alguns dos principais temas e conceitos da obra, oferecendo algumas chaves de leitura para enfrentar seu livro e, entender melhor o que está em jogo nos três livros de O capital, de Marx. Conteúdo obrigatório pra quem quer entender a fundo a crítica marxiana da economia política. Em 2020, tem mais dois vídeos bônus com o Grespan…

10. O marxismo é eurocêntrico?
Por Jones Manoel

O marxismo é racista? Marx era eurocêntrico? Como o autor de O capital compreendia as articulações entre centro e periferia? Como ele pensava a fronteira colonial do capital? Fechando o ano, o historiador, educador popular e colunista do Blog da Boitempo enfrenta um tema controverso mas muito fértil, a partir das contribuições do livro Marx nas margens: nacionalismo, etnias e sociedades não ocidentais, de Kevin B. Anderson.

O que vem aí em 2020 na TV Boitempo?

Estamos preparando bastante conteúdo legal para o ano que vem no canal. Já ao longo das próximas semanas, vamos dar continuidade à publicação de todas as mesas e conferências internacionais do Seminário Internacional “Democracia em colapso?”, incluindo o curso “A democracia pode ser assim”, com aulas de Marilena Chaui, Antonio Carlos Mazzeo, Virgínia Fontes e Luis Felipe Miguel. Dentre os destaques para 2020 que podemos antecipar:

  • Caça às bruxas e feminismo anticapitalista no século XXI, série especial com Silvia Federici

  • Ecossocialismo ou barbárie, entrevista especial com Michael Löwy

  • O capital no século XXI, série especial com David Harvey

  • “O que é acumulação primitiva?”, aula #LéxicoMarx com Virgínia Fontes

  • “A religião como o ópio do povo”, aula #LéxicoMarx com Alysson Mascaro

  • “O que é alienação do trabalho?”, aula #LéxicoMarx com Ricardo Antunes

  • Curiosidades sobre a crítica da economia política de Marx, com Jorge Grespan

  • Curso de introdução ao pensamento feminista negro, com aulas de Juliana Borges, Raquel Barreto, Bianca Santana e Stephanie Borges, entre outras.

  • “A tradição colonial, o revisionismo histórico e o legado da Revolução Russa”, arquivo inédito de Domenico Losurdo

  • “As guinadas teóricas e políticas do último Marx”, série especial com Marcello Musto

O que mais você gostaria de ver na TV Boitempo ano que vem? Não deixe de registrar suas sugestões aqui nos comentários!

1 comentário em O melhor da TV Boitempo em 2019

  1. APANHADO DE CONTEÚDO ALTAMENTE ENRIQUECEDOR A INDEPENDER DAQUELE QUE O ESTEJA ASSISTINDO..

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: