TV Boitempo explica desmilitarização em nova série com Luiz Eduardo Soares

Em resposta às tentativas de intimidação e censura de um debate com Luiz Eduardo Soares em torno do livro DESMILITARIZAR, a Boitempo dá início à publicação de uma série de três aulas com o autor em seu canal no YouTube! Quem quiser acompanhar os vídeos junto com o livro tem 30% de desconto na obra até o final do mês!

Nas últimas semanas, a imprensa noticiou as de tentativas feitas por parte de figuras como o governador do Rio Wilson Witzel e o senador Major Olímpio, de intimidação e censura de um debate a respeito do livro Desmilitarizar: segurança pública e direitos humanos (Boitempo, 2019), do antropólogo e especialista em segurança pública Luiz Eduardo Soares. Em resposta, anunciamos a publicação de uma série de três vídeo-aulas em torno do livro ministradas pelo autor para nosso canal no YouTube.

Inscreva-se aqui e acompanhe gratuitamente!

Ao longo de três vídeos, o autor vai percorrer alguns dos principais eixos da obra, oferecendo algumas chaves de leitura para enfrentar a leitura do livro e entender melhor a urgência do debate sobre segurança pública no país, bem como o significados da palavra de ordem da desmilitarização.

Acompanhe a série junto com o livro!

Criamos um cupom especial pra quem quiser acompanhar este curso da TV Boitempo junto com a leitura do livro de Luiz Eduardo Soares. Para habilitar seu desconto, basta digitar #DESMILITARIZARTV na hora de concluir seu pedido no site da Boitempo. As primeiras cinquenta pessoas a utilizarem o cupom este mês terão 30% de desconto no livro!

🎫 Cupom #DESMILITARIZARTV

🎁 Receba um livreto da Silvia Federici! Além disso, quem fizer pedidos no site da Boitempo durante este mês de agosto recebe, gratuitamente, um livreto exclusivo da feminista marxista Silvia Federici sobre sororidade e resistência ao patriarcado na aurora do capitalismo – um gostinho do livro mais recente dela cuja publicação preparamos para breve: Mulheres e caça às bruxas. Aproveite!

* * *

Programa da série

Com três aulas ao todo, a série vai se estruturar da seguinte maneira!

1. O Brasil é o país da impunidade?

Na primeira aula, Luiz Eduardo Soares parte do lugar comum de que o Brasil seria o país da impunidade para apresentar a real dimensão do problema da segurança pública no país. Articulando as conceitos de impunidade e punitivismo, ele discute as constradições do sistema carcerário brasileiro e conclui apresentando o vínculo perverso existente entre Polícia Militar e lei de drogas no Brasil.

 

2. Afinal, por que desmilitarizar?

Na segunda aula, Luiz Eduardo soares apresenta o significado da pauta da desmilitarização, para além dos chavões do senso comum, e destrincha os três principais motivos para se levar a cabo a proposta no Brasil.

Semana que vem na TV Boitempo: inscreva-se no canal para receber a aula em primeira mão!

 

3. O problema das milícias: do Rio de Janeiro a Brasília

A terceira e última aula aborda a questão das milícias no Brasil. De maneira clara e didática, ele explica afinal o que são as milícias, como elas nascem, operam e se perpetuam no poder, e reflete sobre as perigosas implicações de sua generalização como modelo para a totalidade do país, com a eleição de Jair Bolsonaro.

Outubro na TV Boitempo: inscreva-se no canal para receber a aula em primeira mão!

 

Bônus

Igor Leone, comentarista antijurídico do “Coisas que você precisa saber”, faz um raio-x das contribuições do novo livro de Luiz Eduardo Soares em colaboração especial para a TV Boitempo!

Inscreva-se na TV Boitempo para receber os vídeos em primeira mão!

 

O livro

Segurança pública tem sido tema recorrente na agenda pública, mas sua transformação profunda nunca esteve em cogitação. Este livro coloca em questão as razões para o imobilismo brasileiro em face da questão da violência. A partir do entendimento dos problemas diagnosticados tanto na esfera pública quanto na privada, o autor oferece propostas e orientações claras para superá-los.

Os quatorze ensaios aqui reunidos estão estruturados em quatro pilares temáticos: polícia, drogas, raízes da violência e direitos humanos. Somados à introdução e ao posfácio, formam um conjunto coeso que demonstra que a problemática da violência letal, inclusive a praticada pelo Estado, é decisiva para a reconstrução democrática e o combate ao racismo, aos preconceitos e às desigualdades. Não ficam de fora análises sobre as contraditórias UPPs, a guerra às drogas, a intervenção militar no Rio de Janeiro, o pacote anticrime do ministro Sérgio Moro e sobre relações entre o poder público e o crime organizado. E o livro conta ainda com um Glossário sobre segurança pública.

Desmilitarizar vai além de uma reportagem jornalística ou mesmo da pesquisa acadêmica, seu maior objetivo é provocar mudanças em como encaramos a segurança pública no Brasil. Trazendo sua experiência como secretário Nacional de Segurança Pública, subsecretário de Segurança e coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Eduardo Soares dirige-se não só a especialistas, mas também a ativistas, movimentos sociais, sindicatos e associações de policiais.

“Se você acha que não entende de segurança pública, leia este livro. Se está convencido(a) de que entende tudo sobre segurança pública, leia este livro.” — Julita Lemgruber

“Luiz Eduardo Soares é um intelectual pioneiro no debate sobre segurança pública, em uma perspectiva progressista. Esta nova obra é uma contribuição fundamental para pensarmos o Brasil.” — Marcelo Freixo

“Um magistral estudo sobre segurança pública, impecável quanto aos fundamentos da pesquisa e à limpidez dos conceitos e fiel à extensa experiência do autor no governo e na sociedade civil” — Paulo Sergio Pinheiro

TV Boitempo [clique aqui para se inscrever]

A TV Boitempo é atualmente o maior canal de vídeos do mercado editorial brasileiro. Com uma programação semanal, disponibilizamos aqui séries exclusivas com nossos autores e colaboradores, além de vídeos de debates, palestras e cursos promovidos pela editora. Além desta nova série de Patricia Hill Collins, há em nosso acervo dezenas de cursos completos disponíveis e centenas de vídeos ao todo. Alguns destaques são os cursos “Feminismo e democracia“, conduzido pela cientista política Flávia Biroli; “Entendendo o precariado“, conduzido pelo sociólogo do trabalho Ruy Braga, “O privilégio da servidão“, conduzido pelo sociólogo Ricardo Antunes; além das série “Léxico Marx“, em que alguns dos maiores estudiosos da obra marxiana destrincham conceitos-chave do vocabulário marxiano, e da coluna mensal “Café Bolchevique“, com Mauro Iasi. Clique aqui para se inscrever no canal e receber nossas novidades audiovisuais em primeira mão!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: