Ricardo Antunes: A classe trabalhadora, de Marx ao nosso tempo

"O novo livro de Marcelo Badaró retoma uma temática crucial de nosso tempo: quem é e como se configura a classe trabalhadora hoje?"

Por Ricardo Antunes.

O novo livro de Marcelo Badaró, A classe trabalhadora: de Marx ao nosso tempo, retoma uma temática crucial de nosso tempo: quem é e como se configura a classe trabalhadora hoje? É, também, um feliz retrato desse historiador do trabalho, capaz tanto de produzir um significativo conjunto de estudos sobre a história do movimento operário no Brasil quanto de refletir analítica e prospectivamente sobre o nosso mundo social.

O autor articula o estudo do passado com o olhar colado no presente, mas mirando também o futuro. Desse modo, seu trabalho de historiador ganha novos e qualitativos componentes, oferecendo elementos de uma competente teoria social, como gostava de dizer Carlos Nelson Coutinho, nosso querido amigo em comum.

Aqui, Badaró percorre três movimentos. No primeiro, recupera etimológica e historicamente o conceito de classe trabalhadora e mostra suas origens, seus movimentos, até encontrar a concepção mais plena nas formulações de Marx e de Engels. Em seguida, faz um sugestivo percurso, apontando elementos da polêmica, até demonstrar como a concepção marxiana de classe trabalhadora é ampla e complexa e recusa qualquer reducionismo.

No segundo movimento, apresenta um panorama da classe trabalhadora hoje, algumas de suas principais tendências, daquilo que venho denominando a nova morfologia do trabalho, que não para de expandir-se, recriar-se, reduzir-se em atividades que desaparecem e também heterogeneizar-se. Esses elementos lhe permitem, então, voltar a Marx para conferir-lhe forte contemporaneidade.

Seu terceiro movimento expõe o debate sociológico e histórico, presente dentro e fora do marxismo, e nele se posiciona. O livro, conciso e erudito, ganha, então, ainda mais concretude, força e atualidade.

* * *

A classe trabalhadora: de Marx ao nosso tempo, de Marcelo Badaró

  

Coleção Mundo do Trabalho, coordenada por Ricardo Antunes

Nesta obra, o historiador Marcelo Badaró contribui de forma decisiva para os estudos do trabalho ao combinar uma síntese da elaboração de Marx e Engels sobre a classe trabalhadora com o debate sobre o perfil atual do proletariado no Brasil e no mundo. Embasado em análises sociológicas e historiográficas sobre a formação, a composição e o papel da classe como sujeito histórico-social, o autor recupera o conceito de classe trabalhadora e mostra suas origens e seus movimentos, apresentando também um panorama de algumas de suas principais tendências hoje.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: