Sabrina Fernandes: Por que Bolsonaro tem tanto medo do marxismo?

"Se você acha que o mundo está de cabeça pra baixo, é importante ler Marx para compreender melhor porque ele está assim e como podemos mudar as coisas antes que a galera que acha que o mundo está plano controle as coisas de vez."

Por Sabrina Fernandes.

Por que ler Marx?

Marx nasceu em 1818, mas ele é extremamente atual. Como? A obra de Marx se estabelece a partir do materialismo histórico, método e teoria de análise que nos ajuda a explicar não somente o capitalismo do século XIX, mas vários elementos da sociedade capitalista de hoje.

A obra mais renomada de Marx é O capital, onde ele faz uma análise detalhada do modo de produção capitalista, traçando críticas ao pensamento econômico da época. Ler Marx hoje traz ferramentas para compreender e criticar as propostas liberais e neoliberais.

Marx é considerado um dos pais da sociologia. Ele é responsável por uma vertente inteira de pensamento sociológico crítico. Hoje, com a sociologia e até Paulo Freire sob ataque, faz todo sentido entender por que afinal o governo Bolsonaro tem tanto medo do marxismo.

Você sabe mesmo o que é socialismo? Para ser socialista ou antisocialista é preciso saber exatamente do que se trata. O socialismo marxista tem bases concretas que vão além de conclusões simplistas sobre uma sociedade impossivelmente igualitária. Temos que ler Marx para entender o que advogamos e até mesmo o que criticamos.

Marx fundou um pensamento teórico de influência prática voltado para transformar o mundo. Se você acha que o mundo está de cabeça pra baixo, é importante ler Marx para compreender melhor porque ele está assim e como podemos mudar as coisas antes que a galera que acha que o mundo está plano controle as coisas de vez.

* * *

Amanhã, sábado 04 de maio de 2019, Sabrina Fernandes participa da mesa de encerramento da festa de aniversário de Marx organizada pela Boitempo, em parceria com a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, a Fundação Friedrich Ebert e a CartaCapital. Intitulada COMO COMEÇAR A LER MARX?, a mesa reune pela primeira vez os maiores youtubers e podcasters marxistas do Brasil. Além de Sabrina, participam Larissa Coutinho (Revolushow), Jones Manoel e Humberto Matos (Saia da Matrix) e Debora Baldin (mediação).

Confira a programação completa e convide os camaradas na página oficial do evento aqui.

* * *

Já está em pré-venda o primeiro livro de Sabrina Fernandes, Sintomas Mórbidos: A encruzilhada da esquerda brasileira. Publicado pela Autonomia Literária, seu título remete ao interregno pensado pelo revolucionário italiano Antonio Gramsci na famosa passagem do seu Cadernos do Cárcere: “o velho está morrendo e o novo não pode nascer; neste interregno, uma grande variedade de sintomas mórbidos aparece”. Isso se encaixa como uma luva no Brasil contemporâneo depois do verdadeiro terremoto político causado pelas manifestações de Junho de 2013 e seus ecos. O equilíbrio desequilibrado que sustentava a frágil democracia liberal brasileira, aparentemente, se desfez. Como consequência, temos um perturbador entretempo: de fragmentação das esquerdas e ascensão da extrema-direita — sobre o qual Sabrina Fernandes disserta, por uma perspectiva marxista, apresentando a noção crise de práxis como uma chave para o entendimento do que se passa, ao passo que possibilita (e mira!) na superação da pós-política e da ultrapolítica e na construção de uma utopia concreta e realizável, fator crucial na revolução necessária do nosso porvir.

***

Sabrina Fernandes é doutora em Sociologia, com especialização em Economia Política, pela Carleton University, no Canadá. Além de estudar e viver o contexto da esquerda brasileira, é especialista em teoria marxista, estudos feministas e sociologia ambiental. Atualmente, é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília e produz o canal de divulgação científica e política, Tese Onze.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: