Ivana Jinkings: A resistência cultural é um imperativo desses dias

Mensagem de Ivana Jinkings, Editora-chefe da editora Boitempo.

Queridas amigas e queridos amigos,

Em breve teremos no comando do país um militar com discurso e projetos perigosamente próximos do neofascismo. As liberdades democráticas, a valorização da diversidade, a cultura e a existência das organizações político-partidárias e dos movimentos sociais estarão ameaçadas. Mais do que nunca precisamos nos apoiar para garantir que as notícias, os livros, os filmes, as obras de artes visuais e os espetáculos teatrais e musicais progressistas cheguem a todo o país. A resistência cultural é um imperativo desses dias.

Há muitas formas de criar essa corrente. Apoiando, inclusive financeiramente, veículos de informação e opinião do nosso campo (vai aqui uma lista não exaustiva: TVT, Rede Brasil Atual, Brasil de Fato, CartaCapital, Revista Fórum, Vermelho, The Intercept Brasil, Mídia Ninja, Tutameia, Outras Palavras, Agência Pública, Jornalistas Livres, Ponte Jornalismo, Opera Mundi, Carta Maior, Nocaute, 247, Viomundo, Socialista Morena, Fluxo etc.); prestigiando cineastas como Tata Amaral, Kleber Mendonça Filho, Anna Muylaert, Jorge Furtado; músicos como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico César, Ana Cañas, Criolo, Elza Soares, Mano Brown, Martinho da Vila; aplaudindo atores e atrizes que foram às ruas por democracia, como Monica Iozzi, Paulo Betti, Caco Ciocler, Maria Casadevall, José de Abreu, Maeve Jinkings, Camila Pitanga, Letícia Sabatella, Letícia Colin e tantos mais. Não poderia deixar de lembrar também a importância das editoras de livros independentes que, como a Boitempo, vêm publicando obras que ajudam a refletir sobre o presente e o futuro que se anuncia, em que a possibilidade de restauração da ditadura não está descartada.

Aos que quiserem colaborar com o nosso projeto, sugerimos a assinatura da revista Margem Esquerda. E, quando possível, que comprem os títulos da editora em pré-venda, além de continuar a curtir, compartilhar e comentar nossos posts e vídeos. Afinal, como se tem dito nestes dias, a partir de agora “ninguém larga a mão de ninguém”.

Abraços,
Ivana Jinkings
Editora-chefe da Boitempo


Margem Esquerda traz ensaios de fôlego sobre os principais acontecimentos de nosso tempo e sobre a conjuntura sociopolítica no Brasil e no mundo, além de estudos sobre os clássicos do marxismo e entrevistas aprofundadas que traçam trajetória intelectual, política e cultural de figuras de destaque da esquerda de hoje.

Com um conselho editorial composto por pensadores do calibre de Alysson Leandro Mascaro, Boaventura de Sousa Santos, Francisco de Oliveira, Heloísa Fernandes, José Paulo Netto, Luiz Bernardo Pericás, Maria Lygia Quartim de Moraes, Michael Löwy, Paulo Arantes, Ricardo Antunes, Roberto Schwarz e Slavoj Žižek, entre outros, a revista vem contribuindo incisivamente para a difusão da teoria marxista, consolidando-se como um importante espaço de debate teórico e político da esquerda brasileira.

Toda edição conta com um dossiê temático. Confira aqui a lista completa das edições anteriores, que abordam temas como “Marxismo e a questão racial“, “Lutas indígenas e socialismo“, “Feminismo, marxismo e a Revolução Russa“, “Marxismo e direito” e o mais novo sobre “A crise brasileira“.

Para se tornar um assinante da Margem Esquerda, basta acessar o site da Boitempo e selecionar uma das duas modalidades de assinatura disponíveis: a anual ou a bianual. Se você optar pelo plano anual, terá 15% de desconto em todo o site durante um ano. Quem optar pelo plano bianual terá 30% de desconto em todo o site durante dois anos. Além disso, ambas modalidades possuem desconto progressivo em relação ao preço de capa da revista avulsa.

Esse desconto especial e exclusivo é uma maneira de valorizar nossos leitores mais fiéis. A Boitempo tem buscado novas formas de retribuir a atenção e o apreço de seus leitores, e esse é o primeiro passo em direção à uma nova relação com os assinantes da Margem Esquerda. Queremos oferecer mais benefícios para quem sempre apoiou nosso trabalho. Em breve, traremos mais novidades…

Confira as modalidades de assinatura disponíveis clicando aqui.

Margem Esquerda #31: a crise brasileira

A nova edição da revista da Boitempo traz reforços de peso para pensar a fundo a crise atual. Abrindo com uma entrevista exclusiva com o marxista canadense Moishe Postone, que faleceu este ano, o volume traz um dossiê dedicado a fazer um raio-x do atual momento histórico nacional. O número traz ainda um especial marcando o bicentenário de Karl Marx, com textos inéditos de David Harvey, Ricardo Antunes e Elmar Altvater. Clique aqui para saber mais sobre a edição.

12 comentários em Ivana Jinkings: A resistência cultural é um imperativo desses dias

  1. Mouzar Benedito // 14/11/2018 às 4:01 pm // Responder

    Concordo plenamente, Ivana. É hora de juntar forças. Abraços.
    Mouzar

    Curtido por 1 pessoa

  2. Mauro Moraes // 14/11/2018 às 5:58 pm // Responder

    Estamos juntos…

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ramos Sobrinho // 14/11/2018 às 7:35 pm // Responder

    Prestigiemos, também, NILDO OURIQUES – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – E SEUS COLABORADORES. Acessem. Grato.

    Curtir

  4. Observe esses vídeos curtinhos sobre política e a língua inglesa. O falar de um idioma estrangeiro:

    
1°.
https://www.oantagonista.com/tv/video-mourao-gastando-o-ingles-na-bbc/ [FABULOSA PRONÚNCIA do indígena brasileiro].



    2°.
https://youtu.be/9Canz7cfGyk — Dilma passa vexame e envergonha o Brasil ao receber perguntas em inglês na ONU [inglês MEDÍOCRE da búlgara].


    Curtir

  5. 
1°.
    
https://www.oantagonista.com/tv/video-mourao-gastando-o-ingles-na-bbc/ [indígena brasileiro].




    
https://youtu.be/9Canz7cfGyk — [inglês MEDÍOCRE].


    Curtir

  6. Cristiane N. Vieira // 15/11/2018 às 2:59 pm // Responder

    Na necessária lista de veículos de informação faltou um dos mais importantes da chamada “mídia progressista e independente”, o GGN do jornalista Luís Nassif e equipe. Não sei se a lista tem um caráter de preferência pessoal, mas o GGN é indispensável como referência de jornalismo sério e debate público qualificado e de alto nível, com liberdade de participação de seus leitores, principalmente para o exercício da crítica, tão necessária nos tempos difíceis que se estenderão pelos anos que vêm, em todo o mundo e em todas as áreas.

    Grata pela atenção.

    Sampa/SP, 15/11/2018 – 15:58.

    Curtir

    • ¿GGN?
      ¿Nassif? O puxa-saco do petismo (relgião) e do PT?…
      PT vive de clichês publicitários elaborados por marqueteiros. GGN: publicidade.

      PT?…

      PT vive de clichês publicitários elaborados por marqueteiros. Nada espontâneo. Mas apenas um frio slogan (tal qual “Dononinho Vale por Um Bifinho”/Ou o: “Fiat Touro: Brutalmente Lindo”).
      Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Eis:

      0.
“Coração Valente”

      1.
      “A Copa das Copas”
      2.

      “Fica Querida”
      
3.

      “Impeachment Sem Crime é Golpe”

      4.
      
“Foi Golpe”

      5.

      “Fora Temer”
      
6.

      “Ocupa Tudo”

      7.

      “Lula Livre”
      
8.

      “eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
      
9.
      
“O Brasil Feliz de Novo”

      10.
“
      Lula é Haddad Haddad é Lula”

      11.

      “Ele não”.

      12.

      “Haddad agora é verde-amarelo” [rsrsrs].
      13.
      ÁGUA PARA TODOS” (kkkkk).

      É o tal de “me engana que eu compro”.
      O Petismo vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.
      PT é vigarista.

      PT?… kuá, kuá, kuá!

      Curtir

  7. Mais um clichezaço publicitário do PETISMO (Religião) e, também, do PT, — estilo “Danoninho Vale por Um Bifinho”:

    14.
    “Ninguém Larga a Mão de Ninguém”.

    Curtir

  8. Hugo Pequeno Monteiro // 16/11/2018 às 11:52 am // Responder

    Prezada Ivana,

    Muito apropriado o seu comentário. Mais do que nunca a união de todos os veículos de comunicação da esquerda se faz absolutamente necessária. É uma questão de SOBREVIVÊNCIA. Apenas vou pedir mais uma vez que filtrem o conteúdo dos comentários que alguns blogs publicados no Blog da Boitempo, tem recebido ultimamente.
    Por favor não publiquem comentários oriundos do esgoto da direita representados neste caso por estes indivíduos que se autodenominam Rivellino e Joao Luiz..
    Já detectei este tipo de comentário em outros blogs publicados no Blog da Boitempo e pedi que fossem tomadas providências no sentido de eliminar os mesmos, mas não recebi nenhum retorno.Os tais comentários permanecem no blog e acabam sendo lidos por leitores que como eu NÃO QUEREM LER ESTE TIPO DE LIXO.
    Peço portanto providências no sentido de uma higienização do Blog da Boitempo que é o blog daqueles que militam no campo da esquerda política e cultural.

    Aguardo um retorno de vocês.

    Saudações.

    Hugo P. Monteiro
    Professor Titular
    Departamento de Bioquímica
    UNIFESP

    Curtir

  9. Procurei muito, finalmente encontrei um conteúdo útil, muitíssimo obrigada!!!!!

    Curtir

  10. Kuá, kuá, kuá!

    Um professor autoritário acima… De Bioquímica…
    Quer proibir as pessoas de escreverem em um blog representante de uma editora com bons e ótimos livros para quem aprecia ler e comprar uma parte de TODAS as vertentes possíveis da história e pensamento político contemporâneo (complementando, naturalmente, com OUTROS livros de outras editoras, como, por exemplo, a Record Editora etc.).

    Um sabichão acima: professorzinho Doutor (com “D” maiúsculo).

    Que tal, hein?:

    1.
    Um astronauta e engenheiro do ITA (Ciência) para o Ministério da Ciência e Tecnologia.
    2.
    Um economista para o Ministério da Economia!
    3.
    Um general para o Ministério da Defesa…
    3.
    Um juiz especializado e experiente no combate à corrupção e ao crime organizado (além de ser um “soldado” corajoso) como Ministro da Justiça!!!!!

    Chora lágrimas com [Ne] 3s1, que é bom!

    Curtir

1 Trackback / Pingback

  1. Ivana Jinkings: A resistência cultural é um imperativo desses dias – Blog da Boitempo – ESPANTALHO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: