Boitempo libera curso online completo sobre feminismo!

Ao longo de seis vídeos, a cientista política Flávia Biroli destrincha as principais pautas e impasses à consolidação de uma verdadeira democracia no Brasil, a partir de uma perspectiva feminista.

A Boitempo acaba de disponibilizar mais um curso completo em seu canal no YouTube! Em”Feminismo e democracia”, a cientista política Flávia Biroli conduz uma leitura comentada de seu livro Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil. Ao todo, são seis vídeos cerca de 10 minutos cada dedicados a atravessarem, capítulo a capítulo, a leitura dessa obra fundamental para compreender os impasses e desafios políticos a serem enfrentados para construir uma plena democracia no Brasil. A série pode servir tanto de complemento quando introdução à leitura desse livro que alia de maneira exemplar a reflexão acadêmica e ação política.

Assista ao curso completo abaixo, e saiba mais sobre a publicação ao final deste post. Se gostou do conteúdo, não deixe de se inscrever na TV Boitempo clicando aqui para receber em primeira mão nossos próximos cursos. Atualmente, o canal está publicando vídeos de quatro séries diferentes. Vale a pena conferir!

Boa leitura!


1. Introdução: Feminismo e democracia


2. A divisão sexual do trabalho 


3. Família e maternidade


4. Cuidado e responsabilidades 


5. Aborto, sexualidade e autonomia


6. Mulheres na política


Debate com Flávia Biroli e Marcia Lima


O livro

Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil
de Flávia Biroli

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em Gênero e desigualdades, a cientista política Flávia Biroli, professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, apresenta as muitas transformações nas relações de gênero ocorridas nas décadas recentes. Os grandes temas do feminismo pós-1970 aparecem, em cada capítulo, com os diversos cenários históricos mundiais e nacionais que os moldaram, frearam ou impulsionaram as lutas das mulheres. Situada no contexto brasileiro, a obra ilumina as discussões sobre desigualdade entre homens e mulheres com o objetivo de compreender os impasses que se apresentam na construção de relações de gênero mais justas. Para responder a esse desafio, a autora examina temas fundamentais dos direitos das mulheres, do feminismo e da democracia brasileira. Com linguagem refinada, precisa e clara, a pesquisadora analisa diferentes dimensões – divisão sexual do trabalho; cuidado e responsabilidades; família e maternidade; aborto, sexualidade e autonomia; feminismos e atuação política – que permitem ver como, apesar de alterações significativas, o lugar das mulheres permanece subalterno, interpelando os limites da democracia. A partir do diálogo sistemático com o debate teórico internacional contemporâneo e incorporando elementos empíricos e contextuais, Flávia Biroli encerra o livro com uma análise de fôlego sobre a investida reacionária à agenda de gênero na América Latina. A orelha é de Céli Pinto e a quarta capa, de Albertina de Oliveira Costa.

Onde encontrar?

Gostou?

Não deixe de se inscrever no canal da Boitempo no YouTube e receba atualizações semanais de aulas, debates, conferências, entrevistas, booktrailers, e outros conteúdos ligados à maior editora do pensamento crítico em língua portuguesa! Lá você encontrará, por exemplo, vídeos de outros cursos organizados pela Boitempo, com aulas magistrais de nomes como Chico de Oliveira, Michael Löwy, Alysson Mascaro, entre outros… Coordenada por Artur Renzo, com assistência de Heleni Andrade, a TV Boitempo é o maior canal de vídeos do mercado editorial brasileiro!

Outros cursos da TV Boitempo

  • Curso de introdução à obra de Pachukanis, com Alysson Mascaro
  • Curso Livre sobre O capital, de Marx, com Jorge Grespan, Marcelo Carcanholo, Leda Paulani e Eleutério Prado
  • Sociologia marxista da religião, com Michael Löwy
  • Introdução à vida e obra de Michael Löwy, com Fabio Mascaro Querido
  • Sartre: direito e política, com Silvio Almeida
  • Curso Livre György Lukács, com Celso Frederico, Antonio Carlos Mazzeo, José Paulo Netto, Ester Vaismann, Arlenice Almeida da Silva, Antonio Rago, Ronaldo Fortes, Maria Angélica Borges, entre outros.
  • Curso Livre Marx-Engels: a criação destruidora, com José Paulo Netto, Ruy Braga, Jorge Grespan, Mario Duayer, Alysson Mascaro, Antonio Rago, Osvaldo Coggiola e Ricardo Antunes (3 edições)
  • Entre outros…

12 comentários em Boitempo libera curso online completo sobre feminismo!

  1. Roosevelth Carvalho // 20/08/2018 às 4:12 pm // Responder

    Quero me inscrever.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito fácil de entender e agradável de ouvir. Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ka Rina Ferreira Holanda // 25/08/2018 às 12:30 am // Responder

    Genial, Flávia traça um panorama muito preciso de como todas essas relações são dadas e se costuram na vida das mulheres, interferindo diretamente em sua autonomia para realizar e ter as mesmas oportunidades de ocupar determinados espaços. Como toda a estrutura e o modus operandi social define papéis engessados as mulheres e a sua vivência.

    Curtir

  4. Eu gostaria de aprender um pouco sobre este curso é com estes ensinos pretendo aperfeissoar.

    Curtir

  5. Fábio W. Sousa // 03/09/2018 às 11:01 pm // Responder

    Não tive a oportunidade de ler o livro, mas vi todo o curso, e digo com toda certeza que se trata de um documento duradouro em relação ao entendimento e ao processo de desenvolvimento da teoria de gênero no país e no mundo.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Gostaria de participar do curso.Preciso adquirir novos conhecimentos.

    Curtir

  7. Luciana Alves // 14/09/2018 às 2:37 pm // Responder

    A Boitempo traz um tema muito importante , que é a desigualdade da mulher no espaço em que vive.sendo assim ,podemos transformar é mudar esse quadro.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Luciana Alves // 14/09/2018 às 2:43 pm // Responder

    Muitas mulheres sofrerem esse tipo de preconceitos,por não ter conhecimento outras sofrem por medo.E acaba sendo prisioneira é escrava .

    Curtir

  9. Oi eu quero muito fazer este curso, porque acho este assunto muito importante para a minha formação

    Curtir

  10. Todo esse conteúdo deveria compor a consciência política das brasileiras e dos brasileiros.Minha gratidão por torná – los acessíveis.

    Curtir

  11. Creyde Borges // 03/12/2018 às 8:56 am // Responder

    Excelente, Amei!!E necessário principalmente no senario político. Para eles aprenderem e não falarm tantas idiotices.Parabéns!!

    Curtir

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. ‘Boitempo libera curso on-line completo sobre feminismo!’ | MariaLDario's Blog
  2. » Boitempo libera curso online completo sobre feminismo!
  3. Sobre feminismos – Grupos de estudos e pesquisas em Direitos Humanos no mundo do trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: