Promoção: Assine a revista da Boitempo!

Só até o dia 10 de novembro, quem fizer sua assinatura bi-anual da Margem Esquerda ganha um exemplar gratuito e 15% de desconto nas quatro edições!

Para comemorar a chegada do novo número da revista semestral da Boitempo, preparamos uma promoção especial para os nossos leitores! Quem fizer sua assinatura bi-anual da Margem Esquerda no site da Boitempo até o dia 10 de novembro tem 15% de desconto na assinatura e ainda recebe um exemplar gratuito da Margem Esquerda #9 junto com seu exemplar do novo número. Saiba mais sobre a edição atual abaixo. (A modalidade bi-anual habilita o assinante a receber as próximas 3 edições semestrais da revista (#30, #31 e #32), além da edição atual.)

A Margem Esquerda #9, que os assinantes bi-anuais receberão de brinde contém um dossiê dedicado à América Latina, muito em diálogo com a edição atual da revista, com textos de Jair Pinheiro, Luis Hernández Navarro, Miguel Urbano Rodrigues, Maristella Svampa, Marco Fernandes, Claudio Katz e José Luís Fiori. Abrindo com uma bela entrevista com Jacob Gorender, realizada por Marcelo Ridenti e Alípio Freire, o voluma traz ainda artigos de István Mészáros, Wolfgang Leo Maar, Maria Lygia Quartim de Moraes, Nicolas Tertulian, Ronaldo Gaspar, Marcelo Ridenti, Luiz Renato Martins e Jefferson Agostini Mello, Raymond Williams, Margaret Atwood, entre outros.

<< Clique aqui para realizar sua assinatura bi-anual >>

 

Sobre a nova edição

Em um ano de diversos retrocessos políticos, a Margem Esquerda se debruça sobre a questão da terra no Brasil, em dossiê organizado pela pesquisadora Silvia Adoue, com artigos de Jean Tible, Laura Zúñiga (Honduras), Gabriel Moraes Ferreira de Oliveira e dela. A expansão das cadeias extrativistas e as lutas e movimentos indígenas que se organizam por toda a América Latina são temas pulsantes nessa edição de número #29, assim como a ascensão global da direita, a precarização e perda de direitos da classe trabalhadora, o desmatamento e a degradação do meio ambiente.

Em diálogo com o dossiê, a seção de artigos apresenta uma reflexão do historiador Luiz Bernardo Pericás sobre a questão agrária hoje, seguido pelo resumo da pesquisa em campo da antropóloga Marina Ghirotto Santos sobre o bem viver. Numa abordagem original, o militante do MST e psicanalista Marco Fernandes analisa o crescente sucesso das igrejas pentecostais nas periferias das metrópoles brasileiras em “Psicoterapia popular do Espírito Santo”, e o sociólogo Celso Frederico faz um alerta às armadilhas das políticas identitárias em “O universalismo e o culto às diferenças”. Fechando a seção, o economista Marcio Pochmann faz um balanço da crise instaurada no país com o governo ilegítimo de Michel Temer em “O sentido do Brasil que emerge das reformas em curso”.

O entrevistado deste número é o filósofo e cientista político paquistanês Tariq Ali, que falou a Edemilson Paraná e Gustavo Capela. A redação da homenagem desta edição coube a Ana Saldanha, que com delicadeza e precisão refaz a trajetória de Miguel Urbano Rodrigues, professor, jornalista e militante comunista incansável que nos deixou em maio deste ano.

O clássico escolhido para esta edição é o texto de 1926: “Aspectos do problema indígena”, do sociólogo e ativista político peruano José Carlos Mariátegui.

As imagens que ilustram este número, selecionadas pelo artista plástico Sergio Romagnolo, são registros fotográficos do trabalho performático de Regina José Galindo, artista guatemalteca nascida em 1974 e reconhecida internacionalmente. O poema para esta edição, escolhido a dedo pelo nosso editor de poesia Flávio Aguiar, é do paraguaio Carlos Federico Abente Bogado, poeta bilíngue (espanhol/guarani) compromissado com as lutas do povo da sua terra.

Sumário

APRESENTAÇÃO
Thaisa Burani

ENTREVISTA
Com Tariq Ali, conduzida por Edemilson Paraná e Gustavo Capela

DOSSIÊ: LUTAS INDÍGENAS E SOCIALISMO
Coordenado por Silvia Adoue

Enfrentamentos no Wallmapu
Silvia Adoue

Marx na floresta
Jean Tible

A luta dos lencas contra as hidrelétricas
Laura Zúñiga (Honduras)

Capitalismo dependente e expropriação territorial dos Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul
Gabriel Moraes Ferreira de Oliveira

ARTIGOS

A questão agrária no Brasil
Luiz Bernardo Pericás

O bem viver entre o sumak kawsay e o socialismo do século XXI equatoriano
Marina Ghirotto

A psicoterapia popular do Espírito Santo
Marco Fernandes

Universalismo e culto às diferenças
Celso Frederico

O sentido do Brasil que emerge das reformas em curso
Marcio Pochmann

HOMENAGEM

O tempo e o espaço de Miguel Urbano Rodrigues
Ana Saldanha

RESENHA

Encruzilhadas da crítica marxista: afinidades, dissensos e atualidades
Fabio Mascaro Querido

NOTAS DE LEITURA

Dicionário gramsciano, organizado por Guido Liguori e Pasquale Voza
Leandro Galastri

Para a critica da crise: diálogos com intelectuais e parlamentares da esquerda em Portugal, de Marcelo Braz
Mauro Iasi

Crônica de uma crise anunciada
Sofia Manzano

CLÁSSICO

Aspectos do problema indígena
J. C. Mariátegui

POESIA
Selecionada e traduzida por Flávio Wolf de Aguiar

Ñembo ‘erãmi
Carlos Federico Abente Bogado

IMAGENS

Regina Galindo
Curadoria do artista plástico Sergio Romagnolo

 

1 comentário em Promoção: Assine a revista da Boitempo!

  1. Glaucia Dunley // 14/11/2017 às 21:52 // Responder

    Onde comprar a revista?

    Curtir

1 Trackback / Pingback

  1. Tariq Ali: Marx + Engels + Lênin – Blog da Boitempo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: