Cultura inútil: Mil-homens: gol contra

14.06.18_Mouzar Benedito_Cultura inútil_Gol contraPor Mouzar Benedito.

A planta chamada jarrinha, também conhecida como cipó-mil-homens, é tida como afrodisíaca, talvez por causa desse nome fantasioso. Em alguns lugares é comum deixar a planta em infusão na cachaça e tomá-la como excitante sexual, mas os resultados, segundo alguns pesquisadores, pode ser o contrário: eles dizem que ela é broxante.

***

Por pouco o rei Luiz XVI e Maria Antonieta não escaparam da guilhotina! Eles fugiam da França, em 1791, a carruagem em que viajavam parou em Sainte-Menehoul para trocar de cavalos, eles saíram para esperar (uma esticadinha nas pernas que custou caro!) e foram reconhecidos, detidos e levados para Paris.

***

Leônidas da Silva, jogador de futebol que inventou a bicicleta (claro, a bicicleta do futebol, não o veículo – embora os chilenos digam que foi um chileno quem fez isso) era conhecido também pela elegância. Jogou um tempo no Peñarol, no Uruguai e voltou para o Brasil em janeiro de 1934, vestindo um terno de palha-seda, gravata e sapatos brancos… Seu apelido, “Diamante Negro”, virou nome de um chocolate que existe até hoje.

***

Um ditado: “Sogro e sogra, milho e feijão só dão resultado debaixo do chão”.

***

Só dois países da África não foram colonizados por Europeus. Um deles é a Libéria, fundada por ex-escravos dos Estados Unidos. Em 1816 foi criada a Sociedade Americana de Colonização, que tinha como meta mandar escravos libertados para a África. Em 1822 chegou a primeira leva deles. Em 1847 foi proclamada a independência do país. O outro país é a Etiópia. Menelik I, filho do rei Salomão e da rainha de Sabá, teria sido o primeiro rei do país, a partir do ano 1000 a.C. O país resistiu a várias tentativas de colonização, como a dos árabes (século VII) e a dos portugueses (século XV). Em 1935 a Etiópia foi ocupada por tropas fascistas de Mussolini, que foram expulsas em 1941, com a ajuda do Reino Unido.

***

O CVV – Centro de Valorização da Vida – foi criado em São Paulo, em 1962, por causa do aumento do número de suicídios. A instituição dá apoio emocional e tenta evitar suicídios de pessoas com problemas. Atende 24 horas por dia, com voluntários.

***

O primeiro cabo telegráfico ligando a América do Sul à Europa foi instalado em 1874.

***

Dom Pedro II autorizou a instalação de telefones no Rio de Janeiro em 1879. Em São Paulo, o telefone chegou no ano de 1884.

***

Wolfgang Amadeus Mozart morreu aos 35 anos, à meia-noite de 5 de dezembro de 1791. Ele estava terminando de compor uma ópera encomendada por um desconhecido, o Réquiem, e tinha a convicção de que ela seria seu próprio réquiem. O enterro foi em 8 de dezembro, um dia frio e chuvoso. Sua mulher, Constança, adoentada, não participou. Todos os amigos voltaram para casa, por causa do mau tempo e da neve, e o corpo foi levado só pelo coveiro a uma vala comum, numa época em que havia um surto de cólera, em Viena. Então, nem uma cruz nem nada marcava o lugar em que foi enterrado. Só 19 anos depois é que a ex-mulher, Constança, foi ao cemitério acompanhada de seu novo marido. Mas o próprio coveiro já havia morrido e não era possível localizar o lugar onde ele foi enterrado. Mas há uma história de que um admirador de Mozart, chamado Rothmeyer, amarrou o caixão do compositor com um fio de metal para que pudesse ser localizado depois entre os outros, e secretamente foi ao cemitério e roubou seu crânio. Esse crânio foi sendo passado a herdeiros, sumiu, reapareceu… Em 1842 foi dado ao Museu Mozart, em Salzburgo, um crânio que seria o dele, mas não há como comprovar.

***

Em 1614 foi publicada a primeira tábua de logaritmo, pelo escocês John Napier.

***

A tinta sépia foi inventada por (aportuguesando o nome) Tiago Clemente Seydelmann, pintor alemão, em 1778. Essa tinta é uma mistura de siba (molusco da família do polvo) e bistre (uma mistura de fuligem e goma).

***

A primeira eleição direta para presidente do Brasil foi em 1o de março de 1894. O eleito foi Prudente de Morais.

***

A primeira vítima de Jack, o Estripador, em Londres, foi a prostituta Mary Ann Nichols, assassinada em 31 de agosto de 1888. Foram atribuídos a ele 14 assassinatos de mulheres, mas acredita-se que matou “apenas” cinco delas, entre 31 de agosto e início de novembro de 1888. Cada assassinato teve mais violência que o anterior. Todas as vítimas eram prostitutas, mas não houve indícios de violência sexual contra nenhuma delas. Nunca se descobriu a identidade do criminoso, e Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, disse certa vez acreditar que “Jack”, na verdade, era uma parteira doida.

***

Se uma estrela do mar for cortada em vários pedaços, cada um deles vai crescer e formar uma nova estrela completa.

***

Livros chineses publicados em 1044 revelam que naquela época já se fabricava a pólvora no Oriente.

***

Uma das formas de combater a febre amarela no Brasil, imaginaram, era soltar aqui pássaros que comessem os mosquitos que a transmitem. Então trouxeram pardais para o Rio de Janeiro, mas o pardal come mesmo são sementes e grãos. Proliferou pelo país todo, virou uma praga.

***

Santos Dummont se suicidou com depressão, contrariado com o uso do avião para bombardeios a São Paulo, durante a Revolução de 1932. Mas não foi a primeira vez que o avião foi usado com fins militares, no Brasil: na Revolta do Contestado já deturparam o uso do avião.  E o primeiro piloto militar brasileiro a morrer em ação foi João Ricardo Kirk, cujo avião caiu e ele morreu durante essa revolta, em 1o de março de 1915.

***

Os gregos tiveram colônias na atual Turquia, inclusive a cidade de Soles, onde a população tinha um dialeto muito peculiar, falava muito mal o grego. Disso originou a palavra solecismo, que é o mau uso da gramática.

***

A folha da vitória-régia, planta aquática famosa da Amazônia, chega a ter 2,5m de diâmetro, e fica sobre a superfície da água. Pode-se colocar até 40kg em cima dessa folha, de maneira bem distribuída, que ela não afunda. Em guarani, seu nome é urupé, e em tupi é aguapé-açu. O nome com que ficou famosa no mundo foi dado em homenagem à rainha Vitória, da Inglaterra, quando um explorador alemão levou a planta para o jardim botânico de Londres.

***

O Eixo Monumental, avenida de Brasília que começa em frente ao Congresso Nacional e passa pela Esplanada dos Ministérios, pelo setor hoteleiro etc., é o divisor entre o Norte e o Sul de Brasília. Tem 250 metros de largura e é considerado a avenida mais larga do mundo.

***

A prostituição era o principal negócio da cidade grega de Corinto, durante a antinguidade. Havia mais de mil mulheres no templo de Afrodite Porne. Como era de se esperar, Corinto era escala preferida pelos marinheiros.

***

Não é à toa que a palavra messalina virou sinônimo de mulher devassa, libertina. Valéria Messalina, que viveu de 22 a 48 da era cristã, mulher do imperador Cláudio, de Roma, era ninfomaníaca total, tinha relações sexuais com muitos cortesãos, depois passou a se interessar por artistas. Uma época teve predileção especial por um ator chamado Mnester, com quem tinha relações sexuais frenéticas. Deixou no corpo dele muitas marcas de unhadas. Às vezes saía pelos becos de Roma caçando homens. Uma vez, decorou seus aposentos como um prostíbulo e recebia homens ali, cobrando o valor pago a prostitutas comuns. Havia filas de homens.

***

Quem acha que a palavra inconstitucionalissimamente é grande, deveria ler a antiga fórmula da Cibalena, remédio para dor de cabeça. Ela vinha escrita no envelope e eu acabei – veja só que inutilidade – decorando o nome de um componente. Pior, eu me lembro dessa palavra até hoje: dimetilaminofenildimetilpirazolona (acreditem: não copiei de lugar nenhum, é decorado mesmo).

***

Acredita-se que Alexander Graham Bell, físico e eletricista nascido na Escócia e naturalizado estadunidense, inventou o telefone quando pesquisava uma maneira de curar sua mulher, que era surda-muda. Graham Bell manteve, entre 1876 e 1888, uma luta jurídica com o estadunidense Elisha Gray, que dizia ter sido ele o inventor do telefone. A justiça decidiu a favor de Graham Bell.

***

Em 22 de março de 1850, o poeta e deputado Pedro Pereira apresentou o primeiro projeto de abolição da escravatura no Brasil.

***

Existe em Fortaleza uma estátua de Iracema, mas não na praia de Iracema e sim na do Meireles, no local onde, segundo o romance de José de Alencar, ela ficou esperando o amado. Aliás, a praia de Iracema não é bem uma praia, é um antigo porto, e tem tradição de vida noturna.

***

Um certo Daniel, filho de um francês huguenote refugiado na Inglaterra, escreveu um livro chamado “O Consórcio – ou Transações no Mundo da Lua”, de ficção, imaginando uma máquina que viajava pelo espaço, mas não fez nenhum sucesso. Depois ele mudou seu sobrenome Foe para Defoe e publicou “As aventuras de Robinson Crusoé”.

***

Em 18 de julho de 1913, foi fixada por lei a “hora legal” brasileira, que dividiu o país em quatro fusos horários.

***

Os “dias santos” eram os verdadeiros feriados dos caipiras. Trabalhar em 7 de setembro ou 15 de novembro, por exemplo, era comum, mas não se trabalhava de jeito nenhum no dia de São Bento, protetor contra picadas de cobra. Por falar em santo protetor… aí vão alguns deles: São Benedito protege contra a fome, não deixa faltar alimento; São Francisco de Assis, todos sabem, é protetor dos animais em geral, mas os cachorros têm um protetor a mais, São Lázaro. Santa Luzia é protetora dos olhos e da visão e São Brás é protetor contra doenças na garganta.

***

O Brasil deu asilo político a alguns líderes da Comuna de Paris, esmagada em maio de 1871.

***

Potiguara, o gentílico de quem nasce no Rio Grande do Norte, significa comedor de camarão. Mas há historiadores que dizem que no início da colonização portuguesa os lusitanos pronunciavam petinguara, que significa mascador de fumo. Petim ou betim é tabaco na língua tupi.

***

Ditados sobre QUEM…
Quem anda pela cabeça dos outros é piolho.
Quem apanha de mulher não dá parte ao delegado.
Quem canta não assobia.
Quem casa com mulher feia não tem medo de assombração.
Quem com porcos se deita, farelos come.
Quem faz uma vez, faz duas ou três.
Quem mente precisa ter boa memória.
Quem muito se abaixa, o cu aparece.
Quem não furta nem herda, não tem senão merda.
Quem não sabe fingir, não sabe governar.
Quem nasceu pra ser tatu, morre cavando.
Quem ama o feio, bonito lhe parece.
Quem quer enricar em um ano, em seis meses o enforcam.
Quem rouba tostão é ladrão, quem rouba milhão é barão.
Quem se deita com menino, amanhece mijado.
Quem tem medo de cagar, não come.
Quem tem perna curta, levanta mais cedo e sai primeiro.

***

Assim falou Dario (jogador de futebol): “Não me venha com problemática, que eu tenho a solucionática”.

***

Assim falou Vicente Matheus (então presidente do Corinthians, sobre a versatilidade dos jogadores): “Jogador de futebol hoje tem que ser como o pato, que é um animal aquático e gramático”.

***

Confira o dossiê especial sobre a Copa e legado dos megaeventos, no Blog da Boitempo, com artigos de Christian Dunker, Bernardo Buarque de Hollanda, Flávio Aguiar, Antonio Lassance, Mouzar Benedito, Mike Davis, Mauro Iasi, Edson Teles, Jorge Luiz Souto Maior, entre outros!

***

Mouzar Benedito, jornalista, nasceu em Nova Resende (MG) em 1946, o quinto entre dez filhos de um barbeiro. Trabalhou em vários jornais alternativos (Versus, Pasquim, Em Tempo, Movimento, Jornal dos Bairros – MG, Brasil Mulher). Estudou Geografia na USP e Jornalismo na Cásper Líbero, em São Paulo. É autor de muitos livros, dentre os quais, publicados pela Boitempo, Ousar Lutar (2000), em co-autoria com José Roberto Rezende, Pequena enciclopédia sanitária (1996) e Meneghetti – O gato dos telhados (2010, Coleção Pauliceia). Colabora com o Blog da Boitempo quinzenalmente, às terças. 

3 comentários em Cultura inútil: Mil-homens: gol contra

  1. Olá acompanho sempre seus textos aqui no blog. Gosto muito. Gostaria de saber, mais sobre o asilo politico dado pelo Brasil aos lideres da Comuna de Paris. É possível nos indicar referências Literárias?. Abraços;

    Curtir

  2. mouzarbenedito@yahoo.com.br // 20/06/2014 às 15:15 // Responder

    Prezado Janjão,
    Fui juntando essas informações no computador há anos e não me lembrei de deixar registrada a fonte. Vou ver se consigo me lembrar.
    Abraços.
    Mouzar

    Curtir

  3. cipó-mil-homens é uma roubada, ja pesquisei muito sobre essa planta e ela realmente tem o efeito contrário. O negócio é tesão de vaca hehe 🙂

    Curtir

1 Trackback / Pingback

  1. Žižek: 2 anos de prisão de Assange: Como o Wikileaks abriu nossos olhos para a ilusão da liberdade | EVS NOTÍCIAS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: