Eleições 2026, primeiros resultados: tentativa de análise em cinco teses.
Fonte: Agência Brasil
Por Ronaldo Tadeu de Souza
“Os resultados da luta justificam as vítimas que causou? Pergunta estéril e profundamente retórica […] e o tolo [ainda] espera uma resposta”.
Lênin In: Trotsky, A Revolução Russa (Conferência)
Não estava gritando com você, Tish.
Eu sei.
Não chora, por favor, […] é ruim para o bebê.
Me dá um sorriso, Tish.
Assim está bem […] Me dá um beijo.
Beijei o vidro. Ele beijou o vidro.
Ah, querida [Tish], me tira daqui [dessa prisão]
Vou tirar. Aguenta mais um pouco. [Vou] te tirar, prometo […]
James Baldwin, Se a Rua Beale Falasse
As eleições de 2026 apresentaram parcialmente seus resultados na noite do último domingo. As duas casas legislativas, Câmara e Senado, já têm seus nomes definidos; em alguns estados os governadores estão escolhidos, é o caso de São Paulo, com o Rio de Janeiro tendo que adiar o resultado para um 2º Turno1; e na Presidência da República a competição final foi adiada para o dia 25 de outubro. Qual o quadro geral que se apresenta? Quais as nuances no interior dele? O que esperar do Segundo Turno para a disputa presidencial, a partir dos números do Primeiro? O que Lula, o PT, nós verdadeiramente de esquerda, podem(os) fazer no Segundo Turno em desvantagem diante de Flávio Bolsonaro e a direita intransigente? Proponho no que segue cinco teses de caracterização. Serão tentativas apenas, no intuito de se aproximar de respostas a essas indagações.
Tese um.
O quadro geral depois de 4 de outubro configurou ao menos três situações.
1) Alguns foram tomados de surpresa com a vitória de Flávio Bolsonaro obtendo 47% dos votos; Lula conseguiu 45%, e na parte final de apuração das urnas. A Quaest e seu pesquisador-sênior, o cientista político Felipe Nunes, já apontavam que poderia ocorrer da candidatura bolsonarista superar a do petista – com o eventual deslocamento das quatro candidaturas de direita para ela (o assim chamado voto útil, de última hora). Com efeito, e de fato, foi uma derrota dura para a esquerda da “ordem”. O que, por conseguinte, lança o filho mais velho de Jair Bolsonaro com vantagem para vencer o pleito daqui a vinte dias. Lula e os organizadores de campanha terão de conquistar a princípio ao menos 3% dos votos; além disso, terá de no mínimo neutralizar a transferência de eleitores de Ronaldo Caiado, Augusto Cury, Zema e Renan Santos para Flávio Bolsonaro. E conquistar os 20 milhões, de acordo com Lula no discurso após o fim da apuração no domingo à noite, de indecisos. O cenário é brutalmente nefasto.
2) O quadro geral se agrava, drástica e atrozmente, da perspectiva da esquerda, na medida em que no principal Estado da federação, São Paulo, Fernando Haddad, foi esmagado por Tarcísio de Freitas: aqui o escrutínio decidiu-se no 1º Turno. Não podemos nos eximir no futuro próximo – esse é o comentário de Pedro Alcântara, militante radical da esquerda do PT, em entrevista no Programa Manhã Brasil/Canal Jones Manoel de 05/10/2026 – de entendermos que os arranjos do PT “liberal” paulista que circunda em torno de Haddad fracassou, absolutamente. E mais: ainda será necessário avaliar, orientado pela crítica radical, quais as responsabilidades de Fernando Haddad nos insucessos de Lula e do conjunto do PT, uma vez que ele foi o político mais importante do Terceiro Mandado de Lula, sendo o Ministro da Fazenda e “decidindo” os destinos materiais da nação, do povo, com uma série de medidas anticlasse trabalhadora – exceção à medida de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais. Bem como dele enquanto intelectual-político (verdade seja dita, ele revolucionou a educação superior com a introdução do Enem, permitindo com que a paisagem de classe, de raça e de gênero das universidades públicas brasileiras mudasse radical e estruturalmente, trazendo descontentamento para setores brancos idiotizadas do mundo campi, inclusive de esquerda, a isso Haddad merece o total elogio, reconhecimento, e guarda seu nome na história ao menos da educação brasileira), que perdeu uma eleição para a prefeitura de São Paulo, para um iniciante João Doria, que circulava pela noite paulistana de camisa social com gola estruturada, terno provavelmente Ricardo Almeida e tênis branco sem meia, no 1º Turno em 2016, dentre outras derrotas.
3) No Senado, a direita devastou a esquerda sob qualquer ângulo de análise, e coloca os ministros do STF, os que são desafetos dos conservadores extremistas (Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes à frente), em risco real. Em síntese: o projeto da elite e da burguesia branca dominante de intensificação do regime de acumulação de capital com vistas à recomposição da taxa de lucro (custe o que custar), e o artigo do cineasta João Moreira Salles sobre quem se reunia em jantares com Flávio Bolsonaro não deixa dúvidas, segue ainda vigoroso e extensivo. Não se pode perder do horizonte que nosso capitalismo de “cangaço”2 (Rodrigo Nunes e Paulo Arantes) segue adequando as instituições políticas da democracia a seus interesses a contento. E os que irão sofrer serão, principalmente, mas não só por óbvio, os/as de pele preta, infelizmente, como sempre.
Tese Dois
Qual foi, ou quais foram, o erro de Lula, do PT e da esquerda da “ordem” nesta eleição, até o momento, e que poderá se refletir no 2º Turno para a presidência?
Dado que outras análises de médio prazo já fizeram o diagnóstico de que no geral a falta de medidas econômicas e sociais que impactasse não só a vida concreta dos de baixo, mas a estrutura de sentimentos da sociedade (Raymond Williams), me detenho aqui no registro do ad hoc, no âmbito da tática eleitoral frente a direita intransigente.
Não precisamos ser ingênuos; claro está que a esquerda radical tem seus erros, que são crassos e muitos (já escrevi sobre isso em outra ocasião), além de irresponsáveis… Contudo, e neste aspecto a dialética básica, rudimentar mesmo, tosca até, funciona, pois a direita possuía mais de uma candidatura (de passagem, cabe dizer, que é necessário passarmos seriamente a entender a direita para além do bolsonarismo, que no atual momento histórico, Katechons contrarrevolucionárias são forjadas em quantidades satisfatórias) e, tendencialmente, convergem para um único punho-de-aço para combater os de baixo e seus representantes. Dessa forma, teria sido mais do que recomendável que se travasse diálogos, conversas e propostas de organização de outra (outras se fosse possível…) candidatura de esquerda, de tal modo a não só desgastar nas disputas do dia-a-dia da campanha eleitoral as candidaturas de direita, mas de abrir espaço para a reabsorção, ou mesmo o voto útil no 1º Turno, desses votos em uma eventual segunda rodada de competição.
É certo que hoje sabemos disso e, portanto, não escapamos de sermos engenheiros de obra pronta – entretanto, não nos isenta, ou não isenta a esquerda da “ordem” de ter cometido erro tão fatal. O desprezo ingênuo à força relativa; uma força de ânimo, de temperamento, de esperança e sonho, e também, concreto e de compreensão teórica que eles possuem do país e da política, da esquerda radical e revolucionário, é algo equivocado para dizer o mínimo, para não falar de uma análise tola e estupidamente elitista. E que está nos custando caro, agora. Pois de onde estabelecer a “transferência” de votos para Lula e o PT? Os eleitores de Caiado, Zema e Santos, em tese, não terão nenhuma dúvida em quem irão votar…
Tese três
E na câmara dos Deputados Federais? Adianto que não tenho condições de analisar os números com precisão para examinar o sentido geral dos resultados eleitorais, me detenho em um ponto de vista apenas. Assim: Erika Hilton (PSOL) 6,73% [1.596.472], Sâmia Bomfim (PSOL) 2,46% [583.107], Fernanda Melchionna (PSOL) 4,59% [280.262], Guilherme Cortez (PSOL) 1,16% [275.450], Professora Luciene Cavalcante (PSOL) 1,07% [253.778], Jones Manoel (PSOL) 4,73% [249.077], Duda Salabert (PSOL) 2,00% [229.535], Fábio Felix (PSOL) 13,41% [224.224], Rick Azevedo (PSOL) 2,16% [191.371], Talíria Petrone (PSOL) 1,38% [122.500], Natália Boulos (PSOL) 0,48% [114.552], Glauber Braga (PSOL) 0,97% [86.314], Pastor Henrique Vieira (PSOL) 0,88% [77.584], Sônia Guajajara (PSOL) 0,23% [54.207], Ana Elisa (PT) 4,57% [524.219], Renato Freitas (PT) 1,84% [115.227], Elias Jabbour (PCDOB) 1,17% [103.219].
Definitivamente: houve e há um ganho qualitativo considerável. Isto porque nomes expressivos da esquerda radical conseguiram se reeleger, e a eles e elas vieram compor uma nova geração de políticos, teóricos e intelectuais de esquerda com consistentes tendências antissistema. Neste sentido preciso, a esquerda saiu “vitoriosa”: é um dado objetivo e subjetivo que emergiu dessa eleição. Por exemplo, a única bandeira concreta de mobilização que temos até o momento para enfrentar Flávio Bolsonaro e o conjunto da direita, o fim da escala 6 por 1, foi conformada, defendida e levada à frente, predominantemente, por esse grupo agora reeleito e eleito. Não podemos perder isso de vista.
Tese quatro
As eleições de domingo 04/10 demonstraram duas circunstâncias. Por um lado, que o campo da disputa eleitoral, e é urgente que isso seja sedimentado novamente em nós, não é um espaço político favorável para o conjunto da esquerda. O fato de o PT e Lula terem governado o país em quatro ocasiões (2002-2006, 2006-2010, 2010-2014, 2022-2026) não desfaz a verdade de que a competição schumpeteriana pelo voto, sobretudo na era das redes sociais, do personalismo potencializado pela técnica (berlusconização da política como afirma Perry Anderson), da exploração da cultura da celebridade e da gestão estatal do neoliberalismo não beneficia aqueles e aquelas que lutam por uma sociedade justa e igualitária, isso significa que a eventual derrota pode com todas as debilidades advindas com ela, e são muitas (não somos Polianas da vez) conduzir a esquerda em geral e a radical para outras instâncias da ação política. Pode ainda revigorá-la (reorganizando as fileiras, organizando nosso ódio, soerguendo a subjetividade dos trabalhadores que irão enfrentar as medidas do Ajuste Fiscal Fascista dos Bolsonaros, elaborando táticas coletivas novas, adensando a construção partidária pela base etc).
Por outro lado, não podemos ser domesticados pela mídia corporativa, os capitalistas da comunicação, que buscam, sistematicamente, disseminar a percepção de uma derrota totalmente avassaladora, em especial para contenda presidencial, como se os 47% de Flávio Bolsonaro eliminasse os 45% de Lula. Ora, em uma eventual derrota teremos metade do país ao nosso lado, indignado, insatisfeito, com sentimento verdadeiro de mudança, e em alguns casos prontos para o combate de classes; ademais, e nisso o tirocínio lulista é ciente de si e da situação ao qual se encontra. Há ao menos vinte milhões de votos para serem disputados – no corpo-a-corpo, nas ruas, nas redes sociais, nos bairros mais pobres, com os idosos ausentes no 1º Turno etc. Se os votos em Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Renan Santo e Augusto Cury serão, inevitavelmente, transferidos para Flávio Bolsonaro: temos, é preciso insistir, vinte milhões de votos para que Lula consiga vencer o 2º Turno.
Tese cinco
Por fim, se estamos a enfrentar o fascismo, exige-se coerência tática. Ora, é o momento derradeiro daquilo que na teórica socialista clássica ficou conhecido como frente única. Ao lado da frente ampla, é urgente construir uma unidade de ação com a esquerda radical e revolucionária, e sua capacidade de agitação, disposição para a luta político-social e anseio de mudança. É de responsabilidade do Partido dos Trabalhadores e dos que defendem a “democracia” (intelectuais, formadores de opinião, mídia segmentada, universidade, sindicados, movimentos sociais) mover esforços de diálogo, conversação franca e realística e abertura de espírito – na base de compromissos, evidentemente – com as jovens organizações da esquerda radical, de tal modo que esses atuem, via os aparelhos que possuem, seus partidos, sindicatos que dirigem, coletivos de juventude, DCE’s, na concretude cotidiana desses quinze dias, objetivando o vinte milhões de eleitores e eleitoras que ou votaram nulo ou votaram em branco.
Nos dias que antecederam seu assassinato pelo governo socialdemocrata de Ebert-Noske-Scheidemann, que utilizaram os Freikorps, as tropas paramilitares instrumentalizadas pela burguesia alemã e que germinaram a SA nazista (grupos de assalto e extermínio físico de comunistas, trabalhadores, judeus, não-brancos, não alemães) anos depois, Rosa Luxemburgo escreveu um dos mais belos textos da história intelectual da esquerda e do socialismo, A Ordem Reina em Berlim. O que ela diz ali? Dentre outras considerações, Rosa afirma que “o caminho para [a esquerda] […] está inteiramente pavimentado de derrotas […] no entanto, essa mesma história leva irresistivelmente, passo a passo, à vitória final”. E conclui alertando que “onde estaríamos nós hoje sem essas ‘derrotas’ das quais extraímos experiência histórica, conhecimento, poder e idealismo?”
A águia da revolução, como a chamavam os socialistas da época, escreveu tais linhas após o esmagamento cruel e sanguinário empreendido pela contrarrevolução, no instante imediato cujo o crânio dos trabalhadores e comunistas assassinados ficaram irreconhecíveis com as coronhadas recebidas. (“Os filhinhos da burguesia, […] [dos herdeiros] dourados [e] dos oficiais” tinham uma coragem imensa digna de um “pigmeu” nesses dias de enfrentamento aos operários famintos, descalços e desarmados).
Não se trata de romantismo nostálgico; não temos nada decidido, o processo eleitoral, mesmo que desvantajoso e adverso, nestes próximos quinze dias segue em aberto. A lembrança de Rosa Luxemburgo de que vitórias por vezes são antecedidas por derrotas, é a lembrança de que a esperança e o ideal de uma humanidade redimida e livre do sofrimento (imposto pelo capital e seus sicários) podem ser transformadas em armas concretas e poderosas de luta por nós e pelos de baixo.
Notas
- Por questões judiciais o Rio de Janeiro pode não ter 2° Turno. ↩︎
- Há um ensaio escrito pela socióloga e professora da Unifesp-Jacú Pêssego, Joana Barros, em que a noção de “Cangaço”, referenciada a partir do romance Grande Sertão: veredas de Guimarães Rosa, e lido na chave das potencialidades de subversão da ordem social e política vigente – em especial a personagem ambígua de Diadorim. Ver: Joana Barros – Diadorim, Minha Neblina: modernização brasileira figurada no sertão rosiano. Revista Entreletras (Araguaína), v. 14, nº 3, 2023. ↩︎
*** Ronaldo Tadeu de Souza é professor no Departamento de Ciência Político do IFCS-UFRJ, pesquisador do Centro de Estudos em Cultura Contemporânea-CEDEC, do Grupo de Pesquisa Democracia e Teoria-GPDET-UFRJ/CNPq e coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Política e Pensamento Crítico-LIEPPC-DCP/UFRJ.
ASSINE O ARMAS DA CRÍTICA

A descolonização que está por vir: ensaio de teoria política
Muryatan Santana Barbosa
Neste ensaio conciso, que combina profundidade filosófica, pesquisa acadêmica e intervenção crítica, Muryatan Barbosa apresenta aos leitores uma teoria política da descolonização — o que ele chama de “descolonização autodeterminada” — como alternativa às abordagens pós-coloniais, decoloniais e contracoloniais que atualmente dominam os debates contemporâneos. Para o autor, a autodeterminação dos países do Sul global só é possível com a construção de macronações autônomas no médio e longo prazo.

Abordando a descolonização como um fenômeno global e de longa duração, o livro examina as experiências americanas e afro-asiáticas. Dividido em duas partes — uma teórica e outra histórica e empírica —, a obra investiga os desafios políticos e conceituais impostos por esse processo, ao mesmo tempo em que busca atualizar e renovar o pensamento anticolonial e anti-imperialista.
Com uma forte trajetória intelectual que trafega entre a pesquisa acadêmica e o debate político, Muryatan oferece em A descolonização que está por vir: ensaio de teoria política, uma contribuição original às discussões contemporâneas sobre colonialismo, emancipação e teoria política.

ASSINE ATÉ 16 DE OUTUBRO E RECEBA EM CASA
📕📱 Livro A descolonização que está por vir: ensaio de teoria política, de Muryatan Santana Barbosa, em formato impresso e e-book
🎁 Livreto O Futebol como Arte, de Raí Oliveira.
🎁 Adesivo e marcador de páginas exclusivos
📰 Materiais multimídia para expandir a leitura
🛒 30% de desconto em todos os livros da Boitempo em nosso site
Descubra mais sobre Blog da Boitempo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário