Curso completo de introdução a Giorgio Agamben liberado na TV Boitempo!

Composto por duas aulas com especialistas na obra do autor, uma live de lançamento e um vídeo de apresentação de "O que é a filosofia?", o curso é voltado tanto para aqueles que buscam uma introdução a Agamben quanto aos que desejam se aprofundar nesse incontornável nome da filosofia política.

Giorgio Agamben nasceu em Roma em 1942. Um dos principais intelectuais de sua geração, ministrou cursos em várias universidades europeias e norte-americanas, recusando-se a prosseguir lecionando na New York University em protesto à política de segurança dos Estados Unidos. Foi diretor de programa no Collège International de Philosophie de Paris, ministrou aulas de Iconologia no Istituto Universitario di Architettura di Venezia (Iuav), afastando-se da carreira docente no final de 2009. Sua obra, influenciada por Michel Foucault e Hannah Arendt, centra-se nas relações entre filosofia, literatura, poesia e, fundamentalmente, política.

Pela Boitempo publicou Estado de exceção (2004), Profanações (2007), O que resta de Auschwitz (2008), O reino e a glória (2011), Opus dei (2013), Altíssima pobreza (2014), Pilatos e Jesus (2014), O mistério do mal (2015), O uso dos corpos (2017), O fogo e o relato (2018), Signatura rerum (2019), Reflexões sobre a peste (2020) e O que é a filosofia? (2022).

Em homenagem aos seus 80 anos em 2022, realizamos em abril o curso de Introdução a Giorgio Agamben, que teve como objetivo apresentar o pensamento crítico do autor a partir de temas fundamentais à sua obra: a violência e a arbitrariedade do Estado de exceção, o horror de Auschwitz, as relações entre sagrado e profano, os conceitos de inoperosidade, forma-de-vida e homo sacer, e as discussões sobre o método filosófico.

Composto por duas aulas com especialistas na obra do autor, uma live de lançamento e um vídeo de apresentação de O que é a filosofia?, o curso é voltado tanto para aqueles que buscam uma introdução a Agamben quanto aos que desejam se aprofundar nesse incontornável nome da filosofia política.

Todas as aulas do curso podem ser vistas nessa playlist em nosso canal no YouTube, mas também é possível conferir cada uma delas mais abaixo neste post. Não se esqueça de se inscrever na TV Boitempo para receber nossos vídeos em primeira mão.

* * *

Introdução a Giorgio Agamben

Aula #1 | O Estado de exceção

Com Edson Teles e mediação de Ana Carolina Martins.


Aula #2 | Homo sacer

Com Vinícius Nicastro Honesko e mediação de Caio Paz.


Lançamento de O que é a filosofia?

Com Carla Rodrigues, Isabela Pinho, Raul Antelo e mediação de Juliana Monteiro.


Giorgio Agamben e a linguagem

Com Patricia Peterle.


O que é a filosofia?, de Giorgio Agamben

Em O que é a filosofia?, Giorgio Agamben aborda um tema que o acompanhou desde o início de suas reflexões: a relação entre as palavras e as coisas. A partir daí, o autor constrói não uma definição, mas uma caracterização do fazer filosófico. Recorrendo a uma interpretação peculiar da obra de Platão, Agamben investe na fixação daquilo que pressupõe a palavra, a fala e a escrita: o indizível, o que escapa à conceituação.

Nos cinco ensaios que compõem a obra, investigação arqueológica e teórica estão intimamente ligadas: a reconstrução paciente da forma como o conceito de linguagem foi inventado é acompanhada por uma tentativa de restaurar o pensamento a seu lugar na voz. Avança assim para interrogar o nexo sempre intuído entre filosofia e ciências, assim como as crises decisivas pelas quais passam ambos os saberes. Trata-se de emprego exemplar dos métodos, procedimentos e da poética que marcaram Agamben como um dos intérpretes mais prestigiados de nossa época.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: