Série completa sobre Caio Prado Júnior na TV Boitempo!

Já está disponível a série completa sobre Caio Prado Júnior, apresentada pelo historiador Fernando Novais, na TV Boitempo.

Já estão disponíveis os vídeos da série Caio Prado Júnior: sempre um historiador, em que Fernando Novais comenta a obra e o legado de Caio Prado Júnior. A série marca o lançamento de História e desenvolvimento: a contribuição da historiografia para a teoria e prática do desenvolvimento brasileiro, primeira obra de um conjunto de publicações do historiador marxista que a Boitempo publicará ao longo dos próximos anos, sob coordenação de Luiz Bernardo Pericás.

Fernando Novais comenta o lugar de História e desenvolvimento na obra de Caio Prado Júnior, analisa o papel do autor no marxismo latino-americano, compara seu trabalho com o de Gilberto Freyre e, por fim, comenta como o historiador se tornou mestre de uma geração sem nunca ter sido de fato professor.

Clique aqui para salvar a playlist completa ou confira os vídeos um a um abaixo neste post. Não se esqueça de se inscrever na TV Boitempo para receber nossos vídeos em primeira mão. Toda segunda, quarta e sexta tem conteúdo novo no canal!

Os vídeos foram gravados na sede da Boitempo no final de 2021, em entrevista concedida por Fernando Novais a Isabella Meucci, com assistência de Uva Costriuba.


História e desenvolvimento, de Caio Prado Júnior

Com uma maestria que poucos detém, Caio Prado navega com facilidade pelos temas da economia política, entrelaçando-os à história, e contesta, nesta obra, a adequação da política econômica à época para um “real progresso” do Brasil e sua população. Para ele, o desenvolvimento e o crescimento econômicos constituem temas essencialmente históricos que teriam sido monopolizados de modo indevido pela economia.

O livro conta com a introdução do autor escrita para a edição de 1972 e o consagrado prefácio de Florestan Fernandes para a edição de 1989; além de inéditos texto de orelha do historiador Fernando Novais, quarta capa do cientista político Paulo Sérgio Pinheiro e posfácio da economista Leda Paulani.

Para conhecer a vida de Caio Prado Júnior, confira Caio Prado Júnior: uma biografia política, ambiciosa obra de Luiz Bernardo Pericás e também Caio Prado Júnior: o sentido da revolução, de Lincoln Secco, ambos publicados pela Boitempo.


História e desenvolvimento, de Caio Prado Júnior

Qual o lugar do livro História e desenvolvimento na obra de Caio Prado Júnior?


O marxismo de Caio Prado Júnior

Ortodoxo ou não-ortodoxo? Herege ou renegado? Fernando Novais, professor emérito da USP, analisa o lugar de Caio Prado Júnior no marxismo, comparando o historiador brasileiro com outro importante nome do pensamento crítico da América Latina: José Carlos Mariátegui.


Gilberto Freyre nostálgico e Caio Prado Júnior utópico?

Seria Gilberto Freyre nostálgico e Caio Prado Júnior utópico? O historiador Fernando Novais comenta sobre as diferentes interpretações do Brasil feitas pelos autores.


Caio Prado Júnior: mestre de uma geração

Como Caio Prado Júnior influenciou tantos autores sem nunca ter sido professor de carreira? O historiador Fernando Novais comenta a centralidade de Caio Prado Júnior para sua geração.

***

Saiba mais:
Blog da Boitempo: Obra de Caio Prado Júnior nasce da rebeldia moral, por Florestan Fernandes
Blog da Boitempo: Guia de leitura de História e desenvolvimento | ADC#13
TV Boitempo: Lançamento de História e desenvolvimentocom Leda Paulani, Antonio Carlos Mazzeo e Marcelo Bamonte (mediação)
Jacobin: A economia política do Brasil e seu mestre soberano, por Leda Paulani
Jornal da USP: Para Caio Prado Júnior, economia é inseparável da história


TV Boitempo

A TV Boitempo é atualmente o maior canal de vídeos do mercado editorial brasileiro. Com uma programação semanal, disponibilizamos séries exclusivas com nossos autores e colaboradores, além de vídeos de debates, palestras e cursos promovidos pela editora. Além desse ciclo de debates, há em nosso acervo dezenas de cursos completos disponíveis e centenas de vídeos ao todo. Alguns destaques são os cursos Feminismo e democracia, conduzido pela cientista política Flávia Biroli; Introdução ao pensamento de Angela Davis, conduzido por Raquel Barreto, Angela Figueiredo e Conceição Evaristo; curso Democracia: história, formas e possibilidades, com Marilena Chauí, Antonio Carlos Mazzeo, Virgínia Fontes e Luis Felipe Miguel; além das série Léxico Marx, em que alguns dos maiores estudiosos da obra marxiana destrincham conceitos-chave do vocabulário marxiano, e das colunas mensais Café Bolchevique, com Mauro Iasi e Conversas Impertinentes, com Virgínia Fontes. Clique aqui para se inscrever no canal e receber nossas novidades audiovisuais em primeira mão!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: