2021 em vídeos e eventos: uma retrospectiva do ano na TV Boitempo

Uma seleção dos nossos vídeos e eventos mais vistos no ano para os nossos camaradas!

Para continuar no clima das retrospectivas e listas de final de ano, fizemos uma seleção dos vídeos e eventos que rolaram na TV Boitempo. Aproveite para ver tudo que aconteceu no ano e se inscreva no canal para não perder mais nada a partir de agora!

De janeiro a dezembro de 2021 foram 170 novos vídeos, 33 lives de lançamento, 5 cursos online e gratuitos, 5 séries completas e 15 vídeos das colunas regulares que compartilhamos com o nosso público. Durante todo o ano, tivemos quase 4 milhões de visualizações em nossos vídeos e já ultrapassamos os 308 mil inscritos, o que consolida a TV Boitempo como o maior canal de editoras da América Latina e um dos maiores do mundo.

Confira a live que marcou os 300 mil inscritos, com os nossos queridos colunistas Mauro Iasi e Virgínia Fontes, mediação de Artur Renzo:


LIVES DE LANÇAMENTO

Lançamento de China: o socialismo do século XXI, com Elias Jabbour, Dilma Rousseff, Silvio Almeida e Tings Chak (mediação):

Debate de lançamento da Margem Esquerda #37, com dossiê sobre a China, com Elias Jabbour, Maurilio Botelho e Bruna Della Torre (mediação):

Debate de lançamento de Camarada: um ensaio sobre pertencimento político, de Jodi Dean, com Christian Dunker, Jones Manoel, Manuela D’Ávila e Marcelo Bamonte (mediação):


CURSOS

Curso Introdução a István Mészáros: um clássico do século XXI, com aulas de Maria Orlanda Pilassi, Ruy Braga, Ester Vaisman, Ricardo Antunes e Valério Arcary. O curso marcou a publicação de Para além do Leviatã, inédito de Mészáros publicado pela Boitempo em 2021:

Introdução ao pensamento de Angela Davis, com aulas de Raquel Barreto, Angela Figueiredo e Conceição Evaristo a partir das obras Uma autobiografia, A liberdade é uma luta constante, Mulheres, cultura e política, Mulheres, raça e classe:

Curso de introdução do pensamento crítico com aulas sobre Slavoj Žižek, Angela Davis, David Harvey, Nancy Fraser, Domenico Losurdo, Maria Rita Kehl, Silvia Federici, Giorgio Agamben, Judith Butler, István Mészáros, Patricia Hill Collins e Michael Löwy:

Introdução ao pensamento feminista negro com aulas sobre Angela Davis e Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Audre Lorde e Conceição Evaristo, Michelle Alexander, Patricia Hill Collins e bell hooks:

Curso de Introdução a David Harvey, com aulas de Raquel Rolnik, Marcio Pochmann, Leda Paulani, Mariana Fix e Ermínia Maricato:


DEBATES E SEMINÁRIOS

Por um feminismo para os 99%, ciclo de debates internacionais com Silvia Federici e Sonia Guajajara, Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya, Judith Butler e Preta Ferreira, Patricia Hill Collins e Sirma Bilge:

Ciclo de debates no aniversário de Marx, o dia M, com Michael Löwy, Ruy Braga e Sofia Manzano, Jones Manoel e Priscilla Santos, José Paulo Netto e Ana Paula Salviatti, Maria Lygia Quartim de Moraes, Bruna Della Torre e Helena Silvestre, Bhaskar Sunkara, Nancy Fraser e Osvaldo Coggiola, Kohei Saito e Sabrina Fernandes:

1º Seminário DE-BRüke – Filosofia Marxista com aulas sobre Ernst Bloch, György Lukács e Louis Althusser.

II Seminário Crítica do Direito e Subjetividade Jurídica, coordenado por Alysson Mascaro:


SÉRIES

Série com Silvia Federici sobre seu lançamento de 2021 pela Boitempo, O patriarcado do salário: notas sobre Marx, gênero e feminismo (v.1):

Redescobrindo o jovem Marx, série em que o renomado pesquisador alemão Michael Heinrich nos convida a redescobrir o período de juventude do filósofo e revolucionário ao longo de sete episódios. Organizada em torno do livro Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: biografia e desenvolvimento de sua obra (vol. 1):

O último Marx, série em que Marcello Musto apresenta os últimos anos de vida de Karl Marx, organizada em torno do livro O velho Marx: uma biografia de seus últimos anos (1881-1883):


Léxico Marx aborda conceitos chave do instrumental marxiano apresentados por alguns dos maiores estudiosos da obra de Marx no Brasil e no mundo!

Dicionário gramsciano, série em que o pensamento de Antonio Gramsci é destrinchado por alguns dos mais importantes estudiosos de sua obra no mundo. Orientada pelo livro Dicionário gramsciano, organizado por Guido Liguori e Pasquale Voza, que conta com mais 600 verbetes.

COLUNAS

No Café Bolchevique, Mauro Iasi discute conceitos-chave da tradição marxista a partir de reflexões sobre acontecimentos da conjuntura política e social recente no Brasil e no mundo.

Conversas impertinentes, a coluna mensal com a historiadora Virgínia Fontes, sempre com temas polêmicos tratados de maneira brilhante.

Razão quente, a coluna de Boaventura de Sousa Santos, com análises políticas e sociológicas feitas a quente para os leitores da Boitempo por nosso atento observador lusitano.

ARMAS DA CRÍTICA

Vídeos feitos especialmente para ajudar nossos leitores a fazerem uma leitura crítica dos livros da nossa biblioteca para pensar e transformar o mundo:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: