Guia de presentes Boitempo (I)

Uma seleção de nossos livros em diversas categorias para te ajudar com o presente de quem você ama ou para escolher sua próxima leitura!

Com o final do ano e as férias chegando, sabemos que os livros são os melhores presentes e também a companhia certa para o descanso de nossos camaradas. Por isso, separamos nossos livros em diversas categorias para você presentear aquela pessoa especial nesse momento (ou para você mesmo)!

Nessa primeira parte da seleção, temos livros para quem deseja unir pensamento e ação, para quem quer conhecer a vida e a obra de Marx, além dos legados do marxismo, biografias de fôlego para aqueles que buscam se inspirar nas trajetórias de grandes mulheres e homens, e até dicas para quem quer se divertir entre amigos e aprender sobre a luta de classes.


O QUE FAZER?
Para quem quer pensar e agir

O que fazer? Questões candentes de nosso movimento, de Vladímir Ilitch Lênin
Publicado em 1902, o livro apresenta as linhas gerais do que seria chamado mais tarde de “partido leninista”, indicando as tarefas de organização necessárias ao desenvolvimento da revolução.

Como ser anticapitalista no século XXI?, de Erik Olin Wright
Um livro com forte ênfase no ativismo e na militância, pouco afeito a academicismos e voltado para os problemas reais da construção de uma alternativa anticapitalista hoje

Camarada: um ensaio sobre pertencimento político, de Jodi Dean
Neste ensaio com recortes e análises bastante originais, Jodi Dean nos oferece uma teoria da camaradagem. Camaradas são pessoas que se encontram de um mesmo lado de uma luta política.


MANIFESTOS
O que queremos? O que podemos? Como caminhamos?

Manifesto Comunista/ Teses de Abril, de Karl Marx, Friedrich Engels e Vladímir Ilitch Lênin
A Revolução Russa de 1917 transformou o Manifesto Comunista no texto fundamental para socialistas em todo o mundo. Esse volume coloca a obra mais famosa de Marx e Engels ao lado de outro texto clássico, Teses de abril, o manifesto revolucionário de Lênin que eleva a política a uma forma de arte. 

O manifesto socialista: em defesa da política radical numa era de extrema desigualdade, de Bhaskar Sunkara
Um mergulho descontraído e informativo na história do socialismo desde suas origens com Marx e Engels, passando pelas experiências decisivas do século XX, para apresentar uma visão realista de como pode ser o futuro dessa tradição política hoje.

Feminismo para os 99%: um Manifesto, de Nancy Fraser, Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya
Inspiradas pela erupção global de uma nova primavera feminista, Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser, organizadoras da Greve Internacional das Mulheres (Dia sem mulher), lançam um manifesto potente sobre a necessidade de um feminismo anticapitalista, antirracista, antiLGBTfóbico e indissociável da perspectiva ecológica do bem viver.


MARX FUNDAMENTAL
Por onde começar a ler Marx e Engels?

O Capital [Livro 1], [Livro 2], [Livro 3], de Karl Marx
O clássico de Marx foi originalmente publicado na Alemanha em 1867 e é considerado a mais profunda investigação crítica do modo de produção capitalista.

A ideologia alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels
Considerada por muitos estudiosos a obra de filosofia mais importante de Marx e Engels. Escrita entre os anos 1845-1846, representa a primeira exposição estruturada da concepção materialista da história.

O 18 de brumário de Luís Bonaparte, de Karl Marx
Célebre análise de Karl Marx sobre o processo que levou da Revolução de 1848 para o golpe de Estado de 1851 na França.

Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels
No final de fevereiro de 1848, foi publicado em Londres um pequeno panfleto que acabaria por se tornar o documento político mais importante de todos os tempos.


A VIDA DE MARX EM TRÊS BIOGRAFIAS
Para entender a vida, a obra e o tempo de Marx

Karl Marx: uma biografia, de José Paulo Netto
Com maestria e erudição, José Paulo Netto nos conta a história de Karl Marx neste livro fundamental, fruto de uma vida inteira dedicada ao estudo da obra marxiana.

Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna, de Michael Heinrich
Neste primeiro volume, o autor investiga os anos iniciais de Marx, de sua infância aos anos de formação intelectual, em que doutorou-se na Universidade de Iena. 

O velho Marx: uma biografia de seus últimos anos (1881-1883), de Marcello Musto
Análise perspicaz dos anos finais e ainda pouco explorados da vida de Karl Marx. Combinando rigorosa abordagem acadêmica com uma escrita acessível.


MARXISMOS
As histórias do marxismo, suas polêmicas e desafios

Considerações sobre o marxismo ocidental/ Nas trilhas do materialismo histórico, de Perry Anderson
Perry Anderson examina meio século de trajetória do ‘marxismo ocidental’, vertente contraposta ao ‘marxismo-leninismo’ soviético de então. 

O marxismo ocidental: como nasceu, como morreu, como pode renascer, de Domenico Losurdo
Domenico Losurdo conta a parábola do marxismo ocidental: seu nascimento, sua evolução e sua queda. Uma obra polêmica e combativa, que pode ser considerada uma espécie de acerto de contas com o percurso do marxismo ocidental.

Do marxismo ao pós-marxismo?, de Göran Therborn
Planejado como um mapa e uma bússola, o livro situa os espaços de pensamento e as práticas de esquerda; identifica o legado do marxismo do século XX como teoria crítica e analisa o pensamento radical mais recente.


MULHERES DE LUTA
Vamos conhecer as vidas combativas de mulheres revolucionárias?

Rosa Luxemburgo: pensamento e ação, de Paul Frölich
Publicado originalmente em 1939, o livro de Frölich é considerado ainda hoje uma obra de referência indispensável por apresentar, com grande inteligência e empatia, a apaixonante vida da filósofa e economista marxista.

Uma autobiografia, de Angela Davis
Lançada originalmente em 1974, a obra é um retrato contundente das lutas sociais nos Estados Unidos durante os anos 1960 e 1970 pelo olhar de uma das maiores ativistas de nosso tempo.

Olga Benário Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo, de Anita Leocadia Prestes
Essa breve narrativa biográfica contém não apenas preciosidades históricas e raridades documentais, mas oferece também a perfeita dimensão da luta diária de Olga Benario Prestes por seus ideais, mesmo nas condições mais adversas.


BIOGRAFIAS INTELECTUAIS
As vidas de teóricos da revolução e revolucionários da prática

Antonio Gramsci, o homem filósofo: uma biografia intelectual, de Gianni Fresu
Uma excelente introdução ao pensamento gramsciano, para quem ainda não o conhece, uma ótima oportunidade de organizar o conhecimento sobre o autor, para quem já teve algum contato com a obra de Gramsci, e, sem dúvida, uma referência importante para os estudiosos. 

Friedrich Engels: uma biografia, de Gustav Mayer
Esta biografia traz um poderoso relato sobre a vida e obra de Friedrich Engels (1820-1895), um dos criadores do socialismo científico, passando pelos principais eventos de sua vida.

Reconstruindo Lênin: uma biografia intelectual, de Tamás Krausz
Resultado de quatro décadas de pesquisas do húngaro Tamáz Krausz, especialista em história russa, essa biografia apresenta uma das figuras mais enigmáticas e influentes do século XX. 


MEMÓRIAS
Vamos conhecer a história pela lente de quem nela viveu e combateu?

Memórias, de Gregório Bezerra
O líder comunista repassa sua impressionante trajetória de vida e resgata um período rico da história política brasileira.

Viver é tomar partido: memórias, de Anita Leocadia Prestes
Anita Leocadia Prestes narra sua extraordinária trajetória de vida, militância e pensamento.

O poder das barricadas: uma autobiografia dos anos 60, de Tariq Ali
Um panorama fundamental para a compreensão da avalanche de protestos que tomou conta do mundo durante os anos 1960.


PARA JOGAR E LER
Para se divertir com os amigos e aprender sobre a luta de classes

Kapital! Quem ganhará a luta de classes?
O objetivo deste jogo é ensinar e desconstruir, mostrar que as desigualdades sociais não são naturais, mas resultado de uma condução política realizada em favor dos mais ricos. De forma lúdica e divertida, o jogo faz com que os participantes vivenciem e compreendam as relações de classe, ao longo de um percurso de 76 casas (expectativa de vida no Brasil) que os conduzirá desde o nascimento até ao paraíso, seja fiscal ou não.

Marx: uma introdução, de Jorge Grespan
Neste livro, de caráter didático e introdutório, o autor não só expõe em prosa ágil o núcleo da crítica de Marx à sociedade capitalista, mas também enfatiza a atualidade de seus conceitos para a compreensão das transformações do capitalismo dominado pelas finanças e suas crises. 

Teoria econômica marxista: uma introdução, de Osvaldo Coggiola
A obra apresenta os fundamentos da teoria econômica formulada por Karl Marx. De forma didática, Coggiola identifica e desvenda os aspectos centrais da principal obra do filósofo alemão, como capital, mercadoria, valor, mais-valor e trabalho. 

Mais Marx: material de apoio à leitura d’O capital – Livro I, de Ingo Stützle, Sabine Nuss, Valeria Bruschi, Antonella Muzzupappa e Anne Steckner
Esta obra ilustrada apresenta os principais argumentos e conceitos marxianos, além de textos introdutórios, instruções detalhadas e notas concisas para contribuir com a apropriação e difusão de conhecimento da crítica da economia política. 

Curso livre Marx-Engels: a criação destruidora
Em oito aulas temáticas, o guia de introdução Curso livre Marx-Engels atravessa as principais obras do marxismo, do Manifesto Comunista ao Capital, apresentando os fundamentos do pensamento de Marx e Engels e esclarecendo a origem de conceitos-chave como ‘fetichismo da mercadoria’, ‘luta de classes’, ‘proletariado’, ‘alienação’, ‘ideologia’, ‘crítica da economia política’, ‘materialismo histórico’, ‘ditadura do proletariado’, entre outros

1 Trackback / Pingback

  1. Guia de presentes Boitempo (II) – Blog da Boitempo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: