Boitempo promove curso gratuito de introdução a István Mészáros

Entre os dias 8 e 12 de novembro a Boitempo promoverá um curso online, aberto e gratuito de introdução à obra do filósofo húngaro, na TV Boitempo.

Para comemorar o lançamento mundial de Para além do Leviatã, o mais ambicioso projeto de István Mészáros, a Boitempo promoverá um curso online, aberto e gratuito de introdução à obra do autor com renomados professores. As aulas ocorrerão ao vivo pela TV Boitempo, o canal do YouTube da editora, entre os dias 8 e 12 de novembro, das 11h às 13h. Confira a seguir a programação completa e os links das aulas ao final deste post:

08/11 às 11h | Aula 1: István Mészáros, um clássico do século XXI,
com Maria Orlanda Pinassi, mediação de Claudinei Cassio

09/11 às 11h | Aula 2: Teoria da alienação,
com Ruy Braga, mediação de Sofia Manzano

10/11 às 11h | Aula 3: Para além do capital,
com Ricardo Antunes, mediação de Leticia Parks

11/11 às 11h | Aula 4: O poder da ideologia,
com Ester Vaisman, mediação de Murilo Van Der Laan

12/11 às 11h | Aula 5: Educação e socialismo,
com Valério Arcary, mediação de Giovanna Marcelino

Em Para além do Leviatã: crítica do Estado, Mészáros apresenta a sua teoria do Estado de inspiração marxiana, defendendo que a humanidade não tem escolha, a não ser buscar a crítica ao capital e ao seu Estado, de modo a avançar na prática revolucionária de ir além do Leviatã. 

O projeto, pensado inicialmente para uma publicação em três volumes, teve apenas o primeiro parcialmente concluído em razão do falecimento do autor em outubro de 2017. Com a organização do sociólogo estadunidense John Bellamy FosterPara além do Leviatã constitui o desafio de Mészáros de desenvolver uma crítica completa do Estado, explorando toda a história de suas teorias, delineando sua origem, seu desenvolvimento e seu posterior falecimento final enquanto forma da necessidade social de uma estrutura global de comando.

Para além do Leviatã tem tradução de Nélio Schneider, organização, introdução e notas de John Bellamy Foster e texto de orelha de Ricardo Antunes. Confira a aqui a apresentação do livro, feita por Ivana Jinkings.


Introdução a István Mészáros

08/11 às 11h | Aula 1: István Mészáros, um clássico do século XXI, com Maria Orlanda Pinassi


09/11 às 11h | Aula 2: Teoria da alienação, com Ruy Braga


10/11 às 11h | Aula 3: Para além do capital, com Ricardo Antunes


11/11 às 11h | Aula 4: O poder da ideologia, com Ester Vaisman


12/11 às 11h | Aula 5: Educação e socialismo, com Valério Arcary


TV Boitempo [clique aqui para se inscrever]

Com uma programação semanal, disponibilizamos séries exclusivas com nossos autores e colaboradores, além de vídeos de debates, palestras e cursos promovidos pela editora. Há em nosso acervo dezenas de cursos completos disponíveis e centenas de vídeos ao todo. Alguns destaques são os cursos “Feminismo e democracia“, conduzido pela cientista política Flávia Biroli; “Introdução ao pensamento de Angela Davis“, conduzido por Raquel Barreto, Angela Figueiredo e Conceição Evaristo; curso “Democracia: história, formas e possibilidades“, com Marilena Chauí, Antonio Carlos Mazzeo, Virgínia Fontes e Luis Felipe Miguel; além das série “Léxico Marx“, em que alguns dos maiores estudiosos da obra marxiana destrincham conceitos-chave do vocabulário marxiano, e das colunas mensais “Café Bolchevique“, com Maur, “Conversas Impertinentes“, com Virgínia Fontes e “Razão Quente“, com Boaventura de Sousa Santos. Com coordenação de Artur Renzo e assistência de Heleni Andrade, a TV Boitempo já ultrapassou o marco dos 300 mil inscritos, consolidando-se como o maior canal de YouTube de todo o mercado editorial brasileiro. Clique aqui para se inscrever no canal e receber nossas novidades audiovisuais em primeira mão!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: