Novo curso de introdução à obra de David Harvey na TV Boitempo!

Aulas com alguns dos maiores estudiosos do urbanismo crítico e da teoria econômica marxista: Raquel Rolnik, Marcio Pochmann, Mariana Fix, Leda Paulani e Ermínia Maricato.

A TV Boitempo disponibilizou o curso completo de introdução à obra de David Harvey, um dos marxistas mais influentes da atualidade, reconhecido internacionalmente por seu trabalho de vanguarda na análise geográfica das dinâmicas do capital. Professor de antropologia da pós-graduação da Universidade da Cidade de Nova York, Harvey já teve muitas de suas obras publicadas pela Boitempo:

A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI (trad. Artur Renzo)
Os sentidos do mundo: textos essenciais (trad. Artur Renzo)
Anticapitalismo em tempos de pandemia: marxismo e ação coletiva (trad. Artur Renzo)
17 contradições e o fim do capitalismo (trad. Rogério Bettoni)
Paris, capital da modernidade (trad. Magda Lopes, revisão técnica Artur Renzo)
Os limites do capital (trad. Magda Lopes)
Para entender O capital: livro I (trad. Nélio Schneider)
Para entender O capital: livros II e III (trad. Nélio Schneider)
O enigma do capital: e as crises do capitalismo (trad. João Alexandre Peschanski)

O curso de Introdução à obra de David Harvey, realizado pela Boitempo em parceria com o Sesc, é composto por quatro aulas com alguns dos maiores estudiosos do urbanismo crítico e da teoria econômica marxista: Raquel Rolnik, Marcio Pochmann, Mariana Fix, Leda Paulani e Ermínia Maricato. A mediação das aulas é do jornalista Antonio Martins (OutrasPalavras).

Todas as aulas do curso já estão disponíveis em nosso canal no YouTube! Clique aqui para acessar a playlist completa, ou veja cada uma das aulas mais abaixo neste post. Não se esqueça de se inscrever na TV Boitempo para receber nossos vídeos em primeira mão. Toda segunda, quarta e sexta tem conteúdo novo no canal!

* * *

Introdução à obra de David Harvey

Aula #1 | A construção de uma visão marxista do espaço urbano, com Raquel Rolnik

A aula de abertura do curso, “A construção de uma visão marxista do espaço urbano” é conduzida por Raquel Rolnik. A professora divide a aula em dois momentos: primeiramente, percorre a trajetória de Harvey sobre as cidades, localizando livros, artigos e momentos de inflexão desse percurso e, em um segundo momento, apresenta sua leitura da vasta obra do autor sobre a questão urbana.


Aula #2 | As crises do capitalismo, com Marcio Pochmann

Ministrada pelo economista Marcio Pochmann, a aula tem como tema central a compreensão das crises do capitalismo a partir de uma perspectiva marxista ancorada na obra de David Harvey. A exposição é dividida em três partes: uma análise teórica sobre o tema, seguida por uma abordagem histórica das crises estruturais do capitalismo (a de 1873 a 1896 e a de 1929 ) e, por fim, uma perspectiva comparada dessas crises com o Brasil.


Aula #3 | A cidade global e os limites do capital, com Leda Paulani e Mariana Fix

Ministrada por Leda Paulani e Mariana Fix, a aula é organizada a partir do livro Os limites do capital, no qual Harvey une investigação sobre as dinâmicas espaciais do processo de urbanização, interpretação ambiciosa do legado de Marx e sensibilidade aguda para reestruturação econômica em curso. Publicado pela primeira vez em 1982, o livro lançou as bases para o projeto intelectual de Harvey e antecipou temas que, uma década depois, migrariam para o centro da arena, onde permanecem até hoje.


Aula #4 | O direito à cidade e as cidades rebeldes, com Ermínia Maricato

Partindo da centralidade da produção no espaço urbano, a professora Ermínia Maricato analisa criticamente a cidade como produto resultado de relações sociais. Em um espaço que se torna mercadoria, o direito à cidade acaba sendo concedido somente àqueles que podem pagar, marginalizando os demais.


Inscreva-se na TV Boitempo para receber os vídeos em primeira mão!

Não deixe de se inscrever no nosso canal para receber nossos conteúdos em primeira mão. Com vídeos novos todas as segundas, quartas e sextas, a TV Boitempo reúne cursos exclusivos, gravações de debates, palestras e aulas promovidos pela editora, além de reflexões inéditas de nossos autores sobre temas diversos. Com coordenação de Artur Renzo e assistência de Heleni Andrade, a TV Boitempo já ultrapassou o marco dos 300 mil inscritos, consolidando-se como o maior canal de YouTube de todo o mercado editorial brasileiro.


TV Boitempo [clique aqui para se inscrever]

A TV Boitempo é atualmente o maior canal de vídeos do mercado editorial brasileiro. Com uma programação semanal, disponibilizamos séries exclusivas com nossos autores e colaboradores, além de vídeos de debates, palestras e cursos promovidos pela editora. Além desse curso, há em nosso acervo dezenas de outros cursos completos disponíveis e centenas de vídeos ao todo. Alguns destaques são os cursos “Feminismo e democracia“, conduzido pela cientista política Flávia Biroli; “Introdução ao pensamento de Angela Davis“, conduzido por Raquel Barreto, Angela Figueiredo e Conceição Evaristo; curso “Democracia: história, formas e possibilidades“, com Marilena Chauí, Antonio Carlos Mazzeo, Virgínia Fontes e Luis Felipe Miguel; além das série “Léxico Marx“, em que alguns dos maiores estudiosos da obra marxiana destrincham conceitos-chave do vocabulário marxiano, e das colunas mensais “Café Bolchevique“, com Mauro Iasi e “Conversas Impertinentes“, com Virgínia Fontes. Clique aqui para se inscrever no canal e receber nossas novidades audiovisuais em primeira mão!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: