Um dicionário de Marx em vídeo!

Na série "Léxico Marx" da TV Boitempo professores e estudiosos apresentam conceitos-chave da obra marxiana em vídeo aulas gratuitas.

Você conhece o Léxico Marx da TV Boitempo? Nele reunimos alguns dos maiores estudiosos de Marx no Brasil e no mundo para destrinchar conceitos-chave da obra marxiana! Idealizada por Artur Renzo, diretor de conteúdo da Boitempo, a série conta com mais de uma dezena de pequenas aulas temáticas que servem tanto para iniciantes quanto iniciados.

Acumulação primitiva, alienação, valor, religião, Estado, dinheiro, ideologia, proletariado, ditadura do proletariado, golpe, bonapartismo e outros conceitos são abordados por nomes do calibre de Virgínia Fontes, Ricardo Antunes, Michael Heinrich, Alysson Mascaro, Marcos Del Roio, Mauro Iasi, Ruy Braga e Antonio Carlos Mazzeo.

Clique aqui para salvar a playlist completa, ou confira os vídeos um a um ao final deste post. Não se esqueça de se inscrever na TV Boitempo para receber nossos vídeos em primeira mão. Toda segunda, quarta e sexta tem conteúdo novo no canal!

A coleção Marx-Engels da Boitempo representa um trabalho de recuperação e um ambicioso projeto de publicação em português de todas as obras de Karl Marx e Friedrich Engels. Tendo em seu conselho editorial Leda Paulani, Jesus Ranieri e Jorge Grespan, as obras contam com traduções feitas diretamente do alemão e um aparato editorial de referência incontornável a todos os interessados na obra marxiana. Atualmente, já são quase 30 títulos com traduções cuidadosas, muitas delas inéditas no Brasil, com revisões feitas por estudiosos do tema e introduções de fôlego feitas por especialistas renomados. Não à toa, as edições da coleção se tornaram referência mundial no trabalho editorial com a obra marxiana. A primeira obra da coleção foi a edição comemorativa de 150 anos do Manifesto comunista, em 1998.

Inédito de Engels no clube do livro da Boitempo!

O livro de outubro do clube do livro da Boitempo, o Armas da crítica, Esboço de uma crítica da economia política e outros textos de juventude, do jovem Engels, será o 28º título da coleção. Para introduzir e se aprofundar no léxico marxiano, recomendamos também a leitura de Teoria econômica marxista: uma introdução, de Osvaldo Coggiola e Marx: uma introdução, de Jorge Grespan, obras da coleção Pontos de partida, coordenada por Ruy Braga na Boitempo.

* * *

A religião é o ópio do povo?, com Alysson Mascaro

Quem nunca ouviu a frase segundo a qual a religião seria o ópio do povo? Você sabia que quem a formulou foi Marx? Mas o que, afinal, ele quis dizer com essa afirmação? Neste episódio da série, Alysson Leandro Mascaro apresenta o sentido da famosa afirmação de Marx de que a religião seria “o ópio do povo”. Para além das interpretações mais rasteiras da ideia, o filósofo do direito apresenta o contexto e as origens da passagem na introdução de 1844 ao livro Crítica da filosofia do direito de Hegel, a situa no interior do projeto intelectual e político mais amplo de Marx, e restabelece seu sentido mais profundo e propriamente dialético.


O que é acumulação primitiva?, com Virgínia Fontes

Neste episódio da série, a historiadora apresenta o famigerado conceito de “acumulação primitiva” no interior da obra de Marx. Explicando o contexto e as origens do conceito no Livro I de O capital, ela discute também os debates posteriores em torno dele, por Lênin, Rosa Luxemburgo e David Harvey, entre outros, e reflete sobre sua atualidade no capitalismo contemporâneo.


O que é alienação?, com Ricardo Antunes

O que é alienação? Qual é sua relação com o trabalho na nossa sociedade? E com o fetichismo da mercadoria? É possível não ser alienado no capitalismo? Neste episódio da série, o sociólogo do trabalho Ricardo Antunes apresenta o conceito marxiano de alienação, desde sua primeira formulação nos Manuscritos econômico-filosóficos de 1844 até seu sentido na obra marxiana tardia, e ressalta sua atualidade para entender o mundo hoje.


Golpe e bonapartismo, com Antonio Carlos Mazzeo

O cientista político Antonio Carlos Mazzeo inaugura a série “Léxico Marx” com uma introdução ao conceito de “bonapartismo” cunhado por Karl Marx. O vídeo apresenta a origem do conceito, na obra O 18 de brumário de Luís Bonaparte, e realça sua atualidade para compreender fenômenos políticos como o fascismo e os golpes de Estado de ontem e hoje.


O que é ideologia?, com Mauro Iasi

Neste segundo episódio da série, Mauro Iasi introduz o multifacetado conceito de “ideologia” no léxico marxiano. O vídeo explica como Marx e Engels se apropriaram do conceito, cunhado originalmente por Destutt de Tracy em 1795, na obra A ideologia alemã (1845-6), e traça um quadro de seu lugar no interior da teoria marxiana, discutindo sua relação com as temáticas da alienação, da crítica da religião e da dominação burguesa, e explicando os mecanismos de operação da ideologia no interior do sistema capitalista.


O que é a ciência marxista da história?, com Marcos Del Roio

Neste episódio, o cientista político Marcos Del Roio apresenta o conceito marxiano de ciência da história, formulado principalmente na A ideologia alemã, mas desdobrada posteriormente em praticamente todas as principais obras de Marx, do 18 de brumário até O capital, passando pela Guerra civil na França e a Crítica do programa de Gotha.


O que é proletariado?, com Ruy Braga

Neste episódio da série, o sociólogo do trabalho Ruy Braga apresenta as origens e os sentidos do conceito fundamental de “proletariado” no interior da obra de Marx.


Ditadura do proletariado, com Antonio Carlos Mazzeo

Neste episódio da série, o cientista político Antonio Carlos Mazzeo apresenta o controverso conceito de “ditadura do proletariado” em Karl Marx.


O que é valor para Marx?, com Michael Heinrich

Como Marx define “valor”? Qual é a “teoria do valor” de que ele fala? Como ela se diferencia das teorias utilitaristas e marginalistas do valor, bem como das teorias do valor-trabalho de economistas políticos clássicos como Adam Smith e David Ricardo? Para Michael Heinrich, a chave para compreender o conceito marxiano de valor está justamente no caráter duplo da mercadoria para Marx


A destruição do Estado, com Marcos Del Roio

Como Marx entendia o Estado? Ele era mesmo defensor de um “Estado intervencionista”? Ou um paladino da destruição total do aparelho estatal? Existe capitalismo sem Estado? E Estado sem capitalismo? Se o Estado é burguês, faz sentido pensar também num Estado proletário? Neste episódio da série, o cientista político Marcos Del Roio apresenta o conceito marxiano de Estado: sua gênese, função e estrutura no interior da sociedade capitalista, bem como as perspectivas para sua abolição.


O que é o dinheiro?, com Michael Heinrich

O que é dinheiro? Ora, quem em sã consciência se pergunta isso? No cotidiano dos mercados a pergunta não faz o menor sentido: o que importa é que ele exista em quantidade suficiente, e nada mais. As teorias econômicas burguesas reduzem o dinheiro às suas funções econômicas. No entanto, a onipresença do dinheiro é crucial e pressupõe certas condições. Além disso, a crítica dos mercados financeiros fica incompleta quando se suprime as relações sociais fundamentais que se encontram reificadas no dinheiro. É o instrumental analítico de Marx que permite entender de fato o que é isso que chamamos dinheiro. Quem nos ajuda a navegar na análise marxiana do dinheiro é o professor Michael Heinrich, biógrafo e especialista na obra teórica de Marx.


Inscreva-se na TV Boitempo para receber os vídeos em primeira mão!

Não deixe de se inscrever no nosso canal para receber nossos conteúdos em primeira mão. Com vídeos novos todas as segundas, quartas e sextas, a TV Boitempo reúne cursos exclusivos, gravações de debates, palestras e aulas promovidos pela editora, além de reflexões inéditas de nossos autores sobre temas diversos. Com coordenação de Artur Renzo e assistência de Heleni Andrade, a TV Boitempo já ultrapassou o marco dos 275 mil inscritos, consolidando-se como o maior canal de YouTube de todo o mercado editorial brasileiro.


TV Boitempo [clique aqui para se inscrever]

A TV Boitempo é atualmente o maior canal de vídeos do mercado editorial brasileiro. Com uma programação semanal, disponibilizamos aqui séries exclusivas com nossos autores e colaboradores, além de vídeos de debates, palestras e cursos promovidos pela editora. Além desse ciclo de debates, há em nosso acervo dezenas de cursos completos disponíveis e centenas de vídeos ao todo. Alguns destaques são os cursos “Feminismo e democracia“, conduzido pela cientista política Flávia Biroli; “Introdução ao pensamento de Angela Davis“, conduzido por Raquel Barreto, Angela Figueiredo e Conceição Evaristo; curso “Democracia: história, formas e possibilidades“, com Marilena Chauí, Antonio Carlos Mazzeo, Virgínia Fontes e Luis Felipe Miguel; além das série “Léxico Marx“, em que alguns dos maiores estudiosos da obra marxiana destrincham conceitos-chave do vocabulário marxiano, e das colunas mensais “Café Bolchevique“, com Mauro Iasi e “Conversas Impertinentes“, com Virgínia Fontes. Clique aqui para se inscrever no canal e receber nossas novidades audiovisuais em primeira mão!

1 comentário em Um dicionário de Marx em vídeo!

  1. Maria Eliza Brefere Arnoni // 07/10/2021 às 4:06 pm // Responder

    Parabéns!! Uma proposta inovadora, atual e necessária!!!

    Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: