Os prismas de Gramsci

A importância deste livro se mede no contraponto da crise orgânica que se vive no Brasil e que se manifesta no descrédito das instituições políticas, no desrespeito ao Estado de direito formulado pela Constituição de 1988 e na afronta à população trabalhadora com medidas que agravam sua situação social e violam todos os seus direitos.

Por Anita Helena Schlesener.

Os prismas de Gramsci: a fórmula política da frente única (1919-1926), de Marcos Del Roio, traduzido para o italiano e também para o inglês, agora apresentado em nova edição brasileira, aborda uma questão de extrema atualidade no momento histórico em que forças conservadoras e reacionárias assumem o poder em vários cantos do mundo e trazem consigo as teses neoliberais de reestruturação do capitalismo. A importância deste livro se mede no contraponto da crise orgânica que se vive no Brasil e que se manifesta no descrédito das instituições políticas, no desrespeito ao Estado de direito formulado pela Constituição de 1988 e na afronta à população trabalhadora com medidas que agravam sua situação social e violam todos os seus direitos.

Os anos de 1919 a 1926 foram de grande efervescência política na Itália: ao mesmo tempo que se organizam os conselhos de fábrica e se prepara o nascimento do Partido Comunista Italiano, o movimento fascista toma forma e ascende ao poder, ou seja, acirra-se a luta de classes. O movimento reacionário, que tomava dimensões nacionais, exigia um esforço revolucionário ingente, com coragem e determinação para enfrentar os anos escuros que se anunciavam.

Os prismas de Gramsci nos trazem uma profunda reflexão sobre os escritos dessa fase de militância política, escritos que, embora contextualizados, são de uma inegável atualidade, visto que as forças reacionárias se renovam, com outra face, mas com a mesma virulência para com os despossuídos. A necessidade de resistir a todo retrocesso unindo as forças de esquerda numa frente única é uma exigência que se põe aos trabalhadores no momento político que vivemos, de modo que, mais uma vez, o pensamento de Gramsci nos alimenta e fortalece em nossas lutas. Por isso, nada mais relevante e oportuno que esta nova edição de Os prismas de Gramsci.

* * *

Marcos Del Roio na TV Boitempo

Vale a pena conferir a breve aula de introdução à vida e obra de Gramsci que gravamos com Marcos Del Roio para o canal da Boitempo no YouTube por ocasião da edição brasileira do Dicionário gramsciano, organizado por Guido Liguori e Pasquale Voza, obra de referência internacional com a qual Del Roio colaborou como autor.

1 comentário em Os prismas de Gramsci

  1. Obrigada. Amo Gramsci.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: