Patricia Hill Collins explica pensamento feminista negro na TV Boitempo

Socióloga estadunidense percorre alguns dos principais conceitos e temas de seu clássico incontornável 𝘗𝘦𝘯𝘴𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘧𝘦𝘮𝘪𝘯𝘪𝘴𝘵𝘢 𝘯𝘦𝘨𝘳𝘰, que acaba de ganhar sua primeira edição em língua portuguesa, no canal da Boitempo no YouTube.

No mês da consciência negra, a TV Boitempo termina de liberar uma série completa conduzida pela socióloga estadunidense Patricia Hill Collins! Ao longo de seis vídeos, ela percorre alguns dos principais conceitos e temas de seu clássico incontornável, Pensamento feminista negro, que acaba de ganhar sua primeira edição em língua portuguesa pela Boitempo. Os cinco primeiros episódios já estão no ar, e estão todos legendados em português. O sexto e último, sobre o conceito da “outsider interna”, vai ao ar na semana que vem…

Inscreva-se aqui e acompanhe gratuitamente!

Patricia Hill Collins participou de uma série de atividades de lançamento de Pensamento feminista negro ao longo do último mês. Estamos preparando a edição e legendagem de sua conferência completa no Seminário Internacional “Democracia em colapso?”, intitulada”Pensamento feminista negro e a política do empoderamento”, para a TV Boitempo. Sobre a importância daquela noite, ela nos disse o seguinte:

“Esta noite foi um dos pontos altos da minha carreira. Vocês não imaginam o quanto é trabalhoso escrever um livro, sem sequer saber se as pessoas irão ler. E, então, anos depois, esse livro é traduzido, você vem ao Brasil e tem essa recepção tão acolhedora. Foi emocionante encontrar tantas pessoas e ouvir o quanto o que escrevi as tocou e mobilizou. Estou muito grata e feliz por hoje.”

— Patricia Hill Collins, após conferência com Raquel Barreto e Winnie Bueno no Seminário Internacional “Democracia em colapso?”, cuja programação está sendo publicada integralmente na TV Boitempo

A série

1. Imagens de controle

No episódio de estreia, ela explica a atualidade do conceito de “imagens de controle” e discute algumas dessas construções às quais as mulheres negras são submetidas. Confira o vídeo abaixo e não se esqueça de ativar as legendas no tocador do YouTube.

2. Populismo de direita no século XXI

Patricia Hill Collins faz uma análise interseccional da ascensão do populismo de direita no século XXI, representado por figuras como Trump e Bolsonaro. Para ela, é fundamental dar um passo atrás e entender esse fenômeno no interior de um quadro histórico mais amplo de disputa pela democracia. Destacando paralelos e lições a serem extraídas da experiência do fascismo dos anos 1930, ela insiste em enxergarmos o presente como um momento de oportunidade.

3. Arte e epistemologia do pensamento feminista negro

Patricia Hill Collins explica o papel ocupado pela literatura, pela poesia e pela arte das mulheres negras em seu livro Pensamento feminista negro, que faz amplas menções ao obras de autoras como Audre Lorde e Toni Morrison. Ao discutir questões ligadas ao estatuto epistemológico dessas formas de expressão, a socióloga relata algumas das opções políticas e metodológicas que ela tomou ao eleger as referências e fontes em sua sistematização do feminismo negro.

4. Militância e tensões intergeracionais no feminismo negro

Neste vídeo, Patricia Hill Collins discute o tema dos conflitos e tensões intergeracionais no interior da militância, e fala sobre a importância de quebrar hierarquias e valorizar as perspectivas e colaborações das novas gerações.

5. Coalizões políticas: raça, classe e gênero

Ao responder a uma pergunta sobre o que a branquitude poderia aprender com o feminismo negro, Patricia Hill Collins comenta a importância e as dificuldades envolvidas na construção de coalizões políticas entre raça, gênero e classe.

6. O conceito da “outsider interna”

Pra fechar a série, Patricia Hill Collins apresenta um dos conceitos centrais de sua obra: o da “outsider interna” [outsider within]. A socióloga apresenta a origem dele a partir de sua própria trajetória pessoal e intelectual e discute sua atualidade e desdobramentos contemporâneos.

O livro

Pensamento feminista negro: consciência e a política do empoderamento mapeia os principais temas e ideias tratados por intelectuais e ativistas negras estadunidenses como Angela Davis, bell hooks, Alice Walker e Audre Lorde. A partir deles, propõe importantes conceitos para compreender não apenas os mecanismos de opressão das mulheres negras, mas também como essas mulheres desenvolveram conhecimentos e estratégias para enfrentá-los. A Boitempo publicou esse marco dos estudos acadêmicos do feminismo negro em edição revisada e ampliada, acrescida de um prefácio inédito da própria autora, escrito especialmente para esta edição brasileira.

“Uma obra desbravadora que produziu diálogos novos e estimulantes tanto entre fronteiras disciplinares quanto entre acadêmicos e ativistas.” – Angela Davis

A edição #32 da revista da Boitempo, a Margem Esquerda, traz ainda uma extensa contribuição de Patricia Hill Collins, que reflete, em diálogo com a filósofa brasileira Sueli Carneiro, sobre a relação entre conhecimento e empoderamento no feminismo negro. Vale a pena conferir!

Amanhã tem Patricia Hill Collins com 50%…

Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, preparamos uma seleção especial de livros e autores essenciais, como Angela Davis, bell hooks, Patricia Hill Collins, Michelle Alexander, C. L.R. James, Silvio Almeida, Dennis Oliveira, Alessandra Devulsky, entre outros. Ao todo, são mais de dez títulos com descontos de até 50% que refletem sobre a questão racial de perspectivas diversas: dos fundamentos econômicos e históricos da escravidão até a persistência do racismo nos cenários urbanos e as experiências de resistência cultural. Tem obras de filosofia, história, sociologia, economia, direito e até literatura infantil! A promoção ocorre exclusivamente no site da Boitempo nos dia 19 e 20 de novembro. Não perca!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: