Boitempo libera curso completo ministrado por Ricardo Antunes!

Sociólogo conduz leitura comentada de sua mais recente obra "O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital", no canal da Boitempo no YouTube.

A TV Boitempo acaba de disponibilizar mais um webcurso completo! Em “O privilégio da servidão”, o sociólogo do trabalho Ricardo Antunes conduz uma leitura comentada de seu mais novo livro sobre o novo proletariado de serviços na era digital.

Ao todo são cinco aulas dedicadas a atravessarem, capítulo a capítulo, a leitura dessa densa e explosiva obra sobre o mundo do trabalho hoje: desde a nova morfologia do trabalho no capitalismo contemporâneo, passando pela crise dos sindicatos e das formas de mobilização dos trabalhadores, pelo diagnóstico afiado do cenário político contemporâneo marcado por um violento processo de contrarrevoluções, até chegar nos desafios para uma renovada práxis política socialista emancipatória.

Ao final do curso, incluímos um vídeo bônus em que Antunes comenta o fenômeno em curso da fascistização da sociedade brasileira à luz do processo de precarização de trabalho que assola o Brasil e o mundo hoje. A série pode servir tanto de complemento quanto de convite à leitura da obra.

Clique aqui para se inscrever na TV Boitempo!

Não deixe de se inscrever no nosso canal para receber nossos conteúdos em primeira mão. Com vídeos novos a cada dois dias, a TV Boitempo reúne cursos exclusivos, gravações de debates, palestras e aulas promovidos pela editora, além de reflexões inéditas de nossos autores sobre temas diversos. Com coordenação de Artur Renzo e assistência de Heleni Andrade, a TV Boitempo já ultrapassou o marco de cem mil inscritos, consolidando-se como o maior canal de YouTube de todo o mercado editorial brasileiro.

Bons estudos!


1. Introdução: o privilégio da servidão

Neste vídeo, Ricardo Antunes introduz a perspectiva teórica da obra, contextualiza o projeto do livro e apresenta as principais questões e temas abordados.


2. O novo proletariado da era digital

Defendendo não apenas a vitalidade analítica do conceito de proletariado para compreender a realidade social de hoje, como a urgência política dessa perspectiva teórica, Ricardo Antunes mergulha na questão central da Parte I do livro. A aula descreve os contornos e as complexidades do proletariado em sua nova morfologia na chamada “era digital” em que estamos imersos.


3. Precarização, terceirização e crise nos sindicatos

Nesta terceira aula de seu webcurso na TV Boitempo, o sociólogo do trabalho retira uma das questões centrais da Parte II do livro e coloca-a sob o microscópio: de que forma os processos sociais e econômicos da precarização do trabalho e terceirização dos vínculos empregatícios afeta as capacidades e as formas de resistência dos trabalhadores? É este o cerna da crise no sindicalismo tradicional que Ricardo Antunes aborda neste vídeo.


4. Crise e contrarrevolução no Brasil hoje

Ricardo Antunes apresenta, nesta aula, seu diagnóstico da conjuntura política brasileira recente. Ele discute aquilo que ele denomina o fim de uma era de conciliações escancarada pela crise global e pelas rebeliões de junho de 2013 e a violenta onda de contrarrevolução preventiva que as seguiu. O conteúdo do vídeo diz respeito à Parte III do livro O privilégio da servidão.


5. Há luz no final do túnel? Socialismo no século XXI

Nesta quinta e última aula, Ricardo Antunes procura responder à difícil mas incontornável pergunta: “Há luz no final do túnel?”. No vídeo, ele discute a urgência e os desafios de reinventar o socialismo no século XXI. O vídeo corresponde ao conteúdo da Parte IV do livro O privilégio da servidão.


6. Bônus: A fascistização política e o mundo do trabalho  

Ricardo Antunes não titubeia em afirmar que a ascensão de um fascismo e a efetivação de uma ditadura militar são ameaças reais no Brasil de hoje. Neste vídeo, gravado durante a campanha eleitoral de 2018, ele analisa esse fenômeno da fascistização da sociedade à luz do processo de precarização de trabalho que assola o Brasil e o mundo hoje. E provoca: “A democracia burguesa tem a aparência da civilidade. Mas quando as coisas vão mal, ela abre as portas do inferno.”


O livro

O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital, de Ricardo Antunes

“Cientista social marxista, Ricardo Antunes não esconde sua opção socialista. Esse é o horizonte revolucionário que dá a esta brilhante pesquisa sociológica toda sua potência crítica e subversiva.” – Michael Löwy

“Este livro é um importante marco para o entendimento da relação entre capital e trabalho. Ricardo Antunes combina duas qualidades raramente presentes na mesma pessoa: uma visão clara da dinâmica de reestruturação do capitalismo global e um discernimento profundo do que essa mudança significa para os trabalhadores.” – Ursula Huws.

Ricardo Antunes é um narrador lúcido e apaixonado do atual processo de transformação das condições de trabalho, existência e organização dos trabalhadores.” – Pietro Basso.

Onde encontrar?

Livraria da Travessa
Livraria 30porcento
Livraria Martins Fontes
Boitempo
Amazon

Gostou?

Em breve, a TV Boitempo dará início à mais um Curso de peso: dez aulas sobre Marx e os marxismos com alguns dos maiores estudiosos do tema no Brasil… Não deixe de se inscrever no canal da Boitempo no YouTube e receba atualizações semanais de aulas, debates, conferências, entrevistas, booktrailers, e outros conteúdos ligados à maior editora do pensamento crítico em língua portuguesa! Lá você encontrará, por exemplo, vídeos de outros cursos organizados pela Boitempo, com aulas magistrais de nomes como Chico de Oliveira, Michael Löwy, Alysson Mascaro, entre outros… Coordenada por Artur Renzo, com assistência de Heleni Andrade, a TV Boitempo é o maior canal de vídeos do mercado editorial brasileiro!

Outros cursos da TV Boitempo

  • Feminismo e democracia, com Flávia Biroli
  • Entendendo o precariado, com Ruy Braga
  • Fascismo no século XXI, com Vladimir Safatle, Christian Dunker, Ruy Braga, Ricardo Antunes, Christian Laval e Esther Solano.
  • Curso de introdução à obra de Pachukanis, com Alysson Mascaro
  • Curso Livre sobre O capital, de Marx, com Jorge Grespan, Marcelo Carcanholo, Leda Paulani e Eleutério Prado
  • Sociologia marxista da religião, com Michael Löwy
  • Introdução à vida e obra de Michael Löwy, com Fabio Mascaro Querido
  • Sartre: direito e política, com Silvio Almeida
  • Curso Livre György Lukács, com Celso Frederico, Antonio Carlos Mazzeo, José Paulo Netto, Ester Vaismann, Arlenice Almeida da Silva, Antonio Rago, Ronaldo Fortes, Maria Angélica Borges, entre outros.
  • Curso Livre Marx-Engels: a criação destruidora, com José Paulo Netto, Ruy Braga, Jorge Grespan, Mario Duayer, Alysson Mascaro, Antonio Rago, Osvaldo Coggiola e Ricardo Antunes (3 edições)
  • Entre outros…

 

3 comentários em Boitempo libera curso completo ministrado por Ricardo Antunes!

  1. Excelente trabalho da Boitempo! Parabéns! São leituras, reflexões e debates fundamentais para enfrentarmos as trevas dos dias de hoje. Muito obrigada.

    Curtir

  2. zilene c. maia // 13/02/2019 às 3:24 pm // Responder

    pertinente o curso no momento de anomia social

    Curtir

  3. Beth Barros // 13/02/2019 às 9:03 pm // Responder

    Muito bom e motivante para leitura.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: