Nova série com Ruy Braga na TV Boitempo!

Sociólogo conduz leitura comentada de sua obra "A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global" no canal da Boitempo no YouTube.

Entendendo o precariado

Cada dia fica mais claro o poder de revelação do conceito de “precariado” na nossa conturbada conjuntura política, econômica e social. No Brasil, nenhum intelectual tem se dedicado com tanta maestria a explorar as perspectivas políticas e analíticas abertas por esse conceito no interior do arcabouço teórico marxista quanto Ruy Braga. É nesse sentido que a TV Boitempo dá início a partir hoje a uma nova série conduzida pelo sociólogo​. Intitulada “Entendendo o precariado”, trata-se de uma leitura comentada de seu mais recente livro pela Boitempo, A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global. Ao todo serão cinco aulas dedicadas a destrincharem essa densa e explosiva obra. Para incentivar a leitura, somente durante a primeira semana do curso, o livro está com um desconto especial junto com outros seis livros sobre o tema. Saiba mais ao final deste post!

A série

Gratuito e aberto ao público em geral, o curso ocorre na TV Boitempo, canal da Boitempo no YouTube que publica vídeos com periodicidade semanal. A primeira aula, que apresenta o sentido geral do livro, introduzindo as principais questões enfrentadas pela obra, já está no ar e pode ser conferida logo abaixo. Inscreva-se aqui para receber os próximos vídeos em primeira mão.

O livro

Publicado originalmente em 2017, o livro A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global a Coleção Mundo do Trabalho coordenada por Ricardo Antunes na Boitempo e propõe fundamentar etnograficamente a crise da globalização neoliberal iniciada em 2008, a partir da comparação entre três países – Portugal, África do Sul e Brasil. O autor analisa as resistências populares às políticas de espoliação social que acompanham a difusão do neoliberalismo e da precarização do trabalho na semiperiferia do sistema. Para tanto, recorre ao arcabouço teórico marxista na tentativa de interpretar tanto os avanços da mercantilização do trabalho, da terra e do dinheiro quanto as novas formas de insurgência contra a espoliação protagonizadas pelo precariado urbano.

“A dinâmica do precariado fez surgir resistências de novo tipo que carregam uma nova gramática e um potencial de rebeldia que têm deixado marcas indeléveis no mundo contemporâneo.”  – Guilherme Boulos

* * *

“No vértice da grande crise pela qual passamos, o trabalho de Ruy Braga esclarece e combate ao mesmo tempo.” – André Singer.

* * *

“Neste livro, Ruy Braga recolocou o processo de desenvolvimento brasileiro dos últimos anos no interior de um movimento global de realinhamento do capitalismo contemporâneo, fornecendo com isto uma perspectiva analítica ímpar entre nós.” – Vladimir Safatle

Promoção [clique aqui para participar]

Para comemorar o lançamento da série e incentivar a leitura, o livro está com uma promoção especial só durante a primeira semana do curso! Entre 14/6/2018 e 21/6/2018, são 7 livros sobre precariado e mundo do trabalho descontos de 30-40% no site da Boitempo. São eles:

A rebeldia do precariado, de Ruy Braga (30%)
Infoproletários: Degradação real do trabalho virtual, de Ruy Braga e Ricardo Antunes (40%)
A política do precariado: do populismo à hegemonia lulista, de Ruy Braga (40%)
Riqueza e miséria do trabalho no Brasil, volume 1, de Ricardo Antunes (org.) (40%)
Riqueza e miséria do trabalho no Brasil, volume 2, de Ricardo Antunes (org.) (40%)
Riqueza e miséria do trabalho no Brasil, volume 3, de Ricardo Antunes (org.) (40%)
O ardil da flexibilidade: os trabalhadores e a teoria do valor, de Sadi Dal Rosso (30%)

TV Boitempo [clique aqui para se inscrever]

A TV Boitempo é atualmente o maior canal de vídeos do mercado editorial brasileiro. Com uma programação semanal, disponibilizamos aqui séries exclusivas com nossos autores e colaboradores, além de vídeos de debates, palestras e cursos promovidos pela editora. Além desta nova série de Ruy Braga há em nosso acervo dezenas de cursos completos disponíveis e centenas de vídeos ao todo. Atualmente, há três outras séries em curso na TV Boitempo: “Feminismo e democracia“, conduzida pela cientista política Flávia Biroli, “Léxico Marx“, em que alguns dos maiores estudiosos da obra marxiana destrincham conceitos-chave do vocabulário marxiano, e “Diálogos Marx“, que discute a relação entre o pensamento de Marx, o marxismo e temas contemporâneos. Clique aqui para se inscrever no canal e receber nossas novidades audiovisuais em primeira mão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: