Progresso: que bicho é esse, e para que serve?

Mouzar Benedito reúne as melhores frases e ditados sobre "progresso" em nova coluna da série "Cultura inútil".

Por Mouzar Benedito.

Pogréssio, pogréssio,
Eu sempre iscuitei falá
Que o pogréssio vem do trabaio […]
Agora iscuitando o conselho das muié
Amanhã eu vô trabaiá, se Deus quisé…
…mas Deus num qué!
(Trechos da música “Conselho de Mulher”, de Adoniran Barbosa)

Vejam só a minha pretensão: concordo plenamente com Albert Einstein. Como?

Sempre digo que o desenvolvimento tecnológico – como todo progresso – deveria ser usado para a felicidade humana. E não é?

Aceitando que sim, deveríamos supor que quando se inventa uma máquina que produz por cem homens, a carga horária dos trabalhadores deveria ser bastante diminuída. E progressivamente as pessoas teriam cada vez mais tempo para se dedicarem a coisas como cultura e lazer, e ganhando para isso. Mas não é o que acontece. Esse “progresso” acaba servindo para aumentar a grana acumulada pelos ricos e ferrar os trabalhadores.

Lembro-me sempre de uma fábrica de produtos de higiene e limpeza em que um amigo trabalhava, uma grande multinacional. Lá pelos anos 1980, trabalhavam nela cerca de mil e quinhentos operários. O trabalho era maneiro, num ritmo bem suportável.

E os diretores se gabavam de que todos eles moravam em casas “normais”, não havia favelados. Pois a mesma fábrica começou a receber máquinas muito eficientes. Em pouco mais de dez anos, produzia muito mais, mas muito mesmo, tinha menos de trezentos operários que trabalhavam num ritmo alucinante, e quase todos eles moravam em favelas.

A coisa funciona assim: quando entram novas tecnologias e novos maquinários os patrões dispensam mais gente do que deveriam, sobrecarregando o trabalho dos que mantêm seus empregos. Estes aceitam, porque preferem enlouquecer de trabalhar (e ganhando mal) do que irem pra rua, sem emprego e sem ganhar nada. Tem um monte de desempregados cobiçando os empregos deles.

Aí é que entra um pensamento Albert Einstein, que me levou a escrever este texto e selecionar pensamentos sobre o progresso. A frase dele, de décadas atrás, continua pra lá de atual: “O mesmo progresso que deveria diminuir grande parte da carga de trabalho necessário para o sustento do homem, é a causa principal da miséria de hoje”.

Selecionei frases e ditados sobre “progresso”, mas antes de entrar nelas lembro o dístico da bandeira brasileira, que junta ordem e progresso. É uma amputação do positivismo de Augusto Comte, que previa, antes de tudo, o amor. Tiraram o amor da frase dele, que, inteira, é assim: “O Amor por princípio e a Ordem por base; e o Progresso por fim”.

Pois é, pensávamos (pelo menos minha turma) que o mundo iria andar sempre pra frente, embora com tropeções. Mas nestes tempos de ódio e de massacre da legislação trabalhista e previdenciária, bem… Isso é progresso? Queremos sim, o progresso, mas que ele sirva para a felicidade geral. Vamos às frases.

* * *

Anton Tchekhov: “Vamos, vamos pela escada que atribui ao progresso, à civilização e à cultura. Mas aonde se vai? Realmente, não sei”.

* * *

Carlos Drummond de Andrade: “O progresso dá-nos tanta coisa que não nos sobra nada nem para pedir, nem para jogar fora”.

* * *

Mia Couto: “Muitas vezes, o chamado progresso pode ser uma violência. Pode agir como uma agressão silenciosa contra sociedades inteiras e, sobretudo, contra os mais pobres dessa sociedade”.

* * *

Charles Chaplin: “O homem é um animal de instintos primários de sobrevivência. Por isso, seu engenho desenvolveu-se primeiro e a alma depois, e o progresso da ciência está bem mais adiantado que seu comportamento ético”.

* * *

D. Xiquote: “O fim do progresso é melhorar a vida; mas o homem, mal aprendeu a voar, criou a quinta arma de guerra: a morte a três dimensões”.

* * *

Einstein: “A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes”.

* * *

Gertrude Stein: “As pessoas que acreditam na inteligência, no progresso e no entendimento, são as que tiveram uma infância infeliz”.

* * *

Denis Diderot: “Em qualquer país em que o talento e a virtude não produzam progresso, o dinheiro será a divindade nacional”.

* * *

Martin Luther King: “Todo o progresso é precário, e a solução para um problema coloca-nos diante de outro problema”.

* * *

Júlio Ribeiro: “Dos insubmissos tem emanado todo o progresso social”.

* * *

Indira Gandhi: “O poder de questionar é a base de todo progresso humano”.

* * *

Aldous Huxley: “Devemos o progresso aos insatisfeitos”.

* * *

George Bernard Shaw: “O homem razoável se adapta ao mundo; o irascível tenta adaptar o mundo a si próprio. Assim, o progresso depende do homem irascível’.

* * *

Shaw, de novo: “O progresso é impossível sem mudanças; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada”.

* * *

Thomas Edison: “A insatisfação é a principal motivadora do progresso”.

* * *

Oscar Wilde: “A desobediência é, aos olhos de qualquer estudioso da História, a virtude original do homem. É através da desobediência que se faz o progresso, através da desobediência e da rebelião”.

* * *

Wilde, de novo: “Para um homem ou para uma nação, o descontentamento é o primeiro passo para o progresso”.

* * *

Wilde, mais uma vez: “O progresso não é senão a realização das utopias”.

* * *

Robert A. Heinlein: “Progresso é feito por homens preguiçosos que procuram modos mais fáceis para fazer as coisas”.

* * *

Millôr Fernandes: “Há os que acreditam sinceramente que o progresso é uma máquina trabalhando feito louca, no meio de operários miseráveis, para fazer bugigangas para crianças ricas”.

* * *

Marquês de Maricá: “Todos reclamam reformas, mas ninguém quer se reformar”.

* * *

John Clapham: “Avanço econômico não é a mesma coisa que progresso humano”.

* * *

Josué de Castro: “O ‘progresso social’ não se exprime apenas pelo volume da renda global ou pela renda média per capita, que é uma abstração estatística”.

* * *

Saint-Exupéry: “O progresso não é mais do que uma descoberta gradual de que as suas perguntas não têm significado”.

* * *

Sigmund Freud: “Que processo nós estamos fazendo! Na idade média teriam me queimado. Agora estão contentes em queimar meus livros”.

* * *

Guerra Junqueiro: “O progresso marca-o a distância do salto do tigre, que é de dez metros, ao curso da bala, que é de vinte quilômetros. A fera, a dez passos, perturba-nos; o homem é a fera dilatada”.

* * *

Helen Keller: “O mundo está sempre a progredir, não apenas pelos poderosos empurrões dos seus heróis, mas também pelo conjunto de todos os pequenos empurrões de cada trabalhador honesto”.

* * *

Georges Blaque: “As aspirações de cada época são limitadas: daí a ilusão do progresso”.

* * *

Charles Fourier: “A ampliação dos direitos das mulheres é o princípio básico de todo progresso social”

* * *

Sêneca: “A parte mais importante do progresso é o desejo de progredir”.

* * *

Sêneca, de novo: Perguntas-me qual foi o meu progresso? Comecei a ser amigo de mim mesmo”.

* * *

Fernando Pessoa: “A essência do progresso é a decência. Progredir é morrer, porque viver é morrer”.

* * *

Nietzsche: “Os cumes da civilização e do progresso estão distantes um do outro. Não devemos deixar-nos enganar pelo antagonismo profundo que separa civilização de progresso”.

* * *

Ogden Nash: “O progresso pode ter sido benéfico, mas agora já foi longe demais”.

* * *

Franz Kafka: “Crer-se no progresso não significa que já tenho tido lugar qualquer progresso”.

* * *

Arlindo Colaço: “A evolução é uma lei da Natureza, que vence sempre. Mais cedo ou mais tarde, domina”.

* * *

Mahatma Gandhi: “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”.

* * *

Stanislaw J. Lec: “É um progresso quando um canibal passa a comer com garfo?”

* * *

Schopenhauer: “Sem resistência, não há progresso. Sem sombras, não há luz”.

* * *

Charles Baudelaire: “Que há de mais absurdo que o progresso, já que o homem, como está provado pelos fatos de todos os dias, é sempre igual e semelhante ao homem, isto é, sempre em estado selvagem?”.

* * *

John Glenn: “A despeito de todo progresso da medicina, ainda não há cura para um simples aniversário”.

* * *

Ditado popular: “De grande subida, grande caída”.

* * *

Woody Allen: “Meu pai trabalhou na mesma empresa durante doze anos. Eles o demitiram e o substituíram por uma maquininha deste tamanho, que faz tudo o que meu pai fazia, só que muito melhor. O deprimente é que minha mãe também comprou uma igual”.

* * *

Thor-Heyerdahl: “Progresso é a habilidade do homem de complicar a simplicidade”.

* * *

Carlito Maia: “Acordem e progresso!”.

***

Gostou? Clique aqui, para ver todas as outras colunas da série “Cultura inútil”, de Mouzar Benedito, no Blog da Boitempo!

***

Mouzar Benedito, jornalista, nasceu em Nova Resende (MG) em 1946, o quinto entre dez filhos de um barbeiro. Trabalhou em vários jornais alternativos (Versus, Pasquim, Em Tempo, Movimento, Jornal dos Bairros – MG, Brasil Mulher). Estudou Geografia na USP e Jornalismo na Cásper Líbero, em São Paulo. É autor de muitos livros, dentre os quais, publicados pela Boitempo, Ousar Lutar (2000), em co-autoria com José Roberto Rezende, Pequena enciclopédia sanitária (1996) e Meneghetti – O gato dos telhados (2010, Coleção Pauliceia). Colabora com o Blog da Boitempo quinzenalmente, às terças. 

2 comentários em Progresso: que bicho é esse, e para que serve?

  1. Rosimar Gonçalves // 09/06/2017 às 12:54 // Responder

    Sensibilíssimo, ainda mais fechando com nosso brilhante Carlito Maia: “Acordem e progresso!”.
    Obrigada, brindou meu dia!

    Curtir

  2. “A Lei por princípio, a Ordem por meio e a merda do progresso por fim” resumindo: o progresso é a merda chovendo em nossas cabeças, conforme previu Norman Mailer

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: