Este livro infantil vai fazer você repensar o sentido do Dia das Mães

Confira um trecho do primeiro infantil feminista da Boitempo!

dia das mães boitata

O que está por trás das flores oferecidas no Dia das Mães? Que tipo de imagem de “mulher” nossas crianças são convidadas a construir e homenagear nessa data? Por outro lado, quais são os valores e os traços paternos que são exaltados em datas como o Dia dos Pais? É com esse espírito de estimular o questionamento e o olhar crítico dos pequenos que nasceu o selo infantil da Boitempo, o Boitatá!

Meninas usam rosa e meninos usam azul?

Para dar um gostinho desse trabalho, selecionamos para este dia da mulher um trecho de um dos livrinhos mais queridos do selo: As mulheres e os homens, com texto e idealização da Equipo Plantel e ilustrações da premiada Luci Gutiérrez.

Partindo da ideia de que “as mulheres e os homens são pessoas iguais, com gêneros diferentes”, o livro põe em questão uma série de estereótipos de gênero, e pode muito bem servir de introdução ao pensamento feminista.

O livro integra a coleção Livros para o Amanhã, que introduz questões de interesse social, política e cidadania para crianças. Os quatro volumes venceram em 2015 a categoria de Melhor Não Ficção do maior evento de literatura infantil do mundo, a Feira de Bolonha. (Os outros três livros da coleção discutem respectivamente ditadura, democracia e desigualdade social.)

Orientado por um viés de igualdade e respeito à pluralidade, As mulheres e os homens questiona, de forma divertida e inteligente, como as crianças estão sendo educadas e o que significa, para elas, ser homem ou mulher. O livro também traz textos de apoio e proposta de atividades para promover uma discussão mais ampla sobre a divisão das tarefas domésticas, a desigualdade salarial e o espaço social que cada gênero ocupa – deixando a certeza de que a expectativa por um mundo mais igualitário não tem nada de ultrapassada. Confira!

Mulheres e Homens.indd

3 comentários em Este livro infantil vai fazer você repensar o sentido do Dia das Mães

  1. silma do carmo nunes // 07/05/2016 às 13:58 // Responder

    Como comprar? Sou diretora de uma Faculdade em Uberlândia/MG.cujo principal curso é licenciatura em pedagogia. Neste curso temos 520 alunos/as neste semestre (2016/1) e, portanto, o alunado é, na sua maioria, mulher. Quero presentear os/as professores/as e comprar para a biblioteca da IES.

    Curtir

    • Olá Silma, os livros estão disponíveis nas principais livrarias do país, mas também na própria loja virtual da Boitempo. Mas no seu caso o melhor é escrever direto para a gente no e-mail: professores @ boitempoeditorial.com.br 😉

      Curtir

  2. Antonio Elias Sobrinho // 08/05/2016 às 13:34 // Responder

    De fato, investir na conscientização à longo prazo, é a maneira mais adequada para se tentar mudar as práticas conservadoras predominantes na sociedade, tentando mudar a cultura social e criando os fundamentos para uma nova convivência e novas práticas políticas. Em suma, contribuir para o aprofundamento da democracia, rompendo com uma tendência das esquerdas que é a pressa em querer chegar ao poder, acreditando que a realidade pode mudar a partir do alto. Acho que, nessa, foi que entramos pelo cano com aquela estratégia do PT.

    Curtir

1 Trackback / Pingback

  1. Este livro infantil vai fazer você repensar o sentido do dia das mães | BRASIL S.A

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: