Chegaram os primeiros livros do selo infantil da Boitempo, o Boitatá!

boitatá blog da boitempo

Acabaram de chegar os primeiros livros do Boitatá, o novo selo infantil da Boitempo! Pensados para pequenos leitores que pensam grande, os dois primeiros livros da série estimulam a reflexão sobre as noções de ditadura e democracia – porque política também é coisa de criança! Confira:

cobrinha

A ditadura é assim narra o cotidiano de um emburrado Ditador para ilustrar como funciona a sociedade dentro de um regime autoritário. Com ilustrações de Mikel Casal e texto e idealização da Equipo Plantel, o propósito deste livro é mostrar o funcionamento e os perigos da ditadura partindo de exemplos simples, a fim de que as crianças compreendam o problemas existentes em um sistema político que privilegia uma única corrente de pensamento em detrimento das outras. A edição da Boitempo ainda conta com um texto de apoio inédito assinado pelo sociólogo e colunista do Blog da Boitempo Ruy Braga. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.

ditadura-gif

cobrinha

A democracia pode ser assim parte da ideia de que “a democracia é como um recreio, em que todos podem brincar de tudo”, para mostrar que, como em todos os jogos, no jogo da democracia também existem regras. Com ilustrações e montagens de Marta Pina e texto e idealização da Equipo Plantel, o livro apresenta o conceito de democracia a partir de imagens próximas do cotidiano das crianças, tomando como exemplos a hora do recreio e o jogo: atividades em que todos que participam têm de tomar decisões e assimilar suas regras. A edição da Boitempo conta ainda com um texto de apoio assinado por Leandro Konder. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.

democracia-gif

cobrinha

sobre o selo

Como parte das comemorações dos 20 anos da Boitempo, inauguramos o Boitatá, um selo infantil que não subestima a inteligência de seus pequenos leitores e procura promover o aprendizado, o questionamento e a construção do senso de justiça através de livros instigantes e envolventes. O novo selo tem início com a Coleção Livros para o Amanhã, lançada originalmente em 1977 pela extinta editora catalã La Gaya Ciencia (de Barcelona), que logo após a queda de Franco, e cheia de esperança para a nova geração, contratou uma equipe multidisciplinar de educadores para escrever em conjunto quatro livros.

De forma didática e ricamente ilustrados, os volumes que compõem a coleção pretendem ser uma introdução – aos pais e educadores, dentro e fora de sala de aula – a temas de interesse social e cidadania, além de promoverem um convite ao debate. Inéditos no Brasil, os livrinhos surpreendem por sua atemporalidade. Seguindo a inspiração da editora Media Vaca (de Valencia), responsável por “ressuscitar” os livrinhos em nova edição – preservando o texto, mas contratando artistas contemporâneos para repensar a arte e ilustrá-los –, a Boitempo também percebe que esse suposto “Amanhã” ainda não chegou, mas deseja que ele não tarde. A arte e as ilustrações que a Boitempo publicará com a tradução, portanto, não são da edição original, mas sim da edição de 2015, feitas por quatro artistas espanhóis (um pra cada) em atividade.

Os dois primeiros títulos da coleção acabaram de sair: A democracia pode ser assim e A ditadura é assim. Os volumes 3 e 4, O que são classes sociais? e As mulheres e os homens chegam no ano que vem!

151107_selo_boitata_CS

6 comentários em Chegaram os primeiros livros do selo infantil da Boitempo, o Boitatá!

  1. Antonio Elias Sobrinho // 04/12/2015 às 17:16 // Responder

    A edição desses livros me fez lembrar a chamada democracia socialista nos países do Leste, sobretudo na URSS onde imaginaram que uma democracia podia ser implantada pela força e pela determinação de alguns homens (uma vanguarda) que se consideravam donos da verdade.
    Esqueceram ou não quiseram saber que a democracia é um processo, nunca cristalizado e, para seu sucesso é imprescindível uma cultura democrática. Assim, a iniciativa da Boitempo é uma pequena mas significativa contribuição.

    Curtir

  2. Silvana Gili // 04/12/2015 às 20:18 // Responder

    Os livros com que a Boitempo estreia seu selo infantil não poderiam ser mais acertados. Excelente escolha! Só chamo a atenção para uma coisa: não são “livrinhos”, muito pelo contrário. Vamos dar a esses títulos, e aos próximos que virão, o lugar que merecem. Afinal, não é por serem dirigidos ao público infantil que são “menores”, não é mesmo?

    Curtir

  3. Já acho em Brasilia?

    Curtir

  4. sonia gorete de oliveira // 29/02/2016 às 11:45 // Responder

    Parabéns pela iniciativa. A soberania de um povo só pode ser construida quando a História do país é discutida e conhecida por tod@s.

    Curtir

  5. Trabalhando com crianças e adolescentes num tempo de extremos variados, penso que as publicações podem ajudar em muitas frentes. Parabéns por esse exercício de aguçar pensamentos.

    Curtir

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Primeiros livros do selo infantil da Boitempo, o Boitatá são lançados | Litherarium
  2. Festa de lançamento do selo infantil da Boitempo! | Blog da Boitempo
  3. O que os adultos fazem quando politizam a infância e ensinam as crianças a odiar – Blog da Boitempo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: