Cultura Inútil: Darwin na contramão

14.07.28_Mouzar Benedito_Darwin na contramãoPor Mouzar Benedito.

Antes de Charles Darwin, houve uma espécie de anti-Darwin que imaginou algo como uma “involução” das espécies, em vez da evolução darwiniana. Georges de Buffon (1707-1788), naturalista francês, pensava, entre outras coisas, que o macaco era um homem degradado, e o jumento a degradação do cavalo.

* * *

O Rio Negro era chamado de Guriguaçu por algumas nações indígenas. Em tupi, essa palavra significa rio dos bagres grandes.

* * *

Quando se dá flores a uma mulher hoje em dia não se tem em mente o significado da “mensagem” que cada flor leva. Segundo especialistas, as flores dão um recado do doador à musa. Exemplos: flor de pessegueiro rosa-claro significa “sou seu escravo”; rosa branca quer dizer “sou digno de você”; tulipa, se amarela, é uma declaração de amor, mas vermelha é de amor sem esperança de ser correspondido; petúnia é “sua presença me tranquiliza” e trevo de quatro folhas (com as pequeninas flores brancas ou vermelhas) é “seja minha”.

* * *

Antes de morrer, em 1910, Leon Tostoi disse: “É o fim… E realmente não tem a menor importância”.

* * *

A instalação do estado de Israel foi anunciada por Ben Gurion em 14 de maio de 1948. No dia seguinte, cerca de 700 mil famílias de palestinos foram expulsas de suas casas, pelo governo israelense. Por isso, 15 de maio ficou conhecido como “Dia da Catástrofe”. No mesmo dia a Liga Árabe declarou guerra a Israel.

* * *

Os índios Cherokee, dos Estados Unidos, achavam que a escrita era um instrumento importante (inclusive de dominação) dos europeus. Um deles, chamado Sequoyah, que viveu de 1770 a 1843 (e que deu o nome à árvore sequóia), criou um alfabeto silábico de 86 caracteres para a sua língua. Funcionou. Em sete anos já tinham até jornal semanal impresso com esses caracteres.

* * *

Os bois vivem 15 anos, em média, mas uma vaca chamada Big Bertha, na Irlanda, viveu 48 anos e 9 meses.

* * *

Em Álamo Gordo, no Novo México, é que foram fabricadas as primeiras bombas atômicas. As autoridades tinham receio que papéis jogados fora ou perdidos fossem lidos por quem não devia, e por isso só admitiam nas instalações que produziam a bomba analfabetos para trabalhar como zeladores, porteiros e faxineiros.

* * *

Abdul Kassem Ismael, sábio grão-vizir da Pérsia, que viveu de 938 a 995 d.C., tinha uma biblioteca de 117 mil volumes. Como guerreiro e estadista, fez várias viagens mas jamais se separou dos livros. Eles eram carregados por 400 camelos que marchavam numa fila de maneira que os livros fossem mantidos em ordem alfabética. Qualquer livro que o grão-vizir pedia era encontrado imediatamente pelos bibliotecários.

* * *

Carlos Magno, rei dos francos e dos lombardos, e depois “Imperador do Ocidente”, coroado “imperador dos romanos” pelo Papa Leão III, chamado de “Pai da Europa” no ano 799, por ter feito a primeira reunião territorial da Europa, governando uma área de mais de um milhão de quilômetros quadrados, nunca aprendeu a escrever. Sabia ler, mas não escrever.

* * *

O tamanduá-bandeira ataca os cupins com suas garras poderosas, estica sua língua de até 60 centímetros pelos buracos do cupinzeiro, movimentando-a a uma velocidade de 150 vezes por minuto, e come cerca de 30 mil insetos por dia.

* * *

Os primeiros países do mundo em que as mulheres adquiriram o direito de votar foram a Nova Zelândia (1893), a Austrália (1902) e a Finlândia (1906).

* * *

O Amapá foi muito disputado por Portugal, França, Inglaterra e Holanda. A França persistiu durante muito tempo tentando se apoderar da região. Só em 1900, com arbitragem do presidente da Suíça, a disputa acabou, com a posse definitiva para o Brasil. Foi então, criado o território de Araguari, incorporado ao Pará. Em 1943, ele se tornou território federal e passou a se chamar Amapá, que é o nome de uma árvore da região, que dá um fruto comestível, roxo-escuro. Em 1988, tornou-se estado.

* * *

Separação de casais costuma ser problemática, e às vezes há acusações quanto ao comportamento sexual de um dos cônjuges. Charles Chaplin, encarava um processo judicial de separação, em 1920, nos Estados Unidos, e foi acusado de fazer sexo oral na mulher. Uma devassidão! Ele causou espanto com sua resposta: “Mas todas as pessoas casadas fazem isso!”.

* * *

O milésimo gol de Pelé, foi de pênalti, marcado contra o Vasco, no Maracanã, em 19 de novembro de 1969. Repórteres correram para ouvir uma declaração dele e ele começou com “Love, love, love…”.

* * *

A ave símbolo do Pantanal Mato-grossense é o tuiuiú, também chamado jaburu – cuja envergadura atinge 2m80 e a altura 1m60. Mas essa não é a ave mais pesada da região, e sim a ema, que não voa, e é muita parecida com o avestruz africano. Ela pode chegar a 1m40 de altura e pesar mais de 30 quilos. Há várias versões para o nome tuiuiú, de origem tupi, uma delas é que significa “bico muito amarelo”. Jaburu significa “o que tem o papo cheio”. Por ser uma ave com aspecto meio desengonçado, jaburu se tornou sinônimo de sujeito de aparência feia e tristonha. O nome da ema em tupi é nhandu, e significa “a que corre, veloz”. Mas nhandu é também o nome da aranha, em tupi. Neste caso, deriva de nhã-andu(ba), que significa “a que sente, sensitiva”.

* * *

Os tanques de guerra foram usados pela primeira vez em 15 de setembro de 1916, na Primeira Guerra Mundial.

* * *

Por que a região da praça Floriano, no centro do Rio de Janeiro, se chama Cinelândia? Ela ganhou esse nome depois que, em 1925 e 1926, foram inauguradas ali quatro salas de cinema.

* * *

Durante o reinado dos imperadores da dinastia Yuan, na China (1260 a 1368), já havia mulheres estudando nas faculdades de medicina chinesas. A Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, só começou a aceitar mulheres em 1945.

* * *

O alho é rico em vitaminas B e C, proteínas e cálcio, e contém potássio. Em muitos lugares é considerado um remédio valioso. Na antiga União Soviética, era chamado de “penicilina russa”.

* * *

O maior rodeio do Brasil, o de Barretos, começou com a fundação do Clube dos Independentes, por um grupo de rapazes, em 1955, para fazer a festa do peão. A primeira festa foi realizada no ano seguinte, no picadeiro de um circo. Hoje é um dos maiores do mundo. O chato, além do sofrimento dos animais, é que tudo lá tem o estilo cowboy, até os chapéus. Nada a ver com nossa cultura caipira.

* * *

Seu cachorro ou gato tem pulgas? Um bom jeito de fazer que elas pulem fora dos bichos é acrescentar levedo de cerveja na comida deles. Depois que o cachorro ou gato ingere levedo de cerveja, solta um cheirinho que as pulgas odeiam.

* * *

Um oficial do exército de Napoleão, chamado Pedro Labatut, foi contratado por Simón Bolívar para participar das lutas de libertação contra os espanhóis. Mas quis mandar mais que o próprio Bolívar e acabou expulso da Venezuela. Foi então contratado por Dom Pedro I para reprimir rebeliões no Brasil, o que fez com muita crueldade no Ceará, entre julho de 1832 e abril de 1833, reprimindo a insurreição de Joaquim Pinto Madeira. Aprontou tanto por lá que segundo contam virou um monstro, uma assombração com forma humana, “pior que o lobisomem”. O tal monstro chamado Labatut era temido na divisa dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.

* * *

Acredita-se que o primeiro médico do mundo a fazer uma cirurgia usando anestesia geral tenha sido o chinês Hua T’o. Essa anestesia era obtida com uma combinação de haxixe com um vinho muito forte, chamado ma fei san. Antes da Revolução chinesa, a data do aniversário desse médico era feriado nacional.

* * *

A “libertação dos escravos”, um tanto fajuta, porque não deu condições de sobrevivência aos ex-escravos, apenas os jogou na rua, acabou tendo muita influência na criação do samba. Muitos escravos libertos que trabalhavam nas lavouras do Vale do Paraíba e da Bahia, sem ter trabalho, foram para a “corte”, quer dizer, para o Rio de Janeiro. Lá foram desenvolvendo sua música e dança. Já no início do século XX, muitos negros se reuniam para cantar e dançar na casa de uma baiana, Tia Ciata, e lá seus cantos e danças evoluíram até chegar ao samba.

* * *

“Pelo telefone” foi o primeiro samba gravado no Brasil, em 1917. Foi composto na casa da Tia Ciata, no final de 1916, por um grupo de sambistas tradicionais, mas um deles, Donga, o registrou como sendo seu, provocando protestos nos demais compositores. Fez um sucesso enorme e foi a música mais cantada no Carnaval daquele ano. Segundo alguns, Donga teria dito que “samba é como passarinho, é de quem pegar primeiro”.

* * *

O motim que inspirou o filme “Encouraçado Pontenkim” aconteceu em 27 de junho de 1905.

* * *

Os cheques já eram usados na Suméria mil anos antes de serem fabricadas as primeiras moedas, mas logicamente não eram feitos em papel, e sim escritos em tábuas de argila.

* * *

O Distrito Federal, até 21 de abril de 1960, era a cidade do Rio de Janeiro. Com a transferência da capital para Brasília, o Rio se tornou uma “cidade estado”. Estado da Guanabara, capital Rio de Janeiro. O estado do Rio tinha Niterói como capital. Durante a ditadura, unificou-se os estados do Rio e da Guanabara, ficando como é hoje. O primeiro governador do novo estado, depois da fusão, foi o almirante Faria Lima, nomeado pelos militares em 11 de setembro de 1974, exatamente um ano depois do golpe do general Pinochet no Chile e 27 anos antes do atentado que derrubou as torres do World Trade Center, em Nova York.

* * *

Córdoba, na Espanha, durante o domínio mouro, era chamada de “Atenas do Ocidente”. Tinha uma biblioteca de 400 mil volumes.

* * *

Superstição: tropeçar num balde cheio ao sair de casa é sinal de sorte. Tropeçar num balde vazio, é azar. Sinal de que vai ter encrenca o dia todo.

* * *

Os cachorros são inteligentes? Segundo um estudo feito na Universidade de Harvard, no final do século passado, eles não aparecem pelo menos entre os dez animais mais inteligentes que são (segundo esse estudo), em ordem decrescente: chimpanzés, gorilas, orangotangos, babuínos, gibões, macacos (o estudo não especifica quais), baleias, golfinhos, elefantes e porcos.

* * *

Para classificar os vários tipos de paralisia infantil, as pesquisas duraram três anos. Nelas, foram usados 30 mil macacos.

* * *

Assim falou o escritor Camilo Castelo Branco: “Como é belo o pecado quando o coração não o confessa”.

* * *

Ditado de Nova Resende (MG): “Mais vale um gosto do que um caminhão de abóboras”.

 ***

Leia todas as outras versões da Cultura Inútil clicando aqui, para ver todos de uma só vez!

***

Mouzar Benedito, jornalista, nasceu em Nova Resende (MG) em 1946, o quinto entre dez filhos de um barbeiro. Trabalhou em vários jornais alternativos (Versus, Pasquim, Em Tempo, Movimento, Jornal dos Bairros – MG, Brasil Mulher). Estudou Geografia na USP e Jornalismo na Cásper Líbero, em São Paulo. É autor de muitos livros, dentre os quais, publicados pela Boitempo, Ousar Lutar (2000), em co-autoria com José Roberto Rezende, Pequena enciclopédia sanitária (1996) e Meneghetti – O gato dos telhados (2010, Coleção Pauliceia). Colabora com o Blog da Boitempo quinzenalmente, às terças. 

1 comentário em Cultura Inútil: Darwin na contramão

  1. Abdul Kassem Ismael iria adorar ter um leitor de ebooks! Se não ele, ao menos seus camelos iriam!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: