O principe, o filósofo e o poeta

13.10.10_Izaías Almada_O principe_o filósofo e o poetaPor Izaías Almada.

Considerando que o reino em que vivem está à deriva, um príncipe, um filósofo e um poeta resolveram deitar falação sobre aquilo que consideram estar errado à sua volta. “É preciso estar atento e forte”, pensaram, “não temos tempo de temer a morte”… Irmanados nos versos desta canção de conhecido menestrel do mesmo grupo litero/musical, o príncipe, o filósofo e o poeta, todos sempre prontos a disputar espaços nos mais conhecidos jornais do reino, acharam por bem – do alto de sua sabedoria – botar alguns pingos nos is e descer à ágora dos sacripantas para discordar do governo e sua corte e lançar um pouco de lenha na fogueira das vaidades e das intrigas antirepublicanas.

O povo trabalhador, de volta para casa após mais um dia de labuta, passa por aquelas figuras exóticas sem entender muito bem o que falam na ágora, mas puderam ouvir algumas frases soltas.

Dizia o príncipe envolto em seu fardão com filigranas douradas: “Marina Silva é uma reserva moral do país”… O filósofo, com cara de bravo, acenava com pedagogias democráticas: “Que ao menos fique a lição de que nenhuma invenção democrática neste país será possível sem um processo amplo, geral e irrestrito de combate à corrupção, no qual o último mensaleiro petista será, enfim, enforcado nas tripas do último mensaleiro tucano”… E como que a concordar com a animada retórica acadêmica, o poeta, de longos cabelos grisalhos, soltou o seu canto ditirâmbico: “Será que esse país tem medo de punir?”

Reserva moral, processo amplo geral e irrestrito, medo de punir, o que será que diziam aquelas sumidades, pensava a massa ignara. Alguns poucos passantes pararam para ouvir, mais pelo exotismo da cena do que propriamente pela peroração do trio.

Estava eu ali a observar todo o quadro, dividido entre falácias e sofismas de um lado e a quase perplexidade de cidadãos trabalhadores do outro, quando avistei um pouco à minha direita um senhor já de idade, atento ao discurso dos três cidadãos. Aproximei-me do senhor e perguntei-lhe se podia explicar o que diziam aqueles oradores tão empolgados e cheios de si.

O velho me olhou por detrás das lentes grossas de seus óculos, que revelavam dois olhinhos inquietos e percucientes, e disparou numa voz firme e convincente:

– Estão criticando o que se passa em nossa democracia…

– E quem são eles? Arrisquei.

– O senhor não sabe?

Considerei que fingir minha ignorância sobre tais celebridades pudesse me trazer sua opinião mais sincera, mesmo que apaixonada.

– Não, confesso que não os conheço ou, pelo menos, não conheço o que pensam.

– Ali estão um príncipe, um filósofo e um poeta, respondeu o velho senhor orgulhoso em mostrar seus conhecimentos. E vou responder em poucas palavras a sua pergunta:

– O príncipe é um senhor que conseguiu entrar para a Academia de Letras depois de pedir a todos nós que esquecêssemos o que ele escreveu, entendeu o paradoxo? Pertence a um partido político onde a honestidade está em baixa e, tal qual todo bom oportunista, resolveu puxar a brasa de uma moralidade até agora desconhecida da tal senhora que teve alguns milhões de votos na última eleição presidencial para tentar dar um respiro ao seu partido em frangalhos…

– Hum, balbuciei segurando o riso.

– O filósofo, continuou, não se sabe muito bem o que ele pensa, mas encheu-se de brios para criticar um caso de suposta corrupção ainda não esclarecido pedindo o enforcamento dos réus, sem nomeá-los, nas tripas uns dos outros, requentando uma velha e surrada expressão dos iluministas franceses que gostariam de ver o último rei enforcado nas tripas do último padre. E veja que ele, inconscientemente, usa a expressão de um general da nossa ditadura sobre abertura ampla, geral e irrestrita. Um ato falho, talvez, ou coisas de uma nova esquerda à qual ele julga pertencer…

Com uma esquerda assim, não é preciso direita, concorda?

– O velho senhor encarou-me sem fazer qualquer comentário.

– E o poeta?

– Bem, o poeta queria saber, tal qual o filósofo, porque a suprema corte de justiça do país se acovardou numa de suas últimas decisões e, segundo, ele, esquivou-se de punir o mais rápido possível, mesmo sem provas, os tais cidadãos que merecem ser enforcados nas tripas uns dos outros… O curioso é que esse mesmo poeta disse estar arrependido de ter sido comunista um dia e que se converteu à democracia. Supõe-se que ele ainda faz parte daquele grupo de pessoas que identificam democracia com capitalismo e ditadura com socialismo… Se estiver arrependido de seus pecados deveria se confessar a um padre, não acha?

Ato contínuo, o velho senhor escafedeu-se…

Fiquei pensando se não tinha conversado por cinco minutos com o desconhecido Stanley Burburinho.

PS: Aviso a alguns poucos comentários escritos com o fígado. Em política só acerta quem erra, pois é a prática que vai enriquecendo o aprendizado. Como dizia o poeta espanhol, o caminho se faz caminhando. Ou ainda, como diz o grande filósofo do STF, Luiz Fux, “A verdade é uma quimera”.

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Leia também sobre a AP 470 Justiça fora dos trilhosA síndrome Safatle/Dutra 1 e 2, As drogas e a direita causam dependênciaE a presunção da inocência? e O lado obscuro da democracia, na coluna de Izaías Almada no Blog da Boitempo.

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Izaías Almada, mineiro de Belo Horizonte, escritor, dramaturgo e roteirista, é autor de Teatro de Arena (Coleção Pauliceia da Boitempo) e dos romances A metade arrancada de mim, O medo por trás das janelas e Florão da América. Publicou ainda dois livros de contos, Memórias emotivas e O vidente da Rua 46. Como ator, trabalhou no Teatro de Arena entre 1965 e 1968. Colabora para o Blog da Boitempo quinzenalmente, às quintas-feiras.

7 comentários em O principe, o filósofo e o poeta

  1. bem escrito, apesar de ficcional e falacioso

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  2. Luiz Fernando Ribeiro da Luz // 11/10/2013 às 1:18 am // Responder

    Esqueceu-se da auto descrição e a auto inclusão para formar um quarteto: o príncipe, o filósofo, o poeta e o governista pateta! Que nuvem!

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  3. “Em política só acerta quem erra, pois é a prática que vai enriquecendo o aprendizado”
    Ah claro, o autor deve estar se referendo ao apoio da Katia Abreu! Ou seria do Renan? Ou do Sarney? Ou…

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  4. Não vamos nos esquecer que o próprio Zizek é crítico com as políticas do PT e sua garantia da renda-básica (no qual ele critica no livro Vivendo no fim dos tempos). Ele reconhece alguns avanços mas ressalta a permanência no sistema capitalista, e não se sabe até quando isso se sustenta.

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  5. Carlos de Avelar Portela // 11/10/2013 às 6:02 pm // Responder

    Pois eu defendo a posição do Vladimir Safatle e da nova esquerda que não se corrompeu ideologicamente: o problema não é errar na política, mas insistir no erro, como o PT está fazendo. E as manifestações de junho estão aí para comprovar o quanto o lulismo (e todo reformismo fraco) é limitado e ineficaz em vários aspectos. Mas isso o próprio PT não reconhece e, parece, nem vai reconhecer.

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  6. Luiz Orquestra // 11/10/2013 às 9:25 pm // Responder

    o principe,o poeta o filosofo e as respostas obcenas de seusadoradores.Piores do que a canalha da corte brasileira em seus requebros e rococós à côrte de Portugal no Brasil!São os próprios franguinhos,hojecoxinhas,devoradas por D.João VI……

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  7. Sinto um cheiro de ressentimento com o fato do Safatle ter ido para o PSOL.

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