dossiê | América Latina livre e soberana
Confira nossas indicações de livros e outros conteúdos gratuitos disponíveis no Blog e na TV Boitempo para se aprofundar nas raízes da pilhagem imperialista no continente e fortalecer a luta por uma América Latina livre e soberana.
LEITURAS IMPRESCINDÍVEIS


Imperialismo, estágio superior do capitalismo, de Vladímir Ilitch Lênin
O líder revolucionário descreve as transformações do sistema, destacando a concentração de poder, a exportação de capital e a necessidade de guerra.
A política externa norte-americana e seus teóricos, de Perry Anderson
Reconstrução dos principais acontecimentos da política externa dos EUA desde o fim da Segunda Guerra até os dias atuais, destacando a contínua hegemonia norte-americana no cenário mundial.
Margem Esquerda #45 | A crise do imperialismo
As guerras tarifárias de Trump colocaram o Brasil no centro de um debate sobre imperialismo contemporâneo, soberania e os rumos da extrema direita global. Especialistas exploram o imperialismo norte-americano nos dias de hoje.


A linguagem do império, de Domenico Losurdo
O italiano desmonta o discurso ideológico estadunidense através de uma análise histórica e filosófica. Uma reflexão sobre a retórica do poder e suas contradições.
Colonialismo e luta anticolonial, de Domenico Losurdo
Um olhar profundo da relação entre o marxismo e a luta anticolonial e anti-imperialista, revelando uma perspectiva histórica do desenvolvimento do capitalismo sob hegemonia dos Estados Unidos.


O continente do labor, de Ricardo Antunes
Um olhar latino-americano da história do trabalho na América Latina, desafiando visões eurocêntricas e explorando as lutas populares, sindicalismo e desafios únicos no continente.
Apologia dos bárbaros, de Mike Davis
Crítica ferrenha às políticas dos Estados Unidos pós-11 de setembro. A obra desafia o discurso maniqueísta, expondo desastres militares, ambientais e sociais.



A potência plebeia, de Álvaro García Linera
Uma coletânea de ensaios reveladores sobre a complexa intersecção de identidades indígenas, operárias e populares na Bolívia, escrita por um renomado intelectual e ex-vice-presidente do país.
O império do capital, de Ellen Meiksins Wood
Explora o conceito de imperialismo, revelando a transição para um império capitalista norte-americano, baseado em hegemonia econômica e militar global.
O império universal e seus antípodas, de Marcos Del Roio
Um panorama abrangente sobre a história moderna percorrendo a formação, o desenvolvimento, a transformação e o declínio de impérios e sistemas mundiais.


A nova toupeira, de Emir Sader
Um olhar perspicaz sobre a América Latina no século XXI, refletindo sobre os caminhos da esquerda e as transformações revolucionárias na região.
A década da revolução perdida, de Vincent Bevins
Como tantos protestos de massa levaram ao oposto do que reivindicavam? O livro combina relatos de primeira mão sobre os acontecimentos nas ruas nos anos 2010, com um olhar aguçado para os fatores geopolíticos em jogo.
UM LIVRO BOLIVARIANO
Publicada em 2006, a monumental Enciclopédia Latinoamericana surgiu em um momento de profunda efervescência política no continente, sendo “um instrumento fundamental de autoconhecimento e de divulgação de um espaço geográfico, histórico, cultural muito maior que a submissão com a qual foi historicamente identificado”. A edição coordenada por Ivana Jinkings, Emir Sader, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile foi vencedora do Prêmio Jabuti de Livro do ano em 2007. Seu conteúdo integral encontra-se disponível on-line.
LEIA NO BLOG DA BOITEMPO
- “A luta da Venezuela é a luta da América Latina por sua libertação“, por Tiaraju Pablo D’Andrea
- “O colapso do regime: a ofensiva dos EUA contra a Venezuela como novo paradigma“, por Vincent Bevins
- “Trump e a Venezuela“, por Carlos Eduardo Martins
- “Destruir a Revolução Bolivariana: objetivo do imperialismo“, por Miguel Urbano Rodrigues
- “Bolívar e Chávez: o espírito da determinação radical“, por István Mészáros
- “Esse tal de bolivarianismo…“, por Izaías Almada
- “Quem foi Simón Bolívar, o Libertador das Américas e inspiração da Revolução Bolivariana?“, por Izaías Almada
VEJA NA TV BOITEMPO
OUÇA NA RÁDIO BOITEMPO






Você precisa fazer login para comentar.