Vera Cotrim, presente!
Vera Cotrim ao lado da mãe, Lívia, em 2017. Foto: Esquerda Diário
Recebemos com enorme tristeza a notícia do falecimento de Vera Aguiar Cotrim, importante pesquisadora da obra de Marx. Junto com sua irmã, Ana, traduziu O desafio e o fardo do tempo histórico, de István Mészáros, publicado pela Boitempo em 2007, além de ter participado de eventos da editora.
Vera foi participante ativa do Grupo de Estudos de História e Economia Política da Universidade de São Paulo (GMarx) desde a fundação do grupo, em 2009, até aproximadamente 2016. Em nota, o grupo recordou sua trajetória na formação política e teórica de muitas gerações de estudantes e pesquisadores, ressaltando como “Vera politizou e fortaleceu as mulheres do GMarx em iniciativas feministas de estudos teóricos, organização política e elaboração prática. Incentivou no grupo a concepção do feminismo como luta política de todos, homens e mulheres, num tempo em que isso ainda não era tão evidente como é hoje. […] Ela era combativa sem perder a ternura. Rigorosa no pensamento e na filosofia marxista, sem perder a alegria. Precisa nos combates teóricos e políticos, sem perder o humor.”
Como professora do CEFET-MG e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), orientou diversos trabalhos acadêmicos sobre o pensamento marxiano. Em nota, o coletivo discente Tinta Vermelha a caracterizou como “mais do que uma pesquisadora exemplar, Vera era uma mulher alegre, generosa, cheia de vida, apaixonada pela filosofia e profundamente comprometida com o diálogo e a formação de novas gerações. Sempre disposta a apoiar e incentivar outras mulheres, ela transformou a vida de muitos e muitas ao seu redor”.
Nós, da Boitempo, nos solidarizamos com familiares, amigos e camaradas de Vera.
VERA COTRIM, PRESENTE!
Descubra mais sobre Blog da Boitempo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário