Boitempo libera série completa sobre vida e obra do jovem Marx!

Série completa em sete episódios sobre a vida e obra do jovem Marx, conduzida pelo seu biógrafo Michael Heinrich.

Já estão disponíveis na TV Boitempo todos os vídeos da série “Redescobrindo o jovem Marx”, em que o renomado pesquisador alemão Michael Heinrich, autor da mais ambiciosa biografia de Marx na atualidade, nos convida a redescobrir o período de juventude do filósofo e revolucionário ao longo de sete episódios. Organizada em torno do livro Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: biografia e desenvolvimento de sua obra (vol. 1), a série percorre o decisivo período de formação de Marx, até a redação de sua tese de doutorado.

Conduzida por Artur Renzo, a série foi gravada na sede da Boitempo em São Paulo durante a última visita do autor ao Brasil. A edição é de Heleni Andrade, e as legendas são de Leonardo Marins.

Clique aqui para salvar a playlist completa, ou confira os vídeos um a um ao final deste post. Não se esqueça de se inscrever na TV Boitempo para receber nossos vídeos em primeira mão. Toda segunda, quarta e sexta tem conteúdo novo no canal!

O livro

Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: biografia e desenvolvimento de sua obra
Michael Heinrich

Esta biografia em três volumes promete ser o trabalho definitivo para compreender, de forma integrada, a vida e a obra do filósofo alemão. Com a missão de completar as insuficiências comuns nas outras biografias disponíveis e, inclusive, corrigir seus erros factuais, Michael Heinrich também se dispôs a escrever com franqueza, escapando das armadilhas que levaram muitos autores anteriores a tratar o biografado de forma a fundamentar uma imagem já existente, deixando muitas vezes a impressão de que a intenção não era investigar Karl Marx, mas meramente reafirmar o que se conhecia dele. Para isso, Heinrich diferencia com exatidão o que é comprovado por fontes do que é apenas uma hipótese, ora mais, ora menos plausível. Neste primeiro volume, o autor investiga os anos iniciais de Marx, de sua infância aos anos de formação intelectual, em que doutorou-se na Universidade de Iena.

O livro de Michael Heinrich tem tradução de Claudio Cardinali, texto de orelha de Jorge Grespan e apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, da Fundação Maurício Grabois e da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.

* * *

A série

Redescobrindo o jovem Marx: introdução à sua vida e obra (1818-1841)

Michael Heinrich apresenta o primeiro volume de sua biografia sobre Marx, em que investiga os anos iniciais da vida do filósofo alemão, desde à infância aos anos de formação intelectual que resultaram em seu doutoramento na Universidade de Iena.


O projeto literário e poético do jovem Marx

Você sabia que Marx já pensou em ser poeta romântico? Neste vídeo, Michael Heinrich investiga as influências e pretensões literárias do jovem revolucionário, repassando suas principais experimentações e refletindo sobre os motivos que o levaram a abandonar esse projeto inicial.


A formação filosófica e crítica de Karl Marx

Marx foi mesmo um jovem hegeliano? No que consistiria um hegelianismo jovem, ou “hegelianismo de esquerda”, em contraste com o “hegelianismo de direita”? Neste vídeo, Michael Heinrich coloca em xeque a tradicional divisão da escola hegeliana, de 1830, entre os “velhos hegelianos” e os “jovens hegelianos”, grupo ao qual Marx teria se associado. Heinrich investiga a diversidade presente dentro dessas subdivisões, complexificando assim o lugar ocupado por Marx, desde muito jovem, na crítica da filosofia de Hegel.


Como Marx incorporou e criticou a filosofia de Hegel?

Um dos temas filosóficos mais discutidos no estudo de Marx diz respeito à sua relação com a filosofia hegeliana. Como compreender as continuidades e rupturas da obra marxiana com o legado político e filosófico de G. W. F. Hegel? Michael Heinrich propõe uma abordagem sofisticada e original desse problema em sua nova biografia de Marx.


O ateísmo do jovem Karl Marx

Michael Heinrich compartilha alguns de seus achados sobre a relação do jovem Marx com a fé. Recuperando o pano de fundo familiar, político e filosófico, ele compara a crítica do fenômeno religioso em Marx com a de contemporâneos como Friedrich Engels e Bruno Bauer, e insiste na influência decisiva da questão no desenvolvimento de um pensamento crítico radical.


A tese de doutorado de Marx: contexto e relevância política

Um dos escritos menos conhecidos de Karl Marx é certamente sua dissertação doutoral sobre dois pensadores pré-socráticos: Diferença entre a filosofia da natureza de Demócrito e a de Epicuro. Mas mesmo tendo contato com o texto, é fácil deixar passar a importância política dessa obra no contexto do projeto marxiano mais amplo. O biógrafo e estudioso de Marx, Michael Heinrich, nos ajuda a entender a espantosa relevância desse escrito aparentemente hermético de juventude.


O desenvolvimento teórico da obra de Marx

Como equacionar o itinerário teórico de Marx com sua trajetória histórica de vida? Faz sentido pensar nela como uma linha de desenvolvimento contínua, como muitos insistem? Ou então como um percurso marcado por rupturas e saltos qualitativos, como se tornou popular depois de Althusser? Para Michael Heinrich, de nenhuma dessas formas. Neste vídeo ele defende a ideia de que a obra de Marx deve ser entendida como uma matriz, um campo bidimensional com linhas que podem ou não se encontrar.


Inscreva-se na TV Boitempo para receber os vídeos em primeira mão!

Não deixe de se inscrever no nosso canal para receber nossos conteúdos em primeira mão. Com vídeos novos todas as segundas, quartas e sextas, a TV Boitempo reúne cursos exclusivos, gravações de debates, palestras e aulas promovidos pela editora, além de reflexões inéditas de nossos autores sobre temas diversos. Com coordenação de Artur Renzo e assistência de Heleni Andrade, a TV Boitempo já ultrapassou o marco dos 300 mil inscritos, consolidando-se como o maior canal de YouTube de todo o mercado editorial brasileiro.


TV Boitempo [clique aqui para se inscrever]

A TV Boitempo é atualmente o maior canal de vídeos do mercado editorial brasileiro. Com uma programação semanal, disponibilizamos aqui séries exclusivas com nossos autores e colaboradores, além de vídeos de debates, palestras e cursos promovidos pela editora. Além dessa série, há em nosso acervo dezenas de cursos completos disponíveis e centenas de vídeos ao todo. Alguns destaques são os cursos “Feminismo e democracia“, conduzido pela cientista política Flávia Biroli; “Introdução ao pensamento de Angela Davis“, conduzido por Raquel Barreto, Angela Figueiredo e Conceição Evaristo; curso “Democracia: história, formas e possibilidades“, com Marilena Chauí, Antonio Carlos Mazzeo, Virgínia Fontes e Luis Felipe Miguel; além das série “Léxico Marx“, em que alguns dos maiores estudiosos da obra marxiana destrincham conceitos-chave do vocabulário marxiano, e das colunas mensais “Café Bolchevique“, com Mauro Iasi e “Conversas Impertinentes“, com Virgínia Fontes. Clique aqui para se inscrever no canal e receber nossas novidades audiovisuais em primeira mão!

1 Trackback / Pingback

  1. Boitempo libera série completa sobre vida e obra do jovem Marx! | sdaalencar

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: