A trajetória política de Caio Prado Júnior

Boitempo lança a aguardada biografia política de Caio Prado Júnior!

caio prado biografia[Foto de Caio Prado Júnior em 11 de junho de 1978 (arquivo IEB-USP), usada na capa de Caio Prado Júnior: uma biografia políticade Luiz Bernardo Pericás]

Por Bernardo Ricupero.

A trajetória de Caio Prado Júnior se confunde com a do Brasil do século XX. Como importante personagem de nosso país, muito já se escreveu sobre ele. Ainda assim, vários aspectos de sua vida e de seu pensamento foram pouco explorados ou discutidos. Detalhes de suas relações políticas, leituras, viagens aos países socialistas e avaliações sobre alguns temas candentes de sua época permanecem desconhecidos do grande público. A biografia política escrita por Luiz Bernardo Pericás, um estudo de fôlego sobre o intelectual paulista, vem a suprir essa lacuna.

Quando Caio Prado Júnior morreu, em 1990, não houve grande impacto. O que talvez não fosse de estranhar: devido ao mal de Alzheimer, estava, havia algum tempo, recolhido. Mais importante, faleceu quando o curso do mundo parecia desmentir suas teses. O muro de Berlim caíra apenas um ano antes e o neoliberalismo não era efetivamente questionado naqueles tempos. Desde então, muito mudou; a América Latina passou pelo que foi chamado de uma “onda vermelha”; viveu-se o boom das commodities e seu ocaso; o capitalismo enfrenta, há alguns anos, uma grave crise. Ironicamente, as voltas que a história dá dotaram a obra do historiador marxista de uma surpreendente atualidade, contribuindo para o grande interesse demonstrado por ela nos últimos tempos. Até porque o maior motivo de sua inquietação continua a nos atormentar: se o Brasil se constituiu como colônia para produzir bens demandados pelo mercado externo, em completa desconsideração por aqueles que os produzem, esse ainda é o principal problema que enfrentamos hoje.

O grande mérito da biografia política que nos apresenta Luiz Bernardo Pericás é precisamente demonstrar que o Caio Prado Júnior historiador é indissociável do Caio Prado Júnior militante político. Em outras palavras, a opção que o jovem de família aristocrática tomou, decepcionado com os rumos da Revolução de 1930, de aderir ao Partido Comunista do Brasil (PCB) norteou o restante de sua vida e obra, sendo significativamente esse o momento que Pericás escolheu para abrir o capítulo 1 de seu livro, sugerindo que o que veio antes foi para Caio uma espécie de prólogo. A partir daí, já como marxista, buscou unir teoria e prática, sendo exemplos disso a Editora Brasiliense e a Revista Brasiliense, empreendimentos práticos embasados na teoria, e, principalmente, seus livros, trabalhos teóricos voltados para a prática política. Neles soube, como ainda é incomum, usar o marxismo como método para interpretar as vicissitudes de uma formação social particular, a brasileira.

Assim, mesmo que o mundo do historiador marxista não seja mais o nosso, o impressionante trabalho de pesquisa de Caio Prado Júnior: uma biografia política ­– em que seu biógrafo consultou uma vasta bibliografia, pesquisou em inúmeros arquivos e realizou diversas entrevistas – é capaz de trazer seu personagem mais próximo de nós.

caio prado jr

Onde encontrar? Caio Prado Júnior: uma biografia política, de Luiz Bernardo Pericás, já está disponível nas principais livrarias e livreiros do país, como a Livraria Saraiva, a Livraria da Travessa, e a Livraria Cultura, entre outras. Confira uma relação completa dos distribuidores que trabalham com nossos livros clicando aqui, ou compre direto pela loja virtual da Boitempo clicando aqui.

* * *

“O livro de Luiz Bernardo Pericás sobre a trajetória do Caio Prado Júnior traz novas e surpreendentes perspectivas para a compreensão da vida e do papel desse grande intelectual, o mais importante historiador brasileiro do século XX. Marxista, filho de família oligárquica paulista (com a qual rompeu), tornou-se conhecido pelas obras-chave que escreveu para o deciframento de nossa sociedade. Nesta densa biografia, baseada em documentos (em sua maioria inéditos), entrevistas e vasta bibliografia, surge um outro Caio Prado, em suas relações com o PCB e com outros intelectuais marxistas (ou não). Suas leituras, viagens (para União Soviética, China e Cuba, por exemplo), prisões e sua visão sobre temas como reforma, revolução, socialismo, questão agrária e o Brasil em perspectiva histórica constituem referência decisiva para a esquerda neste país tão desencontrado. “Muito atrasado…”, segundo Caio.” – Carlos Guilherme Mota

* * *

“Este livro é o tipo de história que, depois das lutas e derrotas de seu personagem, consola o historiador por sua investigação em ampla bibliografia e em fontes inéditas. Mas brinda o leitor com a narrativa da trajetória de alguém que emerge por inteiro através de suas relações políticas e intelectuais. Eis a biografia de uma época!” – Lincoln Secco

* * *

“Em Caio Prado Júnior: uma biografia política, o historiador Luiz Bernardo Pericás expõe com um estilo rigoroso e cativante a trajetória do pensador que lutou uma vida inteira para que o Brasil superasse seu complexo de inferioridade.” – Mauricio Puls, Folha de S. Paulo

Confira aqui a agenda completa de debates, conferências e eventos de lançamento do livro com Luiz Bernardo Pericás:

◢ Brasília (DF)
Debate de lançamento de Caio Prado Jr.: uma biografia política
Aula inaugural do 1º semestre de 2016 do Departamento de Gestão de Políticas Públicas da UnB
05 de abril | terça-feira | 19h30
UnB | Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Auditório Azul
Campus Darcy Ribeiro, Prédio da FACE | Asa Norte, Brasília, DF
Organização: Departamento de Gestão de Políticas Públicas
Apoio: FACE/UnB
◢ São Paulo (SP)
Noite de autógrafos de Caio Prado Jr.: uma biografia política
06 de abril | quarta-feira | das 18h30 às 21h30
Livraria da Vila – Lorena
Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista, São Paulo – SP◢ São Paulo (SP)
Debate de lançamento de Caio Prado Jr.: uma biografia política
12 de abril | terça-feira | 17H45
Sala 8 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais | FFLCH-USP
Av. Prof. Lineu Prestes, 3380 | Butantã, São Paulo – SP
Organização: Lemarx◢ São Bernardo do Campo (SP)
Debate de lançamento de Caio Prado Jr.: uma biografia política
19 de abril | terça-feira | 14h
UFABC – Campus São Bernardo do Campo | Auditório 002 | Térreo, Bloco Beta
Rua Arcturus, 03 | Jardim Antares, São Bernardo do Campo, SP◢ Toronto (Canadá)
Palestra “Caio Prado Junior: Reform, Revolution, and Socialism” com Luiz Bernardo Pericás
13 a 15 de maio | Seminário Internacional Historical Materialism
York University
4700 Keele St, Toronto, ON M3J 1P3, Canadá
Organização: Historical Materialism e York University

◢ Havana (Cuba)
Palestra com Luiz Bernardo Pericás
4 a 7 de julho | Seminário Internacional “Intérpretes do Brasil: Caio Prado Júnior”
Casa de las Américas
Plaza de la Revolucion, s/n, Havana, Cuba
Organização: Embaixada do Brasil em Havana e Casa de Las Américas

* * *

DSCN0228BW

Luiz Bernardo Pericás é professor de História Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP), formado em História pela George Washington University, doutor em História Econômica pela USP e pós-doutor em Ciência Política pela Flacso (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales/México), onde foi professor convidado, e pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP). Foi também visiting scholar na University of Texas at Austin e visiting fellow na Australian National University em Camberra. É autor de vários livros, como Mystery Train (São Paulo, Brasiliense, 2007); Che Guevara y el debate económico en Cuba (Nova York, Atropos Press, 2009; Buenos Aires, Corregidor, 2011; Havana, Fondo Editorial Casa de las Américas, 2014), pelo qual recebeu o prêmio Ezequiel Martínez Estrada, da Casa de las Américas (2014); Cansaço, a longa estação (São Paulo, Boitempo, 2012; adaptado recentemente para o teatro); e Os cangaceiros: ensaio de interpretação histórica (São Paulo, Boitempo, 2010/ Havana, Editorial Ciencias Sociales, 2014), o qual recebeu a menção honrosa do Prêmio Casa de las Américas em 2012; assim como de diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Organizou também, em conjunto com Lincoln Secco o volume Intérpretes do Brasil: clássicos, rebeldes e renegados (Boitempo, 2014). Integra o comitê de redação da revista Margem Esquerda, publicação semestral da Boitempo.

2 comentários em A trajetória política de Caio Prado Júnior

  1. Dias Lelia // 06/04/2016 às 13:02 // Resposta

    Envoyé de mon iPad

    >

    Curtir

  2. Antonio Elias Sobrinho // 06/04/2016 às 20:15 // Resposta

    Num momento em que o Brasil se debate com uma crise fenomenal e em que a maioria das propostas para a saída dela e pela busca de alternativas giram em torno do imediatismo, de atalhos circunstanciais, de caráter mercadológico, nada mais do que oportuno um estudo biográfico de um pensador que, independente de divergências, sempre procurou dar uma explicação de conjunto do Brasil, articulado com o sistema capitalista mundial, do qual sempre fez parte. Além disso, formulou um esboço de possível saída para um desenvolvimento estratégico que, na sua radicalidade significava o rompimento com esse sistema.

    Curtir

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. A história por trás do golpe – Blog da Boitempo
  2. Luiz Bernardo Pericás fala sobre Caio Prado Júnior na TV Boitempo – Blog da Boitempo
  3. A história por trás do golpe – Teoria e Práxis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: