Manifesto contra o fechamento do Arquivo Lukács

Fomos informados, com muita tristeza, de que o governo húngaro decidiu fechar o Arquivo György Lukács, dispersando todos os documentos sob sua responsabilidade. O trabalho do Arquivo foi crucial para a viabilização do projeto editorial da Biblioteca Lukács, editada pela Boitempo com a coordenação de José Paulo Netto.

Convidamos nossos leitores e os pesquisadores luckásianos a assinarem a petição abaixo, dirigida ao Presidente da Academia de Ciências da Hungria, Prof. Dr. László Lovász.

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR A PETIÇÃO

Protesto contra o fechamento do Arquivo Lukács

Os abaixo-assinados expressamos nossa preocupação ante a decisão de fechar o Arquivo Lukács. György Lukács é um dos filósofos mais importantes do século XX, intelectual de destaque nos âmbitos da filosofia política, da teoria e crítica literárias, da sociologia e da ética, além de um dos maiores ensaístas da contemporaneidade. Figura internacionalmente reconhecida, Lukács é um dos pontos mais elevados na história da rica cultura húngara, já que é o autor de uma série de obras que se integraram ao patrimônio vivo da humanidade.

O Arquivo Lukács não apenas tornou possível, durante décadas, um amplo que um amplo público acadêmico e extra-acadêmico tivesse acesso à documentação central sobre a vida e a obra do filósofo, além do que funcionou como lugar histórico, espaço de recordação de uma das figuras mais fascinantes de nossa era. Por todo o dito, queríamos solicitar, às autoridades devidas, que revisem esta medida que foi recebida com preocupação e tristeza pela comunidade científica e artística internacional.

Confiando em sua compreensão e sensatez, o saudamos respeitosamente.

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR A PETIÇÃO



Acompanhe o I Curso Livre György Lukács na TV Boitempo. Com novos vídeos toda sexta-feira, são 10 aulas abertas apresentadas por alguns dos maiores estudiosos da obra lukácsiana no Brasil. Inscreva-se na TV Boitempo, aqui, e receba os vídeos em primeira mão!

4 comentários em Manifesto contra o fechamento do Arquivo Lukács

  1. Martha Santana // 09/03/2016 às 18:45 // Responder

    Já assinei! Bela iniciativa!

    Curtir

  2. Mayne Benedetto // 09/03/2016 às 20:26 // Responder

    Link não está funcionando! 😦

    Curtir

  3. Prezados, O link não funciona. Além disto, gostaria de chamar a atenção de que, apesar de ser mais simpático ao Althusser e muito crítico ao Lukács, eu gostaria de assinar, mas não me revejo no termo “pesquisador lukácsiano”. Acho que o apelo deve ser amplo, pois mesmo aqueles que não concordam com as propostas de Lukács podem, como eu, entender a necessidade de preservação de tal fonte documental e, acima de tudo, da luta contra o avanço da extrema-direita que ocorre na Hungria, que se expressa na sanha anticomunista. Abraços, Carlos Serrano Ferreira.

    Date: Wed, 9 Mar 2016 17:51:18 +0000 To: carlos_serrano_ferreira@hotmail.com

    Curtir

  4. Alexandro Paixão // 11/03/2016 às 13:32 // Responder

    Não consegui assinar a petição. O link está sendo direcionado para uma rede social. Aguardo orientações.

    Curtir

1 Trackback / Pingback

  1. Manifesto contra o fechamento do Arquivo Lukács | Q RIDÃO...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: