Rap e política, de Roberto Camargos

1rap-e-politica

Acaba de sair do forno Rap e política: percepções da vida social brasileira, de Roberto Camargos. Analisando os versos e as trajetórias sincopadas de algumas das mais expressivas figuras que fazem do rap sua forma de interrogar o mundo, livro traz as vivências sociais, culturais e políticas de quem faz e experimenta o rap em seu cotidiano. Sobre a importância do livro no estudo deste fenômeno que insiste em reafirmar, nestes tempos de desorientação ideológica, a fundamental indissociabilidade entre cultura e política, o cientista político Adalberto Paranhos é categórico: “De hoje em diante não haverá como enveredar pelo mundo e pelo submundo do rap sem reportar-se a esta obra”.

13-batalha de rimas

Batalha das “pistas” / Itinerário Rap, Mauá-SP / 28 maio. 2014 / A imagem integra o ensaio fotográfico do livro Rap e política, assinado pelo fotógrafo Thiago Nascimento.

rep3

Leia abaixo a orelha do livro, escrita por Pedro Alexandre Sanches

Tudo é política. Não há sinais de vida fora do planeta Política. O apoliticismo é uma forma de participação pela omissão. A periferia respira política. São afirmações que perpassam, não necessariamente nessas palavras, toda a extensão deste Rap e política, de Roberto Camargos. O fazer musical é político, trate-se da música alienada de Roberto Carlos ou a música engajada dos rappers brasileiros. Rap e política analisa o exercício político cotidiano desses últimos, que formam uma comunidade musical ainda hoje marginalizada por inúmeras razões, entre elas a consciência e a autoafirmação constante de seu engajamento, para além dos ditames da indústria cultural, que apregoa a música como mero entretenimento, ou da indústria informativa, que repele qualquer forma de engajamento como chatice panfletária.

Interessado em observar o mundo “de baixo para cima” e não dos mesmos postos de poder de sempre, Roberto Camargos explica com sutileza por que é que o rap, entre tantos outros gêneros musicais, digamos, populares, incomoda tanta gente, irrita tanta sensibilidade, exaspera tanto crítico musical e insulta tanto senso comum “de cima para baixo” – mesmo hoje, 2015, depois de décadas de acúmulo histórico e de adventos fora-e-dentro da indústria cultural, como os dos ícones pop Criolo e Emicida.

Se tudo é política e todos nós fazemos política 24 horas por dia, o autor de Rap e política não haveria de constituir exceção à regra. Assim como seu objeto de estudo, também a obra de Roberto é 100% política. Isso transparece exemplarmente na seleção de amostras musicais que ele recolhe e analisa, usando olhos e ouvidos independentes e alheios aos lobbies e vícios institucionais dos parques industriais da música e do jornalismo. Racionais MC’s, Thaíde, MV Bill, Rappin’ Hood e Marcelo D2 estão aqui, mas o que destaca e enriquece a análise de Roberto é a profusão de vozes polifônicas – sistematicamente ignoradas por nossas instituições culturais, orientadas “de cima para baixo” – de rappers maranhenses, goianos, baianos, mato-grossenses, gaúchos, pernambucanos, paulistas, mineiros, catarinenses, brasilienses… O autor quer compreender não o rap de acordo com fulano ou sicrana, mas sim os raps brasileiros, assim com S, no plural. E isso também é política (e rap), no sentido mais nobre do termo.

Pedro Alexandre Sanches

Rap e política, de Roberto Camargos, no Instagram da Boitempo

1 comentário em Rap e política, de Roberto Camargos

  1. Lineker Douglas // 10/05/2015 às 0:13 // Resposta

    Poxa descobrir o lançamento desse trabalho escutando o CBN NOITE TOTAL ontem a noite, onde autor do livro falou sobre o conteùdo poxa gostei muito finalmente um escritor se aprofundou em estudar o verdadeiro “Ritmo do Guetto” .Pra mim que se indentifico com o Rap fico muito feliz um ritmo que è tão discriminalizado, mais que fala muita verdade concerteza vou compra o meu livro e troca ideia com meus amigos,Roberto Camargos Parabèns !!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: