Dez boas razões para votar em Aécio

AÉCIO_10Por Michael Löwy.

  1. Se você acha que o que é bom para os bancos é bom para o Brasil, vote em Aécio.
  2. Se você acha que o que é bom para Exxon, Texaco, Goldmann & Sachs e J.P. Morgan (o banco do Armínio Fraga) é bom para o Brasil, seu candidato é o Aécio.
  3. Se você pensa que os Estados Unidos são os protetores da paz no mundo e que o Brasil deve se alinhar à política norte-americana, tem mesmo de votar em Aécio.
  4. Se você acha que a educação e a saúde estariam em bem melhor situação se fossem privatizadas, apoie Aécio.
  5. Se você acha que o salário mínimo está alto demais, agravando o “custo Brasil”, vote sempre em Aécio.
  6. Se você acha que o lugar de criança delinquente é no Carandiru, não deixe de votar em Aécio.
  7. Se você acha que os ricos, os fazendeiros, os empresários e os donos de supermercados pagam impostos demais, Aécio é seu candidato.
  8. Se você acha que o neoliberalismo demonstrou, na Europa, sua eficácia para enfrentar a crise econômica e o desemprego, Aécio é seu homem.
  9. Se você acha que a taxa de juros esta baixa demais, prejudicando os detentores da dívida pública, seu candidato é mesmo Aécio.
  10. Se você acha que a Reforma Agrária é coisa do passado e que o futuro de um Brasil moderno é o agronegócio produtor de commodities, por favor, vote em Aécio.

Se entretanto, por alguma razão obscura – ignorância, preconceito anticapitalista, esquerdismo, falta de confiança em nossas elites – você não acredita em nada disso, provavelmente votará na Dilma…

***

Eleições630p

Especial Eleições: Artigos, entrevistas, indicações de leitura e vídeos para aprofundar as questões levantadas em torno do debate eleitoral de 2014, no Blog da Boitempo. Colaborações de Slavoj Žižek, Mauro Iasi, Emir Sader, Carlos Eduardo Martins, Renato Janine Ribeiro, Edson Teles, Urariano Mota e Edson Teles, entre outros. Confira aqui.

***

Michael Löwy está no Brasil para lançar seu novo livro A jaula de aço: Max Weber e o marxismo weberiano, e a edição #23 da Margem Esquerda, com dossiê especial dos 150 anos da Associação Internacional dos Trabalhadores. Ao logo de outubro e novembro ele fará cursos, conferências e debates sobre as sínteses possíveis entre Marx e Weber e os desafios da atual luta anti-capitalista. Hoje, 14/10, ele debate A jaula de aço em São Paulo com Isabel Loureiro, Maria Elisa Cevasco e Eleni Varikas. Confira a programação completa de Löwy no Brasil aqui.

***

Michael Löwy, sociólogo, é nascido no Brasil, formado em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, e vive em Paris desde 1969. Diretor emérito de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Homenageado, em 1994, com a medalha de prata do CNRS em Ciências Sociais, é autor de Walter Benjamin: aviso de incêndio (2005), Lucien Goldmann ou a dialética da totalidade (2009), A teoria da revolução no jovem Marx (2012), A jaula de aço: Max Weber e o marxismo weberiano (2014) e organizador de Revoluções (2009) e Capitalismo como religião (2013), de Walter Benjamin, além de coordenar, junto com Leandro Konder, a coleção Marxismo e literatura da Boitempo. Colabora com o Blog da Boitempo esporadicamente.

72 comentários em Dez boas razões para votar em Aécio

  1. Jamais votaria no PSDB, eles alegam a corrupção esquecem que são fios em corrupção, hoje a mesma é tratada como caso de policia,o tempo deles era jogado tudo por baixo do tapete,o Brasil apesar de tudo é outro país mais justo,claro que nao devemos achar nuca que corrupção é coisa normal e sim lutarmos para que seja crime hediondo .

    Curtir

  2. Indignado // 14/10/2014 às 16:47 // Resposta

    E se você concorda com a roubalheira, vote no PT, afinal, quem pode mais, chora menos!

    Curtir

  3. ELIAS PAULINO DA SILVA // 14/10/2014 às 17:24 // Resposta

    Bum que lugar é esse!

    Curtir

  4. ELIAS PAULINO DA SILVA // 14/10/2014 às 17:26 // Resposta

    Porra vai ter censura, tô fora procuro outro lugar.

    Curtir

  5. fernando mattoso // 14/10/2014 às 22:46 // Resposta

    Simples assim para o PSDB quem nasceu rico tem que ser rico e quem nasceu pobre vai ser sempre pobre. Já para o PT o pobre , o negro e a Mulher tem os mesmos direitos que um Mauricinho da vida. Já o Aecio fala que o pobre tem que ganhar a ferramenta para conquistar seu alimento. já a Dilma da o Alimento para o povo, popularizando carros, casas, Universidades com programas socias Prouni, Pronatec, FIES. Lembre-se é melhor um pássaro na mão do que dois voando..

    Curtir

    • Dilma não dá porra nenhuma, é o imposto pago nós (demasiadamente),
      O que proprorciona tudo isso. Este governo da 3 e rouba 7. O que é isso?

      Curtir

    • Não seja tão simplista, Fernando. O mundo nunca foi e nunca será preto e branco.
      O PT era contra a bolsa família quando era oposição, mas viu que essa é a melhor maneira de reter eleitores. Hoje a bandeira deles é: somos pobres e temos orgulho disso. Disseminam que o pobre deve sempre lutar contra o rico, que a única forma de ter uma boa vida é através da raiva e luta entre os diferentes. Até quando isso vai ser saudável? Se é que é saudável hoje em dia.
      A melhor maneira de combater a pobreza é dar condições para que quem está nela consiga sair, e não dar um trocado no final do mês e achar que isso é o suficiente. Como essa pessoa ficará quando esse troca acabar? Como ficaremos quando o recolhimento for menor do que a necessidade de distribuição?

      Curtir

    • Acho que a frase correta não é melhor um pássaro na mão do que dois voando mas sim : Ensine a pescar e não dê o peixe, a Dilma está dando o peixe. Mas até quando? e depois que o peixe acabar?

      Curtir

  6. PSDB nunca.
    Voto Dilma com certeza.

    Curtir

  7. Headachegirrl // 15/10/2014 às 3:58 // Resposta

    Não voto em homem que bate em mulher, nunca!

    Curtir

  8. Republicou isso em Raissa Profanae comentado:
    Você vai votar no Aécio, então é a favor de tudo isso, boa sorte!

    Curtir

  9. Não acredito que li esse vômito, nem digno de se basear como especulativo; verdadeiro troço panfletário, expresso em um real, sob a pressão vermelha? O intelecto do autor deve ter acompanhado o estilo eleitoreiro: demagogia escancarada, efeito das capitais doses do posar burguês… A desonestidade hermeneutica foi de uma constituída criminalidade: leitura que figura a impunidade da razão, forçando a ideologia do puro semblante, o apelo fascista por si. Fantástico efeito globo na sintax memetica. Parabéns! Depois dessa renuncia de títulos, na qual a racionalidade é hackeada numa volta sem fim ao espectro vivo de qualquer militante do fundamental, sua doxa burguesologica igualmente submete-se em tais condições e assim conjunto a totalidade da legitimidade: de-instituida, de luta no e sobre o precário, de neodrama reprodutivo da anti-dramaturgia. Pra quê escreves, mister-gaga? Retem tua infâmia de greve nos confis da França, onde a liberté é mais uma liberté.

    Curtir

    • henry silva // 21/10/2014 às 1:27 // Resposta

      Parabéns, você escreveu um parágrafo sem nenhum nexo, usando várias palavras que provavelmente você não sabe o que significa e totalmente fora de contexto, só para fazer uma crítica nada construtiva a um texto que era humorístico. Desculpe, mas suas palavras pouco usuais e os neologismos não demonstraram de forma nenhuma uma argumentação válida.

      Curtir

  10. ismael wilson cadamuro jr // 15/10/2014 às 4:55 // Resposta

    Pq soh falam do aecio?? Falem da dilma (ela sabia o q acontecia na petrobras??? Pq criaram tantos cargos de “confiança” em todas as estatais brasileiras?? )… estou cansado dessa campanha suja do pt… falem mais da sua candidata…

    Curtir

  11. O autor deste texto é um completo idiota….quem defende marx é acéfalo
    Sistema q o pt segue e que ja fracassou em milhares de paises

    Curtir

  12. hahahahah corrupção do PSDB? cara o PT quebro o Brasil, quebro a Petrobras, quebro as escolas e a DIlma disse ainda que se ganhasse ia reduzir o numero de materias(se duvida da uma googada ae!!)
    C eh loko de votar no PT e na corja corrupta deles

    Curtir

  13. Não existe mocinho nessa história.
    Quer votar na Dilma? Vote. Isso é a democracia. Mas saiba que vai continua tendo uma líder que aprendeu a não saber de nada, mesmo estando sempre em cargos de liderança durante o período em que os desvios ocorreram (vide Petrobrás). Vai continuar tendo uma líder que ignora o fato de que, mesmo estando em nossa constituição, não negociamos ou toleramos terroristas. Continuará aguardando obras essências para o seu país, como a transposição do rio São Francisco, enquanto obras como o porto de Cuba são entregues dentro do prazo e com um custo exorbitante. Continuará ouvindo que os médicos dessa mesma Cuba são muito melhores do que os médicos brasileiros, sendo que esses mesmos médicos só sabem ganhar dinheiro e não ligam para a população, enquanto os cubanos recebem apenas uma “bolsa” e ainda assim são melhores.
    E, acima de tudo, continuará achando que ao invés de nos unirmos temos que nos dividir. O branco não deve falar com o negro e o nortista nunca deve se entender com o sulista. São pessoas diferentes que devem defender a todo custo seus direitos. A disseminação da raiva pelo PT é muito triste. O Lula sabe muito bem usar isso, sempre ressaltando a nobreza do pobre nordestino, enquanto o pobre do centro oeste, por exemplo, é tratado como elitista, uma vez que ele não teve o “azar” de nascer no nordeste.

    Curtir

  14. Pelo critério de classe, a alternativa representada pela candidatura do PT é tão ruim quanto qualquer alternativa burguesa. Não faltam elementos, então, para indicar o voto nulo. E não quero deixar de registrar que aceitar a idéia de que é preciso apoiar o “menos ruim” contra o “mal maior” é ajudar a condenar a nossa classe a ficar prisioneira do falso dilema em que o PT quer mantê-la: o de que qualquer movimento que ela faça para construir uma alternativa para o país que seja sua, de classe, independente dos patrões e socialista, seria “fazer o jogo da direita”.

    Curtir

  15. Victor Dias Junior // 15/10/2014 às 14:42 // Resposta

    Acredito que aqui muitos vão votar no PSDB contrariados, pois não se tem outra opção. Deixar o PT no governo? Por que? Se em 12 anos, somente aos primeiros 4 fez algo para encantar o povo, e depois que hipnotizou o mesmo com algo que seria consequência da evolução global, já que o mundo caminha para isto, deixou de lado tudo que prometeu e não se preocupou em cumprir o prometido em campanha, apenas em nomear pessoas das mais boas índoles para ocuparem cargos de extrema responsabilidade no governo, com intensões premeditadas de se aproveitarem da situação em causa própria ou do partido. Falar aqui em combater a corrupção atualmente com punição severa e que todas são tratadas como caso de policia é de uma demagogia tamanha que passa a ser vergonhoso, pois análise seja feita. Muitos, se não todos os casos de corrupção, só puderam ter desfechos após anos e anos e mesmo assim com prisão domiciliar. Alguém Por favor, informe se conhece algum criminoso, de passagem, como alguém citou em post acima, “crime hediondo”, cumprindo prisão domiciliar. Pois bem, estes corruptos que supostamente foram julgados, estão cumprindo tais prisões, e pra quem não sabem, podem até saírem como vitimas, pois a mídia num todo não divulga para não criar mais indignação na população, mas todos praticamente condenados no mensalão, recorrerão na suprema corte internacional alegando que o STF no Brasil os julgaram com inconstitucionalidade, e como bem sabemos eles foram “presos”, mas ninguém divulgou nada sobre devolução do que foi roubado, consequentemente utilizarão deste recurso para pagarem os mais caros advogados “do DIABO” que possam existir na terra para livra-los e assim voltar talvez até mesmo a vida politica como exemplo clássico do nosso excelentíssimo ex presidente da república Sr. Fernando COLLOR de Melo, que acompanha descaradamente a excelentíssima presidente(a) da república e candidata a reeleição, a Sra. DILMA Rousseff. Oras! É completamente impossível argumentar convictamente a favor, que um governo atual é bom se tem ao lado, apoio de um politico que roubou, teve como suposta punição, apenas caçado seus direitos políticos e está aí se fazendo de anjo.

    Curtir

  16. Ta tudo certo. Sou AÉCIO

    Curtir

  17. Nesses 4 anos o brasil foi pra melhor ou pior? Pior. Entao n vo votar na dilma pq se for pra faze merda, que seja por outra pessoa. Simples assim.

    Curtir

  18. Roberto Machado // 15/10/2014 às 19:47 // Resposta

    Petistas cegos e surdos qdo. Se fala em pt. Vou repetir o que já é conhecido: o pior cego e aquele que não quer ver e acrescento: e o pior surdo é aquele que não quer ouvir. Só não são mudos quando abrem a boca para dizer besteiras em favor dessa corja de ladrões. Agora, como se viu em um comentário acima, dizem que o pt (escrevo em minúsculas propositadamente) está combatendo a corrupção. Ora, a dilminha está pregando MAIS ESSA MENTIRA que os incautos acreditam. Depois de pretenderem negar até o famigerado mensalão, lutarem com unhas e dentes para inocentar os ladrões do nosso dinheiro, darem a Petrobras para a Bolívia, dolares na cueca, compra de votos, e tantas e tantas falcatruas, que nem caberiam neste espaço, querem fazer acreditar que combatem a corrupção? Por favor, contem outra! o povo brasisleiro não é ignorante como vocês petralhas pensam.

    Curtir

  19. Eustáquio // 15/10/2014 às 19:50 // Resposta

    Votei no PT durante 3 eleições e fui enganado.
    PT nunca mais- Fora CUBA;CHE;Raul;Fidel;Xaves e etc.
    Temos é que sair desta América Latrina.

    Curtir

  20. Resposta aos tucanos bem nascidos e aos pobres que adoram imaginarem-se bem nascidos, tambem.
    Cada povo, tem o Aecio que merece.

    Curtir

  21. Guilherme // 16/10/2014 às 13:54 // Resposta

    É que os bancos no governo do PT estão com lucros pequenos !!

    Curtir

  22. Quanta idiotice.

    Curtir

  23. Jênio. Esses fanáticos da CUT tem cada argumento medíocre.
    Parem de votar baseados nessa ideologia imbecil que não traz beneficio algum para o Brasil. Alias vocês da CUT deveriam se mudar todos para CUBA. Já que acham tão bonitinho essa filosofia. Parem de votar pensando no próprio bolso!

    Curtir

  24. Quanta bobagem.. Pior é ouvir isso de um idiota que mora em Paris.. Um sociólogo que desconectado da realidade vive de conceitos não aplicáveis..
    Fala de capitalismo como demônio, mas não apresenta uma forma diferente que funcione.. E ainda dirá que Marx nunca foi aplicado como desculpa dos fracassos de suas ideias.. Francamente..

    Curtir

  25. Não sei qual é pior, na dúvida eu voto em Branco, assim não terei culpa no cartório.

    Curtir

  26. Que propagandinha petista barata. Parece nossa presidente. Assim fica difícil. Tem que parar de falar mentira e atacar o Aécio, e falar a verdade… 12 anos no poder e muita coisa não evoluiu, outras ficaram piores.

    Não se pode compactuar com :”desde os tempos de Cabral todo mundo rouba”!

    Aécio, a mudança tá chegando numa virada histórica.

    Curtir

  27. Levino Brandão // 17/10/2014 às 13:40 // Resposta

    Se você acha que Cuba é mais importante que o Brasil, que as rodovias não precisam ser melhoradas para escolar a produção, que resolver problema de miséria e dando esmola, que salário de professor deve continuar bem baixo, que violência não cresce por culpa do governo, que perdoar dívida de países africanos deve ser feita, que a Bolívia fez bem em encampar refinaria da Petrobras foi uma boa, que nomear desviadores da Petrobrás faz parte do processo, que comunismo é algo que deve ser implantado no Brasil e será bem melhor, que Lula, mesmo sem nunca trabalhar, fundou o partidos dos trabalhadores, então vote na Dilma. Não defendo Aécio, mas gente está muito mal de opção em quem votar, não é mesmo?

    Curtir

    • O Aecio pode não ser o melhor candidato do mundo. Mas o Aecio perto da Dilma e como o Einstein perto do Tonho da Lua no quesito inteligência. Como o Dalai Lama perto do Maluf no quesito corrupção! Como o Nelson Mandela contra o Hitler no quesito hombridade. Como Steve Jobs contra Eike Batista na capacidade de gestão! Vamos parar de comparar alhos com bugalhos e votar logo no candidato mais preparado!! Aecio Neves presidente já!!

      Curtir

  28. que lixo de blog! vocês deveriam se interagir melhor com as propostas dos candidatos ao invés de postarem afirmações levianas, parem de perder tempo postando esse tipo de lixo e estudem mais sobre política.

    Curtir

  29. Bando de comunistas míopes!!! Não sou sociólogo, mas uso 10% do meu cérebro! Desafio me mostrarem UM regime Comunista que deu certo no mundo!!!

    Curtir

    • Também não sou socióloga Gustavo, mas infelizmente esses maracutaieiros não estão nem aí para regimes. É só poder mesmo, que equivocadamente pensam que é deles quando são eleitos. Usufruindo de toda a manobra que podem para “se dar bem”. Muitos eleitores não são conscientes: uns apaixonados por “A” ou “B”, outros por defeito de caráter, e aqueles que vivem na miséria e qualquer agrado pelo Estado é lucro( esse é o pensamento do miserável). nenhum desses pensam na coletividade, homem egoísta conforme Thomas Hobbes escreveu em O Leviatã. Resumindo, a falta de educação é o principal agravo para a situação das deficiências do nosso sistema. A ignorância não permite às pessoas perceberem o quanto são lesadas em seus direito nem o quanto são falhas em suas obrigações para com a Nação, pois manter um partido político no poder por muito tempo é detonar com a Democracia, que tem tudo para dar certo.

      Curtir

  30. CARO MICHAEL LÖWY, DEIXE A FRANÇA E VOLTE AO BRASIL!!!

    Curtir

  31. Jefferson // 18/10/2014 às 2:59 // Resposta

    Um só GUSTAVO?
    República Comunista da China.

    Curtir

    • Caro Jefferson vc acabou com o ignorante do Gustavo agora ele terá que usar mais do que somente 10% do cérebro.

      Curtir

  32. Raphael Alves // 18/10/2014 às 13:31 // Resposta

    Se você acha que pode comprar mais com R$ 1.000 hoje do que compraria com R$ 300 no passado… Vote em Dilma!!!

    Curtir

  33. Fatoca Torres // 18/10/2014 às 16:20 // Resposta

    “Se nos prenderem, se nos matarem, ainda assim estaremos de volta e seremos milhões”. Foi esse o canto que motivou todas as revoluções, foi com essa revolta que construímos um céu todo particular, que resistimos a todas as disputas e vencemos todas as convenções sociais. A estupidez de relegar os rebeldes a segundo plano, a ilusão de que poderemos ser dominados ou de que o poder calará essa gente de todo o País será o último bastião da vitória. E, antes que pensem que o Nordeste e o Brasil não é mundo, reafirmamos que o mundo começa e termina no Maranhão e no Brasil. A era dos coronéis ja acabou, fora PT. Aécio 45 para Presidente.

    Curtir

  34. Texto absurdamente infeliz! A superficialidade com que trata as questões que ele mesmo trouxe à discussão evidencia, ao menos neste post, sua falta de conhecimento da atual situação do Brasil e sua falta de tato para lidar, com toda a complexidade a qual o brasileiro está submetido. São realmente duas proposta bem diferentes e me desagrada muito ter de votar no Aécio, mas, ao meu ver, o Brasil não pode ficar submetido 16 anos a apenas um partido – O estado de São Paulo é um exemplo, estamos há décadas com o mesmo partido e esta falta de alternância no poder é negativa, independentemente do partido; Simplesmente, não consigo acreditar que isto seja bom. Todo este tempo substancia a criação de estruturas e mecanismos dentro da administração pública que desembocam em esquemas corruptíveis. O PT cometeu atos sujos contra o patrimônio nacional, assim, como o PSDB! Então não entendo este sectarismo infundado daqueles que apenas trocam acusações! Penso que fará bem ao PT se afastar da presidência e se submeter à um profundo processo de meditação – quiçá reformulação! No que tange ao PSDB, atitudes “impopulares” na presidência terão um custo político terrível, pois a respeito do combate à desigualdade o PT criou, sim (!) padrão muito bom, o qual a não ser mantido é aprofundado pelo PSDB, apenas vai dar força a esquerda (atentem-se, aliás, a ascensão da esquerda representada pelo PSOL), haja visto que vivemos em um país pobre, no qual as oportunidades são limitadíssimas.

    Curtir

  35. se vc acha que PT é bom vá pra Cuba pois é lá que esse partido vai se hospedar depois da surra que vai levar dos verdadeiros brasileiros domingo…..Aecio já 45

    Curtir

  36. FRANCISCO // 20/10/2014 às 11:52 // Resposta

    O PT ESTA USANDO OS BLOGS PARA CONFUNDIR AQUELES QUE
    NÃO OS CONHECEM ,MANDANDO OS PETISTAS APONTAREM A
    DILMA COMO A GRANDE VENCEDORA .VAMOS ACABAR COM ESSA
    CORRUPÇÃO QUE VEM DE MODO DESENFREADO INVADINDO NOSSO
    PAIS TODOS OS DIAS ,E O PIOR A PESSOA QUE DEVERIA ACABAR COM ISSO ,NÃO ENXERGA OU NÃO QUER ENXERGAR ,

    Curtir

  37. Auricleide Andrada // 21/10/2014 às 19:06 // Resposta

    Voto Dilma . Voto 13. Adoro ler suas obras Lowy. Simplesmente maravilhosas. Nunca votaria em Arrocho neves. Conhecemos de perto os governos tucanos: terríveis.

    Curtir

  38. o PT não é o partido que vocês acreditam há muito tempo, se achavam tão donos do moralismo e ética e hoje estão nadando na mesma sujeira que o PSDB, e eu voto no Aécio porque ele vai de acordo com os meus interesses, não vou votar em uma canditada que luta pela população sem renda no pais que também não tem o menor interesse de entrar no mercado de trabalho.

    Curtir

    • esse povo não cansa de passar vergonha não?

      Curtir

    • Não podemos dizer que a população sem renda não tem interesse de batalhar sua própria renda. Mas podemos dizer sim, que o paternalismo aniquila esse desejo que todos possuem em conquistar e construir um padrão de vida melhor. E, digo com toda convicção, essas bolsas distribuídas pelo Estado não resolvem a vida de quem não tem renda. É sim mais um palco político de alienação e foco de corrupção!

      Curtir

  39. O Autor do texto mora em PARIS desde 1969… Ai fica fácil dar opinião… e votar na lama que é o PT.

    Curtir

  40. Acabei de ler 10 motivos pra NÃO votar no Aécio.
    Jurava que era ironia. Estados Unidos protetor da paz… HAHAHAHAHAHHAHA Só pode ser sacanagem.

    Curtir

  41. Tenho uma boa razão para votar em Aécio: Chega de PT. 12 anos o mesmo partido político no poder é muito descuido de um povo! nossa Democracia está enfraquecendo!

    Curtir

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Por que o monopólio midiático teme Dilma? | MANHAS & MANHÃS
  2. Dez boas razões para votar em Aécio | MANHAS & MANHÃS
  3. Dez boas razões para votar em Aécio | Blog dos Desenvolvimentistas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: