Laerte escreve sobre o traço de Franziska Becker

Como se explica que uma cartunista tão brilhante tenha sido deixada de lado por tanto tempo no Brasil?

laerte

A Boitempo acaba de lançar Último aviso, de Franziska Becker. Iniciada no mundo das charges, caricaturas e histórias em quadrinhos na década de 1970, Franziska é considerada uma das mais brilhantes cartunistas da Alemanha, tendo inspirado toda uma geração de cartunistas. Oscilando brilhantemente entre a profunda seriedade e bobagens absurdas, Franziska criou, com o conjunto de seus trabalhos, uma grande crônica sobre o contemporâneo, abordando situações familiares e atuais, mas de relevância atemporal. Sua visão do mundo apresenta um retrato surpreendente e, por vezes, irritante de nossa existência, colocando o leitor entre o sonho e a realidade. Estréia de Becker no Brasil, Último aviso reúne o melhor de seu trabalho e inaugura o selo Barricada de quadrinhos da Boitempo. Saiba mais sobre o selo ao final deste post…

* * *

ultimo aviso_capa_envio

Onde encontrar?

Livraria da Travessa
Livraria Cultura
Livraria Martins Fontes
Livraria Saraiva
Amazon

Leia abaixo a quarta-capa do livro, assinada por Laerte Coutinho

“Há (muitos!) anos, uma amiga me deu de presente as imagens de um calendário ilustrado por Franziska Becker. Ali vi suas cores fortes, seu desenho cheio de detalhes e situações pela primeira vez – a segunda foi neste livro aqui.

Como se explica que uma cartunista tão brilhante tenha sido deixada de lado por tanto tempo no Brasil? Será porque é uma feminista, militante e claramente engajada no comentário e na crítica social?…Ou por ser alemã, europeia? Pra minha formação de cartunista brasileiro, o desenho europeu foi decisivo. André François, Saul Steinberg, Ronald Searle, Ralph Steadman – onde se alimentaram, também, meus mestres brasileiros d’O Pasquim.

Mas não quero ficar explicando Franziska pelo seu contexto. Vejam vocês mesmos a força do seu traço e de suas ideias nesta bela amostra que a Boitempo publica agora.” – Laerte Coutinho

Franziska Becker

last exit sossenheim_end

last exit sossenheim_endlast exit sossenheim_end

Print

Barricada é o novo selo de quadrinhos da Boitempo! Ele reúne histórias em quadrinhos nacionais e internacionais garimpadas por um conselho editorial que conta com especialistas como Luiz Gê, Ronaldo Bressane, Rafael Campos Rocha e Gilberto Maringoni, entre outros. Como o próprio nome sugere, o selo se dedica a títulos libertários, de resistência, que se destacam inovando o cenário independente de quadrinhos. Além de Último aviso, o selo lança este ano a monumental antologia Cânone gráfico: clássicos da literatura universal em quadrinhos, organizada por Russ Kick – que traz adaptações dos clássicos como, entre outros, A divina comédia e Ilíada –, e o projeto brasileiro transmídia CLAUN, do cineasta Felipe Bragança, corroteirista do longa Praia do futuro. Leia aqui a entrevista com Bibiana Leme, editora de quadrinhos da Boitempo, sobre o Barricada.

1 Trackback / Pingback

  1. HQ “Último Aviso” de Franziska Becker | Lady's Comics

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: