Gérard Duménil no Brasil | Lançamento Boitempo: “A crise do neoliberalismo”

crise do neoliberalismo_capa _envio

Acaba de chegar às livrarias A crise do neoliberalismo, de Gérard Duménil e Dominique Lévy. No livro, os autores, dois dos mais influentes pesquisadores sobre o neoliberalismo na atualidade, recontam a história desse novo estágio do capitalismo: do colapso dos subprimes à dita “Grande Contração”. Ao discutir a financeirização econômica, a reestruturação produtiva, as lutas de classes e as relações internacionais às portas de uma nova ordem global multipolar, a obra propõe uma reflexão fundamental à compreensão da história e dos rumos da economia.

Gérard Duménil está no Brasil para debater o lançamento e participa de eventos em São Paulo, Foz do Iguaçu e Porto Alegre a partir de amanhã, dia 24 de abril! Mais informações ao final deste post.

Leia abaixo a orelha do livro assinada por Armando Boito Jr.

Gérard Duménil e Dominique Lévy pesquisam o capitalismo neoliberal há cerca de vinte anos. Publicaram diversos livros e artigos sobre esse tema e influenciaram grande parte da bibliografia internacional. Em A crise do neoliberalismoelesmobilizam o amplo conhecimento que acumularam sobre a matéria para analisar a crise econômica iniciada nos Estados Unidos em 2007 e cujos impactos no capitalismo mundial fazem-se sentir até os dias de hoje.No livro, essa crise é analisada em profundidade e em detalhes – considerada na sua especificidade – masé inserida, também, na história das reviravoltasestruturais do capitalismo:as crises dos anos 1890, dos anos 1930 e dos anos 1970.Defendem que o caráter estrutural da crise deve obrigar a substituição do capitalismo neoliberal por outro modelo econômico e que a natureza desse novo modelo dependerá da luta de classes e da correlação política de forças nos diferentes países e em escala internacional.

Duménil e Lévy polemizam com diversas interpretações da crise econômica atual. Contestam a ideia de que essa conjuntura perigosa proviria da queda da taxa de lucro, de erros da política econômica ou da contração do mercado de consumo– ainda que seja incontestável, segundo os autores, que o capitalismo neoliberal promoveu uma forte reconcentração da renda. A tese dos autores é que a crise atual, à semelhança da crise de 1929, é uma crise da hegemonia financeira.

Diferentemente da maioria dos economistas, e inclusive de boa parte dos economistas críticos, os autoresarticulam a análise econômica com a análise sociológica e política. No livro que o leitor tem em mãos, a fase atual do capitalismo está vinculada a conflitos e a compromissos de classe que sãoconsagradospelo Estado capitalista.Estamos longe da visão ingênua segundo a qual o modelo econômico atual teria se originado de um “projeto” de organização da economia e distantes também da concepção tecnocrática segundo a qual a política econômica decorreria de avaliações, ora “equivocadas” ora “corretas”, dessa ou daquela equipe governamental.

Duménil e Lévy dedicam-se também a uma análise prospectiva sobre a saída da crise que vivemos. Consideram os limites do atual modelo econômico e os conflitos de classe para conjecturarem sobre os prováveis desenlaces da situação presente. Como não poderia deixar de ser, essa é uma das partes polêmicas do livro. É também a parte que torna a obra ainda mais importante de ser lida. 

Duménil estará no Brasil entre abril e maio para um ciclo de conferências de lançamento de A crise do neoliberalismoA primeira conferência de Duménil será amanhã em São Paulo, no dia 24 de abril, na Biblioteca Mário de Andrade e integra os seminários “A democracia na história”. Em seguida, o economista passa por Porto Alegre e Foz do Iguaçu. Confira a programação completa:

SÃO PAULO

Palestra no ciclo “Democracia na história”
24 de abril | Quinta-feira | 19h
Biblioteca Mário de Andrade | Auditório
Rua da Consolação, 94 | Centro
Próximo da estação Anhangabaú do metrô
3256-5270 e 3241-4384
Confira a página oficial do evento no Facebook.

FOZ DO IGUAÇU

A crise do neoliberalismo: da crise dos subprime à grande contração
6 de maio | Terça-feira
Gratuito
Mai detalhes em breve, agurade…

PORTO ALEGRE

A crise do neoliberalismo: origens, desenvolvimento e perspectivas
8 de maio de 2014 | 14h30
Fundação de Economia e Estatística | Auditório
Rua Duque de Caxias, 1691
Confira a página oficial do evento no Facebook.

Saiba mais aqui.

5 Trackbacks / Pingbacks

  1. Gérard Duménil no Brasil | Lançamento Boitempo: “A crise do neoliberalismo” | EVS NOTÍCIAS.
  2. Gérard Dumenil: A contradição que pode desafiar o futuro do neoliberalismo - Viomundo - O que você não vê na mídia
  3. Gérard Dumenil: A contradição que pode desafiar o futuro do neoliberalismo | Áfricas - Notícia minuto a minuto
  4. Gérard Dumenil: A contradição que pode desafiar o neoliberalismo | Blog do Fajardo
  5. O dia já vem raiando, meu bem ... | derrocada.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: