Morre Jacob Gorender

13.06.11.Jacob Gorender Presente_Boletim

Acaba de falecer aos 90 anos, Jacob Gorender, um dos maiores expoentes do marxismo no Brasil. Foi membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), integrou a Força Expedicionária Brasileira e um dos redatores da Declaração de Março de 1958, que mudou a orientação revolucionária do partido no sentido de um caminho parlamentar e reformista. Depois do Golpe de 1964, Gorender fundou e dirigiu o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Foi preso, reinventou-se como intelectual e escreveu livros como O escravismo colonial Combate nas trevas. Polêmico, Gorender criticou a obra de Werneck Sodré e questionou as ideias de Caio Prado Junior. Também é autor de A escravidão reabilitada e Marxismo sem utopia.  Mais recentemente, ele se dedicava a compreender o Brasil numa perspectiva crítica dos anos Lula. 

Neste ano a Boitempo incluiu um texto de Gorender em sua edição do Livro I d’O capital.

Confira a íntegra da entrevista concedida por Gorender à Margem Esquerda n. 9, publicada em 2007, aqui. 

Confira também o texto de Lincoln Secco, professor de História Contemporânea na USP, sobre Gorender, publicado aqui no Blog da Boitempo.

Jacob Gorender foi homenageado na primeira edição do Curso Livre Marx-Engels, em 2008. Assista a homenagem:


Jacob Gorender, presente!

Entrevistas

Confira transcrição da entrevista de Jacob Gorender no programa Roda Viva, gravada em 2006.

Despedida

Jacob Gorender será enterrado amanhã (quarta-feira, 12 de junho), às 10 horas, no Cemitério Israelita do Butantã. Sua filha Ethel e a família estarão presentes a partir das 7 horas.

4 comentários em Morre Jacob Gorender

  1. sol whitaker // 11/06/2013 às 4:41 pm // Responder

    PESSOAL, COMO FAO PARA RECEBER O CERTIFICADO DE PARTICIPAO DO CURSO MARX CRIAO DESTRUIDORA? ONDE DEVO PEDIR? QUAL O MAIL? PRECISO ATUALIZAR O LATTES, POIS SEM O CERTIFICADO NO POSSVEL ACRESCENT-LO. ABS SOLANGE WHITAKER VERRI Date: Tue, 11 Jun 2013 16:32:12 +0000 To: sol-wv@hotmail.com

    Curtir

  2. O coletivo do Instituto Búzios expressa profundo pesar pela morte de Jacob Gorender, um dos mais brilhantes pensadores brasileiros! Para a compreensão do papel do negr@ na história do Brasil e a importância estratégica do povo negro na construção de uma sociedade igualitária e multiétnica. Sua destacada contribuição teórica, ao lado de Florestan Fernandes, [ As quais soma-se outros pensadores, escritores, intelectuais e lideranças negras ] é fundamental para uma elaboração de um projeto político do povo negro em nosso país. Gorender estará sempre presente em nossas mentes com o conhecimento que nos transmitiu.
    Valdisio Fernandes
    Coordenação do Instituto Búzios

    Curtir

  3. Edro Tenório // 12/06/2013 às 5:50 pm // Responder

    Fará falta, não só por sua escrita digna de exaltação, por sua atitude perante o que achava ser certo, por contribuir ativamente para uma nova forma de sociedade que tivesse os olhos voltados para o menor e mais frasco, fiquei deslumbrado com O Escravismo Colonial, que sua matéria dê vida a muitas outras.

    Curtir

1 Trackback / Pingback

  1. Intelectual marxista Jacob Gorender morre aos 90 anos – Portal

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: