“A obra mais importante do pensamento político marxista nas últimas décadas”: Slavoj Žižek escreve sobre “Estado e forma política”

Estado e forma política Final.indd

A Boitempo Editorial lançou esta semana (na abertura do IV Curso Livre Marx Engels) o livro Estado e forma política, escrito pelo jurista e filósofo do direito Alysson Leandro MascaroO livro chega às livrarias a partir da próxima semana e será lançado em breve em versão eletrônica (ebook).

Leia resenha crítica do sociólogo João Alexandre Peschanski (editor-adjunto da Boitempo), clicando aqui

Leia abaixo texto entusiasmado do filósofo Slavoj Žižek, escrito para a quarta capa do livro:

Marx disse que o segredo da mercadoria não reside em algum conteúdo escondido sob sua forma, mas em sua própria forma. Estado e forma política, de Alysson Leandro Mascaro, não aponta na mesma direção?

Muito se escreve hoje em dia sobre a mudança do papel do Estado: daqueles que o consideram como um instrumento de regulação dos excessos do neoliberalismo àqueles que o descartam, vendo-o como um instrumento de dominação e opressão a ser superado por alguma forma de democracia direta. No entanto, todas essas abordagens caem na armadilha fetichista de lidar com diferentes funções e usos do Estado, desconsiderando as suas implicações fundamentais como uma forma política, ou seja, como a forma-Estado em si, para além de seu conteúdo (os interesses que representa etc.), tem implicações políticas fundamentais.

O livro de Mascaro foca-se precisamente nessa dimensão crucial e, por isso, é simplesmente a obra mais importante do pensamento político marxista nas últimas décadas — um trabalho que fornece a estrutura conceitual básica para lidar com o tema do Estado. Um trabalho histórico que mudará todo o seu campo de estudo e estabelecerá seus próprios padrões!

***

Sobre o autor

Alysson Leandro Mascaro, jurista e filósofo do direito brasileiro, nasceu na cidade de Catanduva (SP), em 1976. É doutor e livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (Largo São Francisco/USP), professor da tradicional Faculdade de Direito da USP e da Pós-Graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de fundador e professor emérito de muitas instituições de ensino superior. Publicou, dentre outros livros, Filosofia do direitoIntrodução ao estudo do direito, pela editora Atlas, e Utopia e direito: Ernst Bloch e a ontologia jurídica da utopia, pela editora Quartier Latin. É o prefaciador da edição brasileira de Em defesa das causas perdidas, de Slavoj Žižek, e da nova edição de Crítica da filosofia do direito de Hegel, de Karl Marx, ambos lançados pela Boitempo.

Filósofo do direito especialista na obra marxiana, Alysson Leandro Mascaro apresentou aulas em todas as edições do Curso Livre Marx Engels, organizados pela Boitempo. Confira abaixo as aulas da primeira (2008, PUC-SP) e terceira (2012, Sindicato dos Bancários de São Paulo) edição do curso.

***

IV Curso Livre Marx Engels: ainda há vagas!

Cartaz_A3_MARX ENGELS_São Paulo.indd

Os interessados que não se inscreveram ainda podem acompanhar as últimas aulas do IV Curso Livre Marx Engels, que vai até a quarta-feira dia 15 de maio. Para se inscrever no Curso, basta comparecer ao Teatro Paulo Autran (R. Paes Leme, 195 – próximo à estação Pinheiros do metrô) a partir das 14h de terça-feira (14/05).

Conheça a programação completa e saiba mais no site do projeto Marx: a criação destruidora.

***

Debate de lançamento de Estado e forma política no Sindicato dos Bancários

Estado e forma política_Alysson Mascaro_lançamentos_630p

Será realizado no sábado 18 de maio, às 10h30, debate de lançamento de Estado e forma política no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região (Rua São Bento, 413 – próximo à estação de metrô São Bento). Confirme sua presença na página do evento no Facebook!

1 comentário em “A obra mais importante do pensamento político marxista nas últimas décadas”: Slavoj Žižek escreve sobre “Estado e forma política”

  1. Ademir Bezerra // 10/08/2014 às 1:51 pm // Responder

    Este livro de Mascaro é realmente fantástico. Poucas vezes eu li autores marxistas que apreenderam tão bem a lição de Marx, ou seja, que entender uma forma social é entender, dialeticamente, o modo como os homens produzem suas vida, sem realizar uma simplista derivação do político pelo econômico. Recomendo!

    Curtir

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Lançamento Boitempo: Estado e forma política, de Alysson Leandro Mascaro | Blog da Boitempo
  2. Entrevista com Alysson Leandro Mascaro sobre “Estado e forma política” (Folha de S.Paulo) | Blog da Boitempo
  3. Estado e neoliberalismo: a aliança que sustenta o capitalismo | Blog da Boitempo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: