Lançamento Boitempo: Cypherpunks – liberdade e o futuro da internet, de Julian Assange

Capa Cypherpunks

A Boitempo acaba de lançar Cypherpunks: liberdade e o futuro da internet, o primeiro livro de Julian Assange, criador e editor-chefe do WikiLeaks. O livro conta com introdução de Natália Viana e prefácio de Assange escrito exclusivamente para a edição brasileira.

A versão eletrônica (ebook) é vendida pela metade do preço da versão impressa. Baixe uma amostra gratuita e confira links para a compra clicando aqui.

Leia abaixo a orelha do livro escrita por Pablo Ortellado:

Cypherpunks: liberdade e o futuro da internet não é um alerta para o futuro, é um alerta para o presente. Neste livro, o fundador do WikiLeaks Julian Assange discute com três proeminentes ativistas do mundo digital – Jacob Appelbaum, desenvolvedor do software de criptografia TOR, Andy Müller-Maguhn, porta-voz do grupo hacker Chaos Computer Club, e Jérémie Zimmermann, ativista da ONG La Quadrature du Net – os perigos de um mundo onde os dados privados dos cidadãos são sistematicamente coletados e requisitados para vigilância governamental, colocando em grave risco as liberdades civis e políticas.

Empresas como Google e Facebook monitoram todas as atividades dos seus usuários – páginas visitadas, padrões de relacionamentos sociais, palavras-chaves de buscas e muito mais – para melhorar a eficácia da publicidade dirigida. O crescimento desse mercado criou bancos de dados muito amplos e precisos que têm sido requisitados regularmente pelos governos, para combater o crime, mas também para controlar a dissidência política. O barateamento das tecnologias de armazenamento de dados também tem estimulado órgãos de inteligência a fazer monitoramento massivo das comunicações dos cidadãos, algumas vezes com expressa autorização do legislativo e do judiciário. Dessa forma, empresas e governos dos países liberais dispõem hoje de mais dados e informações sobre a vida privada dos seus cidadãos do que o governo da ex-Alemanha Oriental possuía nos anos dourados da Stasi.

Cypherpunks é um alerta para esse processo que já está em curso, embora seja invisível para a maioria das pessoas. Para combatê-lo, os autores deste livro defendem o esclarecimento da população, um maior controle público das instituições de vigilância e estratégias técnicas, baseadas em criptografia, para contornar a espionagem de empresas e governos. Além disso, exigem que em contrapartida à proteção dos dados pessoais seja dada maior visibilidade às atividades governamentais. Trata-se de retomar a máxima hacker que, frente à assimetria entre governos e indivíduos, exige privacidade para os cidadãos e completa transparência para o Estado. O livro busca mostrar esses fenômenos que estão tão encobertos quanto são urgentes e sua leitura deve ser o ponto de partida para um programa de ação.

Saiba mais sobre o livro clicando aqui
E não deixe de curtir a página de Cypherpunks no Facebook!

Transparencia para os poderosos privacidade para os fracos_quadrado

1 comentário em Lançamento Boitempo: Cypherpunks – liberdade e o futuro da internet, de Julian Assange

  1. “…E não deixe de curtir a página de Cypherpunks no Facebook!”
    hehehe

    Curtir

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. O ódio contra Manning, Assange e o WikiLeaks | Blog da Boitempo
  2. " F I N I T U D E "
  3. Mensagem de Julian Assange aos leitores da Boitempo | Blog da Boitempo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: