Lançamento Boitempo: Do marxismo ao pós-marxismo? de Göran Therborn

A Boitempo Editorial lança esta semana o livro Do marxismo ao pós-marxismo?, do sociólogo sueco Göran Therborn, que vem ao Brasil esta semana para uma série de conferências de lançamento do livro (saiba mais clicando aqui). O livro tem tradução de Rodrigo Nobile e texto de orelha de Ruy Braga, que você confere abaixo:

Aqueles que conhecem Göran Therborn apenas por Sexo e poder, seu memorável estudo das transformações da instituição familiar no século XX, possivelmente se surpreenderão com Do marxismo ao pós-marxismo?. Afinal, raramente encontramos intelectuais capazes de passar do alto nível de especialização exigido pelas estatísticas demográficas para os desdobramentos contemporâneos do pensamento crítico com tanta desenvoltura e competência quanto esse sociólogo sueco radicado em Cambridge.

Na verdade, uma inusual combinação de dons distingue o pensamento de Therborn do de outros teóricos sociais: estamos diante de um sociólogo vocacionado para a pesquisa conceitual, mas que não renuncia ao diálogo com os dados empíricos. Acompanhando a evolução de sua obra, percebemos como esse traço foi se consolidando entre as décadas de 1970 e 1990.

Partindo de investigações marcadamente teóricas (tais como a abordagem comparativa entre as origens da sociologia e do marxismo ou a análise do poder estatal no feudalismo, no capitalismo e no socialismo) para alcançar projetos escorados em um amplo domínio de dados empíricos (como o estudo do paradoxo do crescimento econômico com desemprego ou a investigação da trajetória das sociedades europeias após a Segunda Guerra Mundial), o talento de Therborn converteu-o em um dos mais prestigiados sociólogos da atualidade.

De fato, apenas alguém especializado em compreender as mudanças mais importantes que aconteceram nas relações sociais em tempos modernos poderia examinar um século de teoria social com tanta destreza. Reunindo neste volume três estimulantes ensaios sobre a trajetória e o legado atual do marxismo, Therborn esmiuçou os recentes desenvolvimentos do pensamento social, até chegar a autores radicais como Antonio Negri, Slavoj Žižek e Alain Badiou. Além disso, ao contextualizar historicamente as polêmicas em torno da modernidade, da pós-modernidade e do pós-marxismo, transformou áridas teses acadêmicas em vívidos debates localizados nas principais encruzilhadas políticas do século XXI.

Ou seja, Göran Therborn sabe seduzir o leitor com uma rara combinação de intempestiva capacidade intelectual e serena sensibilidade socialista vinculada a sua nacionalidade. Num ambiente universitário cada dia mais especializado, este livro relembra-nos uma antiga lição do marxismo clássico: o contato com audiências extra-acadêmicas enriquece o pensamento crítico.

***

O livro já está à venda em versão eletrônica (ebook) na Gato Sabido, pela metade do preço do livro impresso.

1 Trackback / Pingback

  1. Na semana de Göran Therborn no Brasil, sorteio do livro “Do marxismo ao pós-marxismo?” | Blog da Boitempo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: