Lançamento Boitempo: Occupy – movimentos de protesto que tomaram as ruas

A Boitempo Editorial e a revista eletrônica Carta Maior lançam esta semana a coletânea de artigos Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas. O livro tem como objetivo ampliar o debate em torno dos movimentos populares que tomaram as ruas ao longo de 2011 em diversos países. Tendo em vista a ampla disseminação dessas discussões, a obra foi produzida com a colaboração de tradutores e autores cedendo seus textos sem cobrar direitos autorais e será vendida com preços acessíveis (R$10 a versão impressa e R$5 o ebook).

Na próxima quarta-feira (04 de abril) haverá debate de lançamento e noite de autógrafos no Espaço Revista Cult (confira mais detalhes abaixo). O livro já está à venda nas livrarias. [ATUALIZADO 09/05/12: Confira vídeos com trechos do debate clicando aqui.]

O ebook pode ser adquirido na Gato Sabido, nas livrarias Cultura e Travessa, dentre outras. Confira a relação completa de ebooks da Boitempo Editorial e onde adquiri-los clicando aqui.

Leia abaixo o texto de quarta capa do livro, escrito por Leonardo Sakamoto (autor do Blog do Sakamoto):

Só o tempo vai dizer, mas 2011 pode ter marcado o início da reconquista do espaço público. Praças e ruas ficaram cheias – da Primavera Árabe aos protestos contra medidas de austeridade econômica na Europa, do Occupy aos indignados da Espanha. Somem-se a isso outras tantas ações aqui no Brasil – das manifestações pela descriminalização da maconha àquelas organizadas pelo direito de se vestir livremente.

Muitos políticos não entendem como esses atos não foram necessariamente organizados por partidos e sindicatos, mas sim em um processo descentralizado, que brotou a partir da insatisfação popular tanto com a persistência de problemas existentes quanto com as soluções que vêm sendo dadas pelos próprios representantes políticos a esses problemas.

Não são raros os que têm dificuldade em assimilar como funcionam Twitter e Facebook, utilizados na organização de protestos. Eles não são ferramentas de descrição, mas sim de construção e reconstrução da realidade. Plataformas nas quais vozes dissonantes se conectam e ganham escala, pois não são mediadas pelos veículos tradicionais. Quando a pessoa atua através de uma dessas redes, não reporta simplesmente. Inventa, articula, muda. Vive.

Os textos presentes neste livro ajudam a entender por que e como tanta gente está indo para a rua. Alguns deles, inclusive, soam como um necessário empurrão para fora de casa.

Ver que os jovens estão gritando a plenos pulmões sob o sol e a chuva traz uma lufada de esperança. Talvez esta nova geração, auxiliada pelas trocas e conexões possibilitadas pela tecnologia, faça a diferença de uma forma que os que vieram antes não conseguiram.

***

A Boitempo, a Carta Maior e o Espaço Revista Cult convidam a todos para o debate de lançamento e noite de autógrafos do livro Occupy – movimentos de protesto que tomaram as ruas que acontecerá no Espaço Revista Cult, dia 4 de abril, quarta-feira, das 20h às 23h. O evento contará com a participação dos autores Edson Teles, Henrique Carneiro e Vladimir Safatle.

04/04 | quarta-feira | das 20h às 23h | Espaço Revista Cult

Rua Inácio Pereira da Rocha, 400, Vila Madalena, São Paulo

Evento gratuito | Sem inscrições prévias | Debate sujeito à lotação do auditório

Confirme presença, convide seus amigos e compatilhe a página do evento no Facebook.

[ATUALIZADO 09/05/12: Confira vídeos com trechos do debate clicando aqui.]

6 Trackbacks / Pingbacks

  1. Promoção Occupy | Blog da Boitempo
  2. A voz dos 99% « NAUU
  3. Nada deve parecer impossível de mudar « NAUU
  4. Deixar de ser pessoa para ser um ideal « NAUU
  5. Horizontalidade, democracia e poder: os movimentos Occupy segundo Massimiliano Mollona « NAUU
  6. A importância dos corpos na rua « NAUU

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: