Boitempo Indica – Semana de 03 a 10/06

Enquanto esperamos pela vinda do filósofo húngaro István Mészáros ao Brasil, na semana que vem, preparamos seleção de textos e entrevistas decorrentes da passagem de Slavoj Žižek pelo país. Leia a entrevista do filósofo esloveno conferida a Miguel Conde, do jornal O Globo (“Slavoj Žižek e a novidade do comunismo”), entrevista a Nelito Fernandes, da Revista Época (“Slavoj Žižek: ‘A liberdade da internet é falsa'”) e entrevista concedida a Claudia Antunes, da Folha de S.Paulo (“Oscar premiou filmes nojentos e reacionários, diz Žižek”).

Sobre as palestras de Žižek, os sites Fazendo Media, Opera Mundi e PUC-Rio Digital fizeram excelentes coberturas da apresentação no Cine Odeon (RJ), cujo vídeo pode ser assistido na íntegra no site da PUC. Já o Blog Meia Palavra cobriu o Seminário Revoluções: Uma política do sensível.

Recomendamos o bem-humorado vídeo do RSA Animate no qual o recém-lançado Primeiro como tragédia, depois como farsa, do Žižek, é resumido em uma breve animação (em inglês). Por fim, não deixem de conferir as versões digitais (e-books no formato ePub) de Às portas da revolução e Bem-vindo ao deserto do Real!, este último exclusivamente ilustrado para o mercado digital.

Em sua coluna Opinião na Folha de S.Paulo, Vladimir Safatle criticou a institucionalização da revolta na política contemporânea e a carência de novos coletivos que dêem forma à luta pela igualdade e liberdade social em “Grito sem voz”. Em “Correndo no ar”, contestou a impunidade garantida aos militares responsáveis pela ditadura militar.

Em seu Blog, Emir Sader comentou a primeira crise enfrentada pelo governo Dilma, acerca das acusações direcionadas a Palocci. No Blog do Velho Mundo, Flávio Aguiar comentou a prisão do ex-general Ratko Mladic na Sérvia e o retorno de Manuel Zelaya à Honduras.

No Blog do IMS, Maria Rita Kehl continua trocando correspondências com seu amigo poeta, Armando Freita Filho. Em “Só vai sobrar a lua cheia”, a psicanalista trata do Novo Código Florestal (ressoando artigo que levantou de seu arquivo pessoal para publicar esta semana aqui, no Blog da Boitempo), enquanto em “A poesia é a voz frágil da gente” reflete sobre poesia e sobre seu exercício psicanalítico com o MST.

Leandro Konder conferiu entrevista à Radio UNESP, ouça o áudio.

O Palazo, do Blog Meia Palavra, resenhou México Insurgente, de John Reed (publicação integrante da Coleção Clássicos Boitempo).

Por fim, recomendamos a leitura do recém-lançado Blog do Sérgio de Carvalho (dramaturgo e encenador da Companhia do Latão, pesquisador e professor da ECA-USP), Dialética da cena.


Descubra mais sobre Blog da Boitempo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário em Boitempo Indica – Semana de 03 a 10/06

  1. Avatar de Desconhecido Ricardo Leite brugni // 10/12/2013 às 12:20 am // Responder

    Bela reflexão. Precisamos de mais … Ricardo Leite Brugni

    Curtir

Deixe um comentário