Boitempo indica – Semana de 12 a 18/04

Maria Rita Kehl discute a "família tentacular" no Biscoito Fino realizado pelo Colégio Oswald de Andrade em 07/04
Enquanto Emir Sader discute os primeiros cem dias do governo Dilma e sua sucessão ao expresidente Lula em seu Blog, vale refletir a partir da discussão proposta por Urariano Mota sobre como se referir à presidenta, em sua coluna no Vermelho.
Flávio Aguiar relaciona o desastre de Fukushima e a desinformação sobre suas consequências ao regime capitalista em “Fukushima e a informação” em sua coluna na Carta Maior.
Em “Aquém da opinião” (artigo na Coluna Opinião da Folha de S. Paulo), Vladimir Safatle defende que crimes como manifestações racistas (em referência à má conduta do deputado Bolsonaro) sejam encarados não como ‘opinião’, mas como algo que fere radicalmente a democracia.
Após excelente palestra e sessão de autógrafos no Colégio Oswald de Andrade (SP), Maria Rita Kehl vai à Minas Gerais apresentar a conferência “O mundo é uma escrita sem fim”, no Sentimentos do Mundo na UFMG. Sexta, 15/04, às 10h30.
Mouzar Benedito vai ao programa Todo Seu, falar à Ronnie Von sobre o Saci. Na TV Gazeta, hoje (12/04), a partir das 22h15.
Paulo Arantes, filósofo e professor da USP, coordenador da Coleção Estado de Sítio, participará de debate em torno do Caso de Cesare Battisti, na PUC-SP. Participarão também Carlos Lungarzo, Celso Lungaretti, Eduardo Suplicy, José Arbex Jr. e Lúcio Flávio Rodrigues. Quinta-feira, 14/04, às 19h30.
Entre sábado, 16 e domingo 17 de abril, acontece a Virada Cultural 2011 na cidade de São Paulo. A LIBRE (Liga Brasileira de Editoras) organiza feira de livros e sessões de leitura e performance por escritores e leitores. A Boitempo estará presente com diversos autores e trechos para leitura (e vendendo seus livros com desconto). Estacionamento da Biblioteca Mário de Andrade, sábado, 16/04, a partir das 19h.
Como forma de divulgar o evento da Virada Cultural, a Boitempo sorteia em seu twitter um exemplar de Meu velho Centro (Coleção Pauliceia), no qual o jornalista Heródoto Barbeiro conta história, memórias e casos do centro histórico.
Também no sábado dia 16, a Boitempo participará da Feira de Livros do Colégio São Domingos (no bairro de Perdizes, em São Paulo), vendendo suas obras com descontos de 30%. A iniciativa acontece simultaneamente ao projeto L.E.R. – Leitura Emoções Raras, no qual os alunos do colégio compartilharão suas escritas. Sábado, 16/04, das 12h às 19h.
Para interessados em notícias, eventos, resenhas e discussões em torno do meio jurídico nas universidades, recomendamos a leitura regular do Blog Vida Jurídica Acadêmica, com o qual firmamos parceria esta semana.
A editora da Boitempo, Ivana Jinkings, conferiu entrevista ao Panorama Brasil sobre a entrada da casa editorial no mercado de e-books com a Coleção Marx e Engels. Os livros digitais estão em destaque na Livraria Saraiva.
Enquanto é anunciado incentivo à produção de tablets nacionais, a Apple e a chinesa Foxconn anunciam seus planos de produzir o iPad no Brasil até novembro deste ano.
O cineasta Silvio Tendler é capa da revista Caros Amigos deste mês, discutindo a antiga questão da oposição entre o cinema autoral e o cinema de mercado no cenário brasileiro.
Para concluir, começa amanhã no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo a Mostra Cinema Brasileiro: Anos 2000, 10 questões, organizada pela Revista Cinética. No site do projeto, é possível conferir a rica programação de filmes e debates, além de baixar gratuitamente o catálogo da mostra (que segue para o Rio de Janeiro no fim do mês).
Descubra mais sobre Blog da Boitempo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Sobre a FOXCONN, empresa que vai produzir o iPad no Brasil: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/54329_QUEM+E+A+FOXCONN+A+GIGANTE+DO+HARDWARE+QUE+VAI+MONTAR+IPAD+NO+BRASIL
CurtirCurtir