LANÇAMENTO

Livro Contextos da justiça: filosofia política para além de liberalismo e comunitarismo, de Rainer Forst, chega as livrarias

Nesta obra, o filósofo e teórico político alemão apresenta uma análise crítica da controvérsia entre liberalismo e comunitarismo, formulando uma contribuição para clarificar conceitos fundamentais de uma teoria da justiça. Discípulo de Jürgen Habermas, Rainer Forst realiza ricas reflexões sobre o conceito de “justiça”. Publicado pela primeira vez na Alemanha, em 1994, o livro discorre sobre autores comunitaristas – como Michael J. Sandel, Alasdair MacIntyre, Charles Taylor e Michael Walzer – e liberais – como John Rawls, Ronald Dworkin e Joseph Raz. Surge daí uma abordagem original e sintética dessas duas perspectivas filosóficas, conduzida com destreza por Forst.

Dividida em cinco capítulos, a obra se desenvolve sobre quatro categorias: a constituição do eu, a neutralidade do direito, o ethos da democracia e a concepção da teoria moral universalista. O quinto capítulo é dedicado à teoria de “contextos da justiça” propriamente dita. Forst entende que, apenas a partir da consideração desses quatro conceitos, pode-se criar uma teoria do direito suficientemente ampla. Em meio a essas questões, o autor também discorre sobre termas candentes como a democracia discursiva e a crítica feminista do liberalismo, o multiculturalismo e a sociedade civil. Trata-se de uma obra provocativa, de grande interesse para filósofos, para estudiosos da teoria política, das questões do liberalismo e do comunitarismos e todos aqueles que se importam com os debates em torno da justiça social e política.

Sobre o autor
Rainer Forst, nascido em 1964, é filósofo alemão identificado com a nova geração de estudiosos associados à teoria crítica (Escola de Frankfurt). Professor de Teoria Política no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Johann Wolfgang Goethe, em Frankfurt, fez seu doutorado sob a supervisão de Jürgen Habermas, em 1993, e suas principais áreas de investigação são a teoria política, o pragmatismo, a tolerância e a justiça social. Publicou, entre outros livros, Toleranz. Philosophische Grundlagen und gesellschaftliche Praxis einer umstrittenen Tugend (2000), Toleranz im Konflikt. Geschichte, Gehalt und Gegegenwart eines umstrittenen Begriffs (2003) e Das Recht auf Rechtfertigung. Elemente einer konstruktivistischen Theorie der Gerechtigkeit (2007).

Ficha técnica
Título: Contextos da justiça
Subtítulo: filosofia política para além de liberalismo e comunitarismo
Autor: Rainer Forst
Tradução: Denilson Luís Werle
Orelha: Denilson Luís Werle
Páginas: 384
Preço: R$ 58,00
ISBN 978-85-7559-148-2
Editora: Boitempo

Leia aqui o prefácio da obra

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: