DEBATE

Francisco de Oliveira, Ricardo Antunes e Ruy Braga debatem o mundo do trabalho hoje em lançamento do livro Infoproletários

Infoproletários.inddA nova era no mundo do trabalho foi o tema de debate no lançamento da obra Infoproletários: degradação real do trabalho virtual, que aconteceu na sexta-feira, 13 de novembro. Organizado pelos sociálogos Ricardo Antunes e Ruy Braga, o livro reúne uma série de ensaios sobre distintos aspectos da rotina atual da classe trabalhadora, num cenário em que o uso de novas tecnologias convive com condições de trabalho características do século XIX, configurando uma nova era de ‘precarização estrutural do trabalho’, nas palavras de Ricardo Antunes.

Além dos organizadores, Fracisco de Oliveira, também sociólogo, falou sobre o tema, durante o debate na USP (Universidade de São Paulo).  Em Infoproletários, a classe trabalhadora é retratada em duas representações polarizadas. De um lado, aparecem os operadores de telemarketing. Globalizados em sua relação social, totalizados em sua subordinação, monitorados em cada um de seus movimentos, punidos em cada infração às regras, resumem e simbolizam os novos trabalhadores atrelados ao resplandecente, porém inatingível, mundo do consumo. Sua imaginação é totalmente circunscrita e dirigida pelo capitalismo.

Já em outro extremo estão os aristocratas do cibertrabalho, os programadores de software, gabando-se e desfrutando de sua autonomia enquanto se movem em espiral pelo espaço e pelo tempo. Eles não são menos prisioneiros da própria individualidade, intoxicados por seu ilusório empreendedorismo.

Confira alguns registros fotográficos do lançamento:

ampla

Lançamento de Infoproletários debate mundo do trabalho hoje

ricardo chico e ruy 2

Os sociólogos Ricardo Antunes, Francisco de Oliveira e Ruy Braga discutem as transformações na classe trabalhadora

sirley

Selma Venço e Sirlei Marcia de Oliveira, autoras de ensaios do livro, respondem dúvidas após debate

claudia e ricardo

Claudia Mazzei, também uma das autoras na obra, ao lado de Ricardo Antunes

chico

Francisco de Oliveira, um dos mais importantes sociólogos brasileiros, no debate

2 comentários em DEBATE

  1. Antônio Gonçalves // 23/11/2010 às 4:26 pm // Responder

    Parabéns pela Boitempo por esse debate. Mas nós que somos de outras regiões que não o eixo Rio – São Paulo ficamos ausentes de tais momentos fundamentais. Sugiro que a editora filme esses eventos e disponibilize em vídeo no blog. Esse será mais um serviço que a Boitempo prestará ao pensamento crítico brasileiro.
    Saudações!

    Curtir

    • boitempoeditorial // 23/11/2010 às 6:16 pm // Responder

      Obrigado pelo elogio e pela sugestão, Antônio. Estamos verificando a possibilidade de disponibilizar o conteúdo da palestra no blog.
      Atenciosamente,
      Rodrigo Gomes Lobo

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: