Boitempo anuncia o mais ambicioso projeto de István Mészáros

Filósofo húngaro prepara crítica radical do Estado em três volumes

meszaros-para-alem-do-leviata

É com imensa honra que a Boitempo anuncia a publicação do projeto da vida de István Mészáros. Sabe-se que, nos últimos quinze anos, o filósofo marxista tem se dedicado quase integralmente à escrita de um ambicioso tratado sobre o Estado. Porém, até agora, o título e a dimensão de tal empreitada eram do conhecimento apenas do autor e de sua editora brasileira.

Para além do Leviatã: crítica do Estado se dividirá em três volumes – que somarão cerca de mil páginas no total – e terá seu lançamento mundial no Brasil, pela Boitempo, com a publicação do volume I, O desafio histórico, no segundo semestre de 2017. O volume II, A dura realidade, está previsto para 2018, e o último, A alternativa necessária, para 2019, quando o autor virá ao Brasil para um ciclo de conferências sobre a obra.

Uma passada de olhos sobre o sumário da trilogia, antecipado por Mészáros, permite vislumbrar a monumentalidade da tarefa a que o livro se propõe: delinear as condições que devem ser cumpridas para viabilizar a ideia marxiana não da tomada, mas da própria dissolução ou “fenecimento” do Estado.

meszaros-em-seu-fazer-1

Mészáros em seu fazer: fotos de Ivana Jinkings, fundadora e diretora editorial da Boitempo, em visita ao filósofo húngaro, que trabalha no projeto de “Para além do Leviatã”

Para Mészáros, o Estado – a despeito da grande variedade de formas que assumiu na história, desde o assim chamado despotismo oriental e dos antigos impérios até o moderno Estado liberal – é fundamentalmente o Leviatã que impõe seu poder estruturalmente enraizado a toda a tomada de decisão social. Hoje, efetuar a crítica radical do Estado no espírito de Marx e potencializar as energias vitais de tomada de decisão usurpadas pelo Leviatã são desafios mais urgentes do que nunca, dado o perigo iminente de autodestruição da humanidade. Tendo em vista a disponibilidade de poderes de aniquilação global, “em contraste com os confrontos violentos do passado, incluindo as duas guerras mundiais do século XX, uma guerra global no futuro não pode mais contar com um vencedor no final. Só pode haver o próprio fim.”

Neste que será possivelmente seu livro mais político e radical, o pensador húngaro se propõe a passar a limpo, sob uma perspectiva crítica, o conjunto do arcabouço teórico das principais teorias do Estado. Em sua investigação – desde Platão, Aristóteles e Agostinho, passando por pensadores como Maquiavel, Hobbes, Paine e Owen, até Rousseau, Kant e Hegel, bem como, é claro, Marx, Lenin, Rosa Luxemburgo, Gramsci, Bloch, Lukács e tantos outros –, Mészáros busca conceber uma intervenção estratégica que identifique plenamente o Estado existente, com suas leis a serviço da perpetuação da desigualdade substantiva, como o alvo nevrálgico urgentemente necessário da mudança radical. Nas palavras do autor, “com certeza, jamais se enfrentou um desafio dessa espécie e magnitude em toda a história”. Em tempos de crise profunda, uma certeza meszariana: a humanidade deve atenção urgente e redobrada ao Estado Leviatã!

meszaros-projeto

Por trás do Leviatã: anotações e esquemas do filósofo húngaro para a escrita de Para além do Leviatãem fotos de Ivana Jinkings, fundadora e diretora editorial da Boitempo.

Mészáros na Boitempo

O título deste novo projeto de crítica do Estado de Mészáros ecoa propositalmente a outra grande obra-prima do filósofo húngaro, Para além do capital: rumo a uma teoria da transição, publicado em 2002 pela Boitempo. Com quinze títulos publicados, além de artigos na revista semestral da editora (a Margem Esquerda), temos a inestimável honra de ser hoje a maior editora de Mészáros no mundo.  Confira abaixo a lista de outros livros dele disponíveis em nosso catálogo:

“O que a Boitempo realizou ao longo dos anos é admirável em todos os sentidos. De todas as casas editoriais que publicaram meus livros no mundo, as edições que mais valorizo são as suas: não apenas pela beleza das publicações, mas, acima de tudo, por sua habilidade em alcançar públicos leitores relevantes.” – István Mészáros

meszaros na boitempo (boletim)

István Mészáros na sede da Boitempo em São Paulo no ano de 2009.

17 comentários em Boitempo anuncia o mais ambicioso projeto de István Mészáros

  1. Rafael Lima // 18/11/2016 às 8:04 pm // Responder

    Parabéns à Boitempo. É de emocionar a possibilidade de encontrar o Mészaros no Brasil. A Boitempo pode disponibilizar a agenda internacional dele?

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fernando Dias Campos Neto // 18/11/2016 às 8:29 pm // Responder

    Depois que eu assisti, em 2002 creio, a entrrevista de Mészáros no “Roda Viva”, passei a lê-lo constantemente. É muita auspiciosa a publicação anunciada e a presença do grande aluno de Lukács entre nós. Ele é a expressão viva do marxismo atualizado com a maior fidelidade ! É com carinho que acolho a notícia. Um abraço apertado para todos, que , como ele, ainda encontram em Marx e nos marxistas a esperança a mais humanista para o futuro dos 7 bilhões de almas no planeta.

    Curtido por 1 pessoa

  3. LUIZ FERNANDO NUNES RODRIGUES // 18/11/2016 às 10:11 pm // Responder

    Esperando para comprar.

    A respeito de grandes obras da humanidade como O Príncipe, O Contrato Social, O Capital, A Rebelião das Massas, talvez este livro de Mézaros seja mais um grande clássico da sabedoria de nossos tempos.

    Curtir

  4. Vasco aguzzoli // 18/11/2016 às 11:51 pm // Responder

    Maravilha vem em momento oportuno.

    Curtir

  5. José Luciano de Almeida - // 22/11/2016 às 7:32 pm // Responder

    Parabéns pelas publicações, Certeza da leitura desse projeto intelectual de Mészaros.

    Curtir

  6. Antonio Ferreira // 23/11/2016 às 6:24 pm // Responder

    Que seja lançado o mais rápido possível, e que não demore tanto tempo para a obra ser lançada na íntegra.

    Curtir

  7. vicente doria // 24/11/2016 às 7:21 pm // Responder

    parabens a BOITEMPO em trazer-nos cultura ao nosso povo tao carente, espero que o texto nao seja hermetico com seu filosofêz, e sim em estilo claro , preciso e fluente, ja que trata de assunto importante para os trabalhadores.

    Curtir

  8. Joao Luiz Pereira Tavares // 21/12/2016 às 7:00 pm // Responder

    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
    A Semiótica do Coração Valente
    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    Bom, mas sinal, sinal mesmo — signo poderoso de sedução ao consumo –, tão icônico como indicial (a secundidade de Pierce) foi o clichê muito bem montado por brilhante João Santana de cujo slogan significante é «CORAÇÃO VALENTE» — um produto a ser consumido e comprado pelas vísceras e não pela razão e raciocínio [Santana, esse que entende muito bem de Semiótica! Mas mesmo assim foi e está preso pelo inteligente Moro — que é obrigado a dominar de maneira fabulosa, igualmente, a Semiótica!].

    Curtir

  9. LUIZ ORLEANS FEITOZA DOS SANTOS // 27/03/2017 às 2:11 am // Responder

    Leio e discuto a obra de István Mészáros desde 2005. Éramos desdenhados por setores da esquerda por “ousar” apresentar alternativas ao socialiberalismo do período lulista. Vida que segue, o autor é festejado por todos. Isso é bom. Não morrerei sozinho…

    Curtir

  10. Li hoje em um site que István Mészarós faleceu ontem (01/10/17). Procurei maiores informações na internet e não encontrei nada além de uma única notícia. Desde já digo que é uma perda enorme para o pensamento crítico. Para mim, em particular, é com pesar que soube da sua morte, pois tenho a obra de Mészáros como uma referência, seus conceitos me ajudam a pensar a realidade atual. Foi autor basilar na minha dissertação de mestrado e em outros projetos de pesquisa que desenvolvi.
    Com a morte de Mészarós, como ficará a publicação de Para Além do Leviatã pela Boitempo?

    Curtir

  11. desconstrucaodamentedebil // 03/06/2018 às 9:23 pm // Responder

    Depois da morte do Mészáros, a Boitempo ainda publicará esses livros? Já publicou alguma parte? Quero saber como ficará esta questão.
    Espero a resposta, abraços.

    Curtir

  12. Caio Fortes de Alcântara Santos // 19/07/2018 às 11:02 am // Responder

    Previsão pro lançamento do livro?

    Curtir

  13. Maicon Lopes Ferreira // 18/08/2018 às 1:26 pm // Responder

    Uma reflexão crítica importante sobre Istvan Meszaros:
    https://teoriaerevolucao.pstu.org.br/istvan-meszaros-e-o-socialismo-em-um-so-pais/

    Curtir

  14. como ficou a situação após o falecimento do bom velhinho?

    Curtir

  15. Américo Moraes // 11/03/2019 às 9:48 pm // Responder

    E aí minha gente, quando é mesmo que esta obra será lançada? Já era pra sair o terceiro volume neste ano, mas até agora nenhum volume publicado…o que aconteceu?

    Curtir

Deixe um comentário