Boitempo indica: setembro de 2011

O planeta Melancholia ameaça se chocar com a Terra em cena do filme de Lars Von Trier. Imagem: Divulgação.
Na semana da aprovação do Projeto de Lei de criação da Comissão Nacional da Verdade, discurso de Dilma Rousseff na ONU e no mês do aniversário de dez anos do atentado de 11 de setembro (e do século XXI), reunimos uma série de sugestões de leituras.
Na quarta-feira 21 de setembro, foi aprovado o Projeto de Lei que cria a Comissão Nacional da Verdade, leia as divergências de opinião entre Emir Sader, em seu Blog, Vladimir Safatle, na Folha de S.Paulo, e Edson Teles, no Carta Maior (o filósofo também publicou texto sobre o assunto aqui mesmo, no Blog da Boitempo).
Também no dia 21 de setembro, Dilma Rousseff, presidenta do Brasil, foi a primeira mulher a realizar o discurso de abertura de uma Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas. Veja o discurso na íntegra clicando aqui. Sobre a presidenta, recomendamos a leitura do artigo de Maria Rita Kehl e a entrevista exclusiva realizada pela CartaCapital.
Setembro marcou o aniversário da década dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, assim como o fim da primeira década do século XXI. O Carta Maior publicou uma série de artigos sobre o período e a situação global contemporânea. Recomendamos os textos de Christian Dunker, Ênio Squeff e Emir Sader. No cenário global contemporâneo, vale atentar à cobertura de Baby Siqueira Abrão das mobilizações na Palestina.
Recomendamos também a leitura de duas crônicas de nossos autores: Flânerie bipolar, crítica de Maria Rita Kehl ao filme Melancolia (Lars Von Trier, 2011) e A outra morte de Trotsky, por Urariano Mota.
Por fim, o grupo Amigos Materialistas da Dialética Žižekiana acaba de anunciar a publicação de uma revista virtual voltada ao diálogo e estudo da obra de Slavoj Žižek. Para a primeira edição, estão convocando a todos para enviar colaborações ao coletivo. Seguem mais informações:
O foco de nossa revista virtual é o tema “Žižek?” em seus diversos aspectos, estudos que debatam temas relevantes sobre o pensador esloveno ou sobre áreas de análise semelhante – mesmo sem o debate direto com o pensador -, ensaios sobre suas contribuições teóricas, sua entrada no Brasil e em outros locais, estudos biográficos, resenhas e análise de filmes, etc. Em suma, é bem vindo qualquer contribuição que se relacione com o trabalho de Zizek, seja sobre seus conteúdos diversos ou sobre sua forma baseada na crítica a cultura popular, sua validade militante. Os Amigos não têm qualquer predisposição para interpretações específicas de Zizek ou dos pensadores que ele interpreta. Desde já, os interessados em contribuir na reflexão destes temas, podem enviar-nos artigos, ensaios, entrevistas e resenhas de livros, bem como propostas de traduções a serem publicados. De qualquer forma, todos os materiais não aceitos receberam eventualmente um parecer dos Amigos.
Critérios básicos para as colaborações
Enviar para fernandomarcelinopereira@gmail.com:
1. Ensaios e artigos (5 a 20 páginas), resenhas (6 a 8 páginas) e críticas de filme (5 a 8 páginas); Espaçamento 1,5; Fonte Times New Roman, tamanho 12; Margens 2,0 x 2,0 x 2,0 x 2,0; Solicitamos o envio de informações básicas sobre os autores (área de graduação ou pós-graduação, instituição a qual está vinculado, grupo de estudos, movimento ou entidade da qual participa etc.); Devem vir acompanhados de resumo (no máximo 15 linhas) e palavras-chave (no máximo 4); Solicitamos que nos enviem os textos em formato WORD para facilitar nosso trabalho de diagramação.
Descubra mais sobre Blog da Boitempo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Qual a data máxima para envio destes trabalhos?
abraços
CurtirCurtir
Os “Amigos Materialistas da Dialética Žižekiana” esqueceram de indicar o endereço eletrónico da revista….
CurtirCurtir